Caro leitor, imagine um urso preso, pra sempre, num espaço que mal caberia um ser humano, agora imagine, que pra piorar, esta gaiola não recebe os necessários cuidados higiênicos. Esta é a situação em que vivem muitos ursos asiáticos mantidos em cárcere, pasmem!!! Para a cruel e dolorosa retirada de sua bílis, com a qual se produz um medicamento popular no Oriente. Trata-se de um procedimento cruel e desnecessário, pois existem várias alternativas sintéticas ou fitoterápicas disponíveis no mercado. Revoltante!!!
Mas vamos ao nosso assunto, afinal esta desumanidade não é parte nem do tempo, nem do ciclo de vida dos ursos.
Tempo de Vida do Urso e Ciclo de Vida de Cada Espécie
Urso Polar (Ursus maritimus)
O casalzinho a partir dos quatro anos de idade, no caso das fêmeas e a partir dos cinco anos no caso dos machos, começam a namorar durante a estação das flores. Depois de fertilizadas as fêmeas geram seus filhotes durante 30 semanas, em média, de acordo com as condições ambientais. A gestação costuma produzir no máximo três filhotes de mais ou menos 600 gr. cegos, banguelos, pelados e friorentos, por isso a fêmea cava uma toca para mante-los protegidos e aquecidos.
O índice de mortalidade dos jovens ursos polares é de 30%, ao passo que de adultos é de 16%. Após nascerem e até seu quarto mês vão continuar dependentes dos cuidados de sua mãe, que vai permanecer em jejum todo este período, protegendo e alimentando sua prole. Daí até seu segundo aniversário o pequeno urso se manterá sob a proteção da mãe, aprendendo a caçar, se limpar e sobreviver. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 30 anos.
Urso Pardo (Ursus arctos)
Os jovens desta espécie também atingem a maturidade sexual entre os três e seis anos. O macho se aproxima de uma fêmea receptiva, denunciada pelo estro e acasalam diversas vezes trocando de parceiros. Durante a cópula, o báculo (osso interno do pênis dos ursos) estimula a fêmea a ovular continuamente, garantindo a fecundação.
Dependendo da espécie a gestação varia de 90 a 266 dias, pois as fêmeas, num processo chamado implantação tardia, suspende o desenvolvimento do feto, enquanto acumula energias e reativam a gravidez quando finalmente se estabelecem num local seguro e protegido onde possa hibernar.
Produzem entre um e quatro filhotes, que nascem com menos de 1 kg., de olhos e ouvidos fechados e sem pelos. Permanecem em tocas ou outros esconderijos naturais e utilizam as reservas energéticas da mãe, para a produção de leite. São desmamados entre o terceiro e o nono mês e até completar dois anos permanecem sob os cuidados da mãe, aprendendo noções de caça e sobrevivência. Na fase adulta adotam hábitos solitários, se encontrando com adultos apenas para se acasalar. Sua expectativa de vida em estado selvagem é de 34 anos, segundo algumas fontes.
Urso de Óculos (Tremarctos ornatus)
São raras as fontes de informação sobre o comportamento deste urso em estado selvagem. É um animal de hábitos completamente adaptados a vida nas florestas, que em todo o mundo estão sendo derrubadas. Em cativeiro observou-se que o período mais frequente de acasalamento coincide com a época de amadurecimento das frutas e estação das chuvas, entre abril e junho, embora possa acontecer em qualquer época do ano.
Os filhotes são gerados por seis a sete meses, produzindo em geral, três crias pesando umas 300 gr., que permanecem sendo amamentados até o terceiro mês. A partir desta idade, iniciam a digestão de alimentos sólidos, gradativamente até o sexto mês, quando passam a acompanhar a mãe em suas incursões. Sua expectativa de vida gira em torno dos 30 anos.
Urso Panda (Ailuropoda melanoleuca)
O comportamento do urso panda em relação ao acasalamento é bem curiosa. Em cativeiro é quase impossível e na natureza é bem raro. Pra começar, o urso panda torna-se maduro sexualmente, somente após os seis anos de idade. O ciclo estral das fêmeas dura menos de três dias, e os machos são “desanimadão”. Então, caro leitor, junte um passado de caça indiscriminada, a destruição das florestas e essa baixíssima taxa de natalidade, resultado esse ursinho encantador está praticamente extinto segundo critérios zoológicos.
Como observado em zoológicos e centros de pesquisa e preservação, que lutam pela conservação da espécie, os bichinhos nascem iguais a um ratinho de 200 gr., após uma longa gestação de sete a nove meses, que costuma gerar apenas um filhote. Caso sobreviva vai acasalar aos seis anos, se fecundar a fêmea no seu curto período, se marcar bobeira vai esperar mais um ano e por ai vai…tá ruim pro panda! Expectativa de vida de 20 anos em estado natural.
Urso Negro Americano (Ursus americanus)
O urso negro americano compartilha das mesmas características do urso pardo, como veremos: Maturidade sexual entre 3 a 6 anos; Gestação de 7 meses (implantação tardia para que os filhotes nasçam no outono); Ninhada um ou dois filhotes, totalmente fragilizados; amamentação de oito meses, seguida de treinamentos até os dois anos; independência e solidão até o período de acasalamento. Expectativa de vida além dos trinta anos.
Urso Negro Asiático (Ursus thibetanus)
Sua situação, é semelhante a do urso de óculos, quanto a escassez de informações, de sua vida na natureza. Compartilham do padrão promíscuo dos ursos pardos, entretanto a prioridade de acasalamento obedece a uma hierarquia, primeiro os mais velhos e vigorosos, os jovens raramente conseguem acasalar-se. O calendário e as características que compreende seu ciclo de vida do seu período embrionário até a fase adulta é semelhante a do urso pardo.
Urso Malaio (Helarctos malayanus)
Atingem a maturidade sexual entre 3 e 4 anos. Sua gestação é de 96 dias, e tem uma cria por ano de 400 gr. de peso, totalmente vulnerável e dependente até completar 18 meses.Sua expectativa de vida é de quase 30 anos.
Urso Beiçudo (Melursus ursinus)
Tudo que se sabe sobre o urso beiçudo, é resultado de observações, feitas em cativeiro. Sabe-se que sua maturidade sexual, dá-se após os três anos de idade. O período de gestação dura entre 174 e 240 dias, gerando um a dois filhotes, que nascem de olhos fechados, sem pelos e desamparados, com cerca de 300 gr. que vão depender da mãe, até tornarem-se adultos. Sua expectativa de vida, também, é de 30 anos
Caso deseje mais informações sobre os ursos, ou compartilhar conosco mais conteúdo sobre este tema, utilize o espaço reservado a comentários.
by Ayamit@mi