Os cachorros costumam marcar muito a vida das pessoas e, por mais que ninguém compre um cão pensando nisso, chegará em um momento em que o seu cachorrinho de estimação morrerá.
Nesse caso, é importante saber lidar com a situação de forma madura, mesmo que a dor seja grande e você tenha dificuldade em aceitar a partida do animal. Contudo, uma forma de adiar isso é fazer com que o seu animal de estimação tenha um tempo de vida maior. Para tal, a única forma eficaz é comprar ou adotar um animal que viva por muito tempo. Há muitos exemplares que podem cumprir essa expectativa, e entre eles está o dachshund. O animal é chamado também de salsicha no Brasil, já que possui o corpo alongado e semelhante ao de uma salsicha.
O dachshund, assim, pode viver por mais tempo do que outras raças, o que é muito bom quando se imagina que os donos poderão passar mais tempo ao lado dos seus cachorrinhos. Veja abaixo, portanto, como o dachshund pode ter um tempo de vida muito amplo, sobretudo quando comparado a outras raças semelhantes. Vale lembrar que o animal aqui referido é o dachshund puro, em sua versão sem misturas com outras raças.
Tempo de Vida do Dachshund
O dachshund é um animal muito inteligente e que pode se adaptar muito bem ao convívio com uma família. Dessa maneira, criar laços de amor com o animal é uma coisa muito comum, já que o cão estimula uma boa relação com o dono. Assim, o tempo de vida do dachshund pode ser muito bem aproveitado pelas pessoas ao redor, sendo que esse animal pode chegar aos 16 anos de vida em alguns casos.
Contudo, o que chama a atenção não é o tempo máximo de vida do dachshund, que já está acima de outras raças quando se trata desse quesito. O grande diferencial do dachshund, todavia, é o tempo mínimo de vida do animal. Isso porque, caso não sofra acidentes, o dachshund apenas deverá morrer de causas naturais a partir dos 12 anos de vida, quando o animal já estará mais debilitado fisicamente e, assim, mais suscetível às doenças.
Vale lembrar que, para muitas raças de cachorro, 12 anos de vida é o tempo máximo que o animal consegue passar na Terra. Assim, há um claro destaque do dachshund nesse sentido, sendo um animal desejado também por isso.
Personalidade do Dachshund
O dachshund é um animal muito apegado ao convívio com as pessoas, possuindo um modo de vida que estimula a criação de laços amorosos e faz com que o animal seja muito bem aceito pela família. Porém, o dachshund também pode ser muito agressivo com visitantes, seja com animais ou pessoas.
Assim, o dachshund cuida muito bem do seu território e não aceita tão bem quando um outro animal chega a esse território. Portanto, evite levar outros cachorros para a sua casa, ainda que não esteja com a intenção de adotá-los.
Outro ponto importante é que o dachshund pode ser muito independente em alguns momentos da vida, passando por fases em que não dará tanta atenção às pessoas. Nesse caso, você deve respeitar o momento do cachorro e, dessa forma, aceitar o fato de que ele não está tão interessado em carinho ou demonstrações de amor naquele momento.
Porém, nem sempre o dachshund estará desse jeito e, quando o animal não estiver tão independente assim, será o momento ideal para você oferecer um pouco de carinho e calor humano à mascote. O dachshund ainda é agitado, mas isso depende do exemplar do animal e, ademais, muitas vezes os exemplares de dachshund mais agitados são aqueles misturados.
Características do Dachshund
O dachshund é um animal muito característico, que pode ser visto ao longe. Dessa forma, o seu corpo é sem igual. Ou melhor, até há raças parecidas, como a do bassê, mas a grande verdade é que o dachshund possui detalhes únicos que o fazem especial. Em termos de peso, o dachshund pode pesar de 6 a 9 quilos, com um tórax forte, que pode chegar a ter um perímetro de 30 centímetros.
Pela forma esticada do corpo, o tórax do animal acaba por ser mais desenvolvido, tendo mais força do que em outros animais. Além disso, o dachshund pode viver de 12 a 16 anos, como explicado, mas o animal passa por muitas fases dentro desse período inteiro de vida. Isso porque o dachshund pode oscilar bastante em relação à sua relação com as pessoas, tendo mais independência em alguns momentos e exigindo mais carinho em outros.
De origem alemã, o dachshund se adaptou muito bem ao Brasil, ao ponto de já ser quase uma raça tipicamente nacional. Na realidade, há derivações do dachshund, com misturas junto a outras raças, que são brasileiras. Porém, as diferenças das raças misturadas para o dachshund são muito grandes, já que as características vão sendo alteradas com o tempo.
Origem do Dachshund
A origem dos cachorros é sempre algo bastante interessante, pois mostra muito bem como o animal chegou àquele momento da sua vida. Original da Alemanha, o dachshund é muito específico, com detalhes únicos. As primeiras evidências do dachshund no mundo, assim, são do século XVI, quando o animal ainda estava muito mais restrito ao território que hoje é a Alemanha.
Corajoso, o dachshund teria sido concebido para a caça de animais pequeninos, pois o seu porte físico fazia com que o animal pudesse resistir ao longo tempo de caça ao mesmo tempo em que conseguia entrar em espaços pequenos em busca das presas. A teoria faz bastante sentido, mas ainda necessita de comprovação, já que há muitas histórias de origem divergentes em relação ao dachshund.
Coelhos e javalis, por exemplo, seriam alguns desses animais que o dachshund poderia atacar, em uma época em que os cachorros possuíam uma relação muito maior com a agressividade da selva. Atualmente, por exemplo, já é impossível imaginar o dachshund correndo atrás de um coelho pela floresta, por exemplo, já que esse animal já foi totalmente domesticado e possui poucos detalhes dos tempos em que ainda era selvagem e agressivo.
Meu salsicha faleceu há poucos dias com 16 anos, foi muito amado e cuidado… faria qualquer coisa para prolongar seu tempo comigo… Não sabia de sua expectativa de vida, gostaria q o tempo com meu Juninho fosse eterno… 🙁