O Buldogue é uma raça de cachorro leal, carinhoso e corajoso. Além disso, é sua natureza dócil que os torna tão populares e também os torna ótimos animais de estimação da família. Outra característica que torna o Buldogue um cão tão procurado é a sua adaptabilidade. Por esses motivos, os Buldogues podem morar em residências pequenas e grandes. Assim como qualquer outra raça, o tempo de vida do Buldogue é variável. Vários estudos analisam sua longevidade.
Por Que o Tempo de Vida do Buldogue é Tão Curto?
Com base nos estudos, a vida útil do Buldogue é cerca de 30% menor que a média entre a maioria das outras raças. Existem muitos fatores que podem afetar a vida útil de um animal. Isso inclui: seu ambiente, suas dietas diárias e suas rotinas de exercícios. Curiosamente, o tamanho de um cão geralmente contribui para sua vida útil. Cães pequenos geralmente vivem mais que cães maiores. O Buldogue cai na faixa de cães de tamanho médio e, portanto, tem uma vida útil média. A maioria dos problemas que afetam a vida útil do buldogue tem a ver com genética e saúde.
No entanto, alguns defensores do Buldogue opõem-se a mudar a forma geral e os genes de um Buldogue. Eles estão preocupados com o fato de a raça deixar de ser Buldogue, sem seus rostos esmagados e seus corpos tão curtos e fortes.
A popularidade generalizada do buldogue também provou ser cara para esses cães doces, pacientes e de boa índole. Mais Buldogues estão sendo criados de maneira antiética à medida que a demanda aumenta.
Doenças Cardíacas
Doenças cardíacas podem se desenvolver em Buldogues mais jovens e mais velhos. Mas, se for detectado precocemente, geralmente pode ser administrado com medicamentos. A detecção precoce ajudará a garantir que seu cão viva muito mais anos. Tanto o atendimento odontológico regular quanto o controle de peso ajudam bastante na prevenção de doenças cardíacas. Alguns sinais de doenças cardíacas incluem perda de apetite, falta de interesse em exercícios, dificuldades respiratórias e tosse.
Doenças Renais
Cães da raça buldogue têm um risco maior de desenvolver doenças na bexiga ou pedras nos rins. Esta condição é mais comum em cadelas. Pode ser doloroso e se transformar em uma condição grave, com risco de vida, se uma pedra causar uma obstrução completa. Nesse caso, a bexiga pode se romper. Pode-se tratar pedras com uma dieta, intervenção não cirúrgica ou cirúrgica. Uma dieta preventiva é recomendada se eles tiveram pedras no passado.
Se o seu cão tiver sangue na urina, dificuldade em urinar ou incapacidade de urinar, procure intervenção médica imediatamente. O teste regular de urina é recomendado como uma medida proativa.
Doenças Respiratórias
A raça buldogue sofre de braquicefalia. Com seus focinhos curtos e faces planas, os Buldogues têm tecido extra em suas passagens aéreas. Eles têm a mesma quantidade de tecido que os outros cães, mas devido às suas faces curtas e esmagadas, não há para onde ir o excesso de tecido. Isso causa dificuldades respiratórias e outros problemas respiratórios e digestivos. Os cães buldogues tendem a flatulência, com a entrada de ar extra, são propensos a insolação e podem desenvolver pneumonia a partir de alimentos inalados nos pulmões.
Dificuldades na Reprodução
Outro resultado da estranha biologia do buldogue é a dificuldade de conceber. Os machos têm dificuldade em cobrir as fêmeas; portanto, para evitar estresse físico desnecessário, os criadores optam por inseminação artificial. O processo de nascimento também é um pouco difícil, graças às cabeças grandes e aos pequenos canais de nascimento da raça. Como o nascimento natural pode causar ferimentos ou morte, a maioria dos buldogues nascem através da cesariana.
Características do Buldogue
A cabeça do cão é grande e esférica, e o focinho é extremamente curto, dando ao rosto uma aparência achatada. Os olhos do cão buldogue são escuros e ficam baixos e largos na testa no plano frontal. O nariz é preto e ligeiramente arrebitado. As mandíbulas (ou “costeletas”) são maciças, amplas e rasas. A mandíbula inferior se projeta na frente da mandíbula superior para mal expor os incisivos inferiores, produzindo um sorriso cômico. Os lábios são carnudos e pendentes. As bochechas são bem arredondadas e se projetam para os lados. As orelhas são finas, pequenas e angulares para a frente, como abas que emolduram a testa.
O pescoço do cão buldogue é curto e grosso; os ombros são enormes, musculosos e largos. O tórax é profundo e cheio, e as costas estão em cano e ligeiramente arqueadas. Seus quadris arredondados se projetam um pouco acima do nível das costas. A cauda atarracada é grossa e reta ou parafusada. Suas pernas curtas e atarracadas têm ótima definição muscular. Eles são abertos e levemente curvados nos cotovelos e jarretes, para formar uma postura robusta em toda a base.
O cão buldogue tem cerca de 40 cm de altura. A fêmea pesa cerca de 23 quilos e o macho pesa 24 quilos. A pele do buldogue está solta e pendente, com rugas pesadas e dobras grossas no rosto e uma barbela pendurada na garganta. A pelagem é curta e de textura fina. Os vários padrões de cores são tigrado, malhado e branco sólido, vermelho, castanho ou pousio.
Personalidade do Buldogue
O cão buldogue tem uma disposição doce e gentil. Confiável e previsível, o cão buldogue é um animal de estimação maravilhoso e amoroso para a maioria das crianças. No entanto, eles mantiveram a coragem que originalmente lhes foi criada para a isca de touros, e por isso são excelentes cães de guarda. Embora eles geralmente se deem bem com outros animais de estimação da família, os cães buldogues podem ser agressivos com cães desconhecidos.
Origem e História do Buldogue
A isca para touros era um esporte comum no Reino Unido, de 1206 até seu banimento inevitável em 1835. Os cães buldogues, criados especialmente para o encontro violento, se arrastavam no chão e tentavam morder os touros (ou ursos, ou nariz de cavalo). Esses cães tenazes muitas vezes eram jogados no ar pelo touro. Não surpreende que muitos animais (e humanos) tenham sofrido ferimentos graves e morte durante o curso desse “esporte”.
Curiosidades Sobre o Buldogue
A Inglaterra ama o cão buldogue; eles são até considerados a raça nacional. De fato, na propaganda da Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra era frequentemente retratada como um cão buldogue de aparência dura (a Alemanha, enquanto isso, era um dachshund, e os Estados Unidos eram representados por um pitbull americano). Winston Churchill era frequentemente chamado de ” buldogue Britânico” graças ao seu comportamento (e possivelmente também à sua aparência). Apesar do apelido, Churchill possuía dois poodles .