O border collie é um cão de médio porte. Ele possui um pelo longo, muito denso e que pode ser encontrado nas cores: dourado, preto, avermelhado, cinza e azulado, com detalhes na cor branca. Com uma cabeça mais estreita, o cão tem uma aparência muito forte e elegante. Acompanhe nosso artigo e conheça um pouco mais sobre essa raça.
Características do Border Collie
Essa raça de cão pode chegar a medir mais cinquenta centímetros e pesar vinte quilos. Com um temperamento muito feliz e alerta, o border collie é um cão que adora uma brincadeira e pode ser excelente para realizar atividades de pastoreio. Se você procura um cão amigo e sem nenhuma característica agressiva, ele pode ser uma boa escolha.
O border collie pode conviver de forma pacífica com outros animais e crianças, mas precisam de muita atenção dos seus tutores. Portanto, se você não dispõe de muito tempo livre para dedicar ao cão, não aconselhamos que escolha essa raça, pois ele pode ficar agressivo quando passa muito tempo sozinho.
Costumam reagir bem com estranhos, mas precisam de uma socialização mais intensa. Outra característica bem marcante desse cão é que ele não gosta de barulhos altos e movimentos mais rápidos. Portanto, evite assustá-lo com alguma brincadeira mais inesperada e tome cuidado com crianças pequenas.
Quantos Anos Vive o Border Collie?
O border collie pode viver entre doze e quinze anos. São cães que obedecem ao adestramento com muita facilidade, mas pode reagir um pouco mal com a presença de alguns animais (gato ou hamster) convivendo no mesmo espaço em que eles.
Não possuem restrição de temperatura e podem viver tranquilamente em climas mais quentes ou frios. Pela facilidade de adaptação ele pode ser uma excelente opção para pessoas que irão criar cachorro pela primeira vez. Lembrando que o border collie não gosta de solidão, precisando de atenção e cuidados redobrados nesse aspecto.
Origem da raça
Inicialmente foi criado com a intenção de ser utilizado como pastor de rebanho na Inglaterra. Por anos, receberam diversos nomes como: Cães Pastores Galeses, Cães Pastores do Norte e Collies das Montanhas. Mas foi ainda no século XIX que ele foi apresentado pela primeira vez em eventos de competição, quando surpreendeu os avaliadores pelas suas habilidosas características de pastoreio. Durante as apresentações, os cães atendiam prontamente os comandos e conduziam perfeitamente os rebanhos.
Foi somente no início do século XX que a raça foi oficialmente reconhecida ,e só mais adiante, foi tratada como uma raça de exposição. Os olhos desse cão são azuis e passam um semblante muito meigo e confiável. São animais extremamente ágeis, ativos e trabalhadores.
Cuidados Com o Seu Cão
Alguns cuidados são essenciais para a manutenção da saúde do border collie. Conheça alguns deles:
- A pelagem dessa raça deve ser escovada todos os dias. Mantenha um cuidado especial na época em que o cão está trocando de pelo, evitando que se formem nós. Fique atento para o tamanho das unhas e apare regularmente.
- O border collie é um cão muito ativo e que não se conforma somente com passeios e corridas. Experimente jogar objetos para que eles possam pegar. Quanto mais atividade física, melhor!
- Você sabia que o border collie é uma raça muito trabalhadora e adora realizar atividades dentro de casa. Ensine eles a pegarem o jornal ou acordarem alguns membros da casa, assim, ficarão sempre se divertindo e exercitando suas habilidades. Eles necessitam de três horas diárias de atividades.
- Outro ponto importante é com relação ao tamanho do espaço dedicado para o cachorro. Eles precisam se exercitar com muita intensidade e podem não se adaptar muito bem em espaços pequenos.
- Ao visitar parques e demais locais ao ar livre procure colocar a coleira no seu cão para evitar confronto com outros animais.
Saúde do Border Collie
A alimentação do border collie é outro ponto que deve ser observado. A quantidade de ração dada ao cachorro deve variar de acordo com o idade e peso do animal. Observe atentamente as embalagens para saber qual a melhor opção para o seu amigo.
Os cães dessa raça podem ser considerados filhotes até um ano de idade. A partir dessa idade, você pode oferece cerca de 200 gramas de ração por dia. Lembre-se de adquirir as melhore marcas (Super Premium e Premium), já que a qualidade da ração pode ser determinante para o crescimento do pet.
Outro cuidado imprescindível para o border collie é oferecer espaços amplos para o seu desenvolvimento. Apartamentos pequenos podem ser um problema para essa raça, já que os cães necessitam de muito espaço para os exercícios cotidianos. Além disso, o border collie é um cão um pouco “ carente” e necessita de companhia na maior parte do tempo. Assim, se você costuma ficar muito tempo fora de casa, essa raça não será a melhor escolha, ok?
De forma geral não são cães que apresentam muitas doenças. Ao sinal de desconforto ou dor, corra para uma consulta com um médico veterinário. Quando mais idosos podem apresentar displasia de quadril, problemas na retina (que pode chegar a deixar o cão parcialmente ou totalmente cego), além de problemas na articulações. Uma alimentação saudável e visitas frequentes ao veterinário podem ser a solução para evitar alguns desses problemas.
Alguns estudo dizem que o Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo. Para aquele tutores de primeira viagem essa raça é uma excelente opção, já que é muito tranquila, brincalhona e não exige cuidados excessivos. Entretanto, não esqueça que as atividades físicas precisam ser parte do dia a dia desses cães, ok? Assim, esse não é um cachorro indicado para idosos, pois exige um nível alto de passeio e gasto de energia.
Encerramos por aqui e esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre o Border Collie. Fique à vontade para nos deixar um comentário, sugestão ou dúvida logo abaixo. Não deixe de acompanhar nossas atualizações sobre os mais diversos conteúdos falando sobre plantas, natureza e animais. Até mais e seja sempre bem-vindo!