Hoje vamos falar sobre as onças pretas, animais de coloração preta e se podemos encontrar essa onça no Brasil.
Melanismo em Felinos
Para iniciar esse assunto vamos falar um pouco sobre a variação de cores que ocorre em animais da família Felidae, nesse caso o que ocorre é uma enorme quantidade de pigmento de melanina que lhes dá a cor preta. Dentro dessa família esse fenômeno pode ocorrer no gato doméstico, também podem ocorrer no leopardo conhecido como pantera negra, pode ocorrer na onça pintada chamada onça preta, na jaguarundi e em cerca de 11 outras espécies de animais selvagens.
Estudiosos sobre o assunto vem pesquisando sobre o melanismo que acomete felinos, descobriram que isso ocorre por conta de 4 tipos de mutações genéticas diferentes que acontecem de forma independente entre eles em diversas linhagens da mesma família. A mutação também foi apontada como uma espécie de camuflagem, uma espécie de termorregulação, proteção contra parasitas. Outras pesquisas baseadas na evolução apontaram que o melanismo pode também estar associado a uma espécie de comunicação visual entre animais da mesma espécie em situações de baixa luminosidade.
Diferença entre Melanismo e Pseudo Melanismo
Um exemplo de animal com pseudo melanismo é o Tigre de Bengala Branco. Nesse caso, suas características são possuir listras mais largas que o normal. Já no caso de animais com melanismo eles possuem uma quantidade muito grande de pigmentação preta em sua pele, gerado por mutação genética e recobrem o corpo todo do animal. Enquanto no pseudo melanismo somente uma parte do corpo concentra manchas ou listras grandes e mais escuras.
Tem Onça Preta no Brasil?
A resposta para a pergunta acima é sim! Existe onça preta no Brasil. Embora essa variação da onça pintada seja rara, eles são encontrados na América do Sul, podendo ser vista em diversos estados no nosso país e também na Venezuela, no Paraguai, no Peru, na Guiana e no Equador. Algumas pessoas acreditam que ela também existe na América Central e no México, mas essa informação até hoje não foi confirmada.
Esses animais possuem alguns desenhos semelhantes a rosetas que aparecem em sua pelagem de coloração escura, podem ser chamadas de manchas fantasmas. A onça preta, também chamada de jaguar preto é uma onça pintada com melanismo. Antigamente muitas pessoas acreditavam que esses animais eram de espécies diferentes, mas hoje já sabemos que a onça pintada e a onça preta pertencem a mesma espécie chamada de Panthera Onca. Se olhar com atenção para o animal, vai conseguir perceber as rosetas e as pintas que são da onça pintada sobressaindo na pelagem negra do animal.
Pantera Negra ou Leopardo Negro
Conhecido cientificamente como Panthera pardus esse animal é uma variação de melanismo do Leopardo. Da mesma forma que na onça preta, as pintas e rosetas do corpo do leopardo também aparecem no fundo preto do leopardo negro.
Esse é um animal bem raro de ser encontrado na natureza, mais incomum ainda na África e maior parte da Ásia. Já nas selvas localizadas no sudeste asiático, esse animal é mais comum, e com grande população na Malásia. Um das explicações para que nessa região um número maior de pantera negra possa ser encontrado é pela necessidade de melhor camuflagem na selva escura, outra justificativa seria a resistência a algumas doenças comum na região, visto que o melanismo pode ser associado a proteção contra entrada de alguns vírus.
Diferente do caso das onças pretas, essa característica nos leopardos é causado pelo fato de em pares conseguirem expressar seus fenótipos. No final das contas isso quer dizer que mesmo leopardos sem melanismo podem gerar filhotes melânicos.
Jaguarundi
Conhecido cientificamente como Puma yagouaroundi, mas chamado popularmente de gato-do-mato-vermelho é um felino americano que pode variar bastante a coloração de sua pelagem, que pode ir de um marrom bem escuro até um cinza mais avermelhado. Estudiosos do assunto apontam que essa cor mais escura pode estar relacionada a uma mutação do seu gene chamado de MCR1, o mesmo gene que sofreu mutação na onça preta. Concluíram que mesmo assim as mutações não são iguais em todas as espécies, portanto elas ocorrem de forma independente.
Gato Preto Doméstico
Cientificamente conhecido como Felis catus, esse animal também tem melanismo em alguns que podem alterar a cor da pelagem.
A Força dos Animais com Melanismo no Mundo
Estes animais conquistaram o mundo, cativantes e únicos foram fonte de inspiração para criação de heróis das histórias em quadrinhos por exemplo.
Isso demonstra que o homem se encanta por figuras que parecem ser fisicamente mais fortes que os seres humanos. Mesmo com diversas armas disponíveis seríamos eliminados por esses animais fortes. Esses animais denotam poder, velocidade, ferocidade e coragem, não é comum vê-los por aí matando pessoas, estão sempre na sua e bem escondidos, nem o próprio gado esses animais perturbam. Mas ainda assim o tememos pelo poder que exalam, indicando uma força que gostaríamos de ter.
Podemos citar como exemplo de herói de gibi como melanismo o próprio pantera negra, um personagem misterioso e muito poderoso, um felino extremamente forte e inteligente. Outra animal que podemos citar é a onça preta, mesmo as onças no geral, seu físico denota uma força muscular absurda para um animal. Esses animais dos quais estamos falando tem a capacidade de matar e derrubar pessoas e coisas com 10x o seu próprio peso, e em muitos casos 10x o tamanho do seu próprio corpo, bastando uma mordida no pescoço.
Falando no leopardos negros, esses são muito inteligentes e nada dóceis, mesmo que não sejam tão poderosos quanto as suas amigas onças, são mais rápidos, com uma grande capacidade de saltar para chegar onde quiser muito rapidamente, possuem uma grande habilidade de atacar as suas próprias presas de forma única, diferente de outros tipos de felinos.
Fazendo alusão aos super heróis dos quadrinhos, que são sempre geniais, exímios caçadores, fortes e velozes você saberia dizer se na vida selvagem existe alguém assim? Pois é, por isso esses animais servem sempre de inspiração.