Esta espécie é geralmente considerada um predador temível de anfíbios, peixes e aves aquáticas e contribui para a diminuição de espécimes. Esse clichê contrasta com inúmeros estudos que mostram que, nos primeiros anos de vida, é principalmente insetívoro e, como adulto, é puramente vegetariano e oportunista.
Tartaruga De Cumberland: Características, Nome Cientifico E Fotos
Dimorfismo sexual: o reconhecimento do sexo ocorre através da identificação de caracteres sexuais secundários, bastante evidentes em adultos e sub- adultos. A cauda do macho é mais longa, mais robusta, mais grossa e mais larga na base, unhas muito desenvolvidas especialmente nas extremidades dos membros anteriores e carapaça achatada. A fêmea tem uma cauda e unhas curtas e uma carapaça convexa.
A tartaruga de Cumberland é uma espécie de tartaruga da família emydidae. Vive em pântanos e outras águas doces. Alimenta-se de alguns animais mas principalmente de plantas. É distribuída por todo o leste dos Estados Unidos e nordeste do México e foi introduzido, devido à sua popularidade como animal de estimação, no leste da Ásia, Austrália e Europa.
A tartaruga de Cumberland e suas subespécies podem atingir 20 a 30 cm de comprimento, embora não sejam frequentemente superiores a 25 cm. Os machos são menores, mas têm unhas e cauda mais longas. As fêmeas atingem um tamanho maior que os machos, porém possuem cauda e unhas muito mais curtas.
Tartaruga de Cumberland: Subespécies
Atualmente são reconhecidas 3 subespécies:
Trachemys scripta elegans: Texas, Oklahoma, Novo México, Kansas, Kentucky, Indiana, Alabama, Tennessee, Arkansas, Illinois e Missouri. É a espécie de tartaruga mais conhecida do mundo. Foi importado em grandes quantidades para muitos países do mundo, onde as pessoas os liberaram e tornaram-se invasoras. Tem a casca verde, que eventualmente fica marrom, com algumas manchas amarelas. O plastrão é amarelo com manchas pretas. Sua característica mais marcante é uma grande mancha vermelha atrás das orelhas.
Trachemys scripta scripta: Virginia, Carolina do Norte, Flórida, Carolina do Sul e Geórgia. Casca preta com listras verticais marrons fracas. O plastrão é amarelo, sem manchas ou com alguns pretos. A cabeça é escura, com grandes manchas de cor amarela intensa.
Trachemys scripta troostii: Tennessee e Kentucky. Concha verde com algumas manchas claras e plastrão amarelo com manchas pretas. Na cabeça tem uma mancha amarela pálida. É provável que seja a evolução dos híbridos entre as duas espéices anteriores, uma vez que possui caracteres de ambas as espécies e sua distribuição também está localizada entre a de ambas as espécies.
Anteriormente, um grande número de subespécies era reconhecido, até 15, que agora são reconhecidos como espécies independentes. Para diferenciar as subespécies de tartaruga de Cumberland, é necessário observar a coloração e as formas das faixas localizadas no templo da tartaruga.
Tartaruga De Cumberland: Habitat E Ecologia
Em sua área nativa, a tartaruga de Cumberland é um habitante de uma grande variedade de corpos d’água e é mais abundante em habitats rasos de fundo macio com fluxo mínimo, acesso abundante à luz solar e vegetação extensiva. No México, é principalmente uma espécie ribeirinha. Na Europa, a espécie é um habitante oportunista de habitats de água doce, geralmente muito próximo da habitação humana e/ou centros de recreação.
A tartaruga de Cumberland é onívora e consome uma grande variedade de matéria vegetal e animal. Os machos podem atingir 24 cm de comprimento de carapaça, as fêmeas, 29 cm. A maturidade é alcançada entre 9 e 11 cm de altura e dois a cinco anos (no sexo masculino, 15 a 20 cm de altura e cinco a oito anos). A longevidade é de cerca de 30 anos no máximo. O tempo de geração é provavelmente de 12 a 15 anos. As fêmeas produzem de 0 a 3 garras de 5 a 20 ovos por ano. A incubação leva de 60 a 91 dias. Os filhotes medem 23 a 35 mm.
A Tartaruga De Cumberland Como Animal De Estimação
Trachemys scripta elegans é ‘a’ tartaruga de estimação tradicional, cultivada em grandes quantidades no sul dos EUA para o comércio global de animais de estimação e, nos últimos anos, também para aumentar o consumo nos países asiáticos; este último é cada vez mais substituído pela agricultura doméstica ex-situ nos países consumidores. Quase todos os animais no comércio comercial, que totalizam cerca de 6 milhões de indivíduos por ano, são produzidos em fazendas de ciclo quase fechado. A colheita silvestre de populações nativas envolveu principalmente animais adultos como criadores de criações, bem como adultos para o comércio doméstico e internacional de consumo; fêmeas capturadas na natureza são vendidas para fazendas de tartarugas, enquanto machos excedentes entram no comércio de consumo. Os ovos podem ser colhidos na natureza.
Após a proibição da importação da tartaruga de Cumberland, especialmente da subespécie trachemys scripta elegans para a União Européia como potencial invasora, a indústria de criação de tartarugas de estimação mudou parcialmente para a subespécie trachemys scripta scripta, intergrades scripta x elegans e outras espécies de emydid. Tentativas foram feitas nos últimos anos para suspender a proibição do comércio de animais domésticos nos EUA.
Tartaruga De Cumberland: Ameaças E Status De Conservação
Indivíduos e populações da tartaruga de Cumberland podem estar sob níveis variados de impacto da degradação e perda de habitat, mortalidade nas estradas, poluição (principalmente pesticidas e metais pesados) e coleta. Essas ameaças coletivamente não são percebidas como comprometendo a sobrevivência das espécies.
As populações da Europa estão em locais considerados uma ameaça para as espécies de tartarugas locais (através da competição) e para o ecossistema em geral (competição, predação). A tartaruga de Cumberland da subespécie trachemys scripta elegans está incluído na lista das 100 piores invasoras do grupo de especialistas em espécies invasivas da IUCN / SSC.
A tartaruga de Cumberland está sujeito a uma variedade de legislação e regulamentos do Estado. A espécie ocorre em um número substancial de áreas protegidas. As populações europeias são toleradas ou sua eliminação é desejada. A União Européia proibiu a importação da subespécie trachemys scripta elegans por ser uma espécie invasora, mas outras subespécies estão sendo importadas.
É necessário ter consciência das responsabilidades de adquirir a espécie como animal de estimação, assim como as opções de descarte apropriadas para animais indesejados e animais selvagens capturados. Pesquisas, monitoramento e pesquisa sobre a propagação e efeitos ecológicos das populações selvagens são garantidos.