As tartarugas estão entre os animais que mais servem como bicho de estimação para os seres-humanos, estando pouco atrás dos gatos e dos cachorros nessa lista. Contudo, enquanto gatos e cachorros têm um jeito mais simples de serem cuidados e de levar a vida, ter uma tartaruga como mascote exige mais do seu dono e faz com que esse dono precise se desdobrar para aprender a cuidar do novo animal.
Isso porque as tartarugas possuem necessidades muito especiais, não comem qualquer tipo de alimento, têm de estar sob a luz solar de forma obrigatória algumas horas por dia e, ademais, têm predadores que nem sonhamos.
Em alguns casos, por exemplo, não é recomendado deixar que uma tartaruga caseira seja criada perto de um cachorro, por exemplo, já que os cachorros podem matar o animal marinho. O certo é que, independentemente do caso, as tartarugas exigem muita atenção dos donos e é preciso estar atento antes de comprar uma.
Cuidados Com as Tartarugas Marinhas
Assim, entre as tartarugas existem aquelas marinhas e aquelas outras que não gostam ou não necessitam de água para sobreviver. O mais comum é que as tartarugas criadas nas casas sejam as não marinhas, ou seja, aquelas que não têm a necessidade absoluta de água para sobreviver.
Contudo, algumas pessoas optam pela tartaruga marinha e, nesses casos, é preciso tomar mais algumas medidas para evitar que os animais sintam muito a diferença daquele local para o seu habitat natural.
O processo pode ser bastante complicado, já que é necessário pesquisar os gostos das tartarugas marinhas, o que comem, qual a sua necessidade de luz solar diariamente, quais são os seus predadores de quais animais essas tartarugas não gostam muito.
Ademais, caso você cometa um erro e coloque a tartaruga lado a lado com algum animal que pode ser comido por ela ou que pode até mesmo comê-la, a imagem encontrada alguns minutos depois pode não ser muito positiva.
Por isso é tão necessário entender bem qual o animal de estimação que você possui em casa, para saber o que fazer e o que não realizar em alguns momentos cruciais. Porém, caso tenha dúvidas, é bastante importante que você telefone para o seu veterinário e peça mais informações a respeito do seu problema, pois apenas o profissional autorizado pode afirmar se algo é bom ou não para a sua tartaruga marinha, evitando que você tenha problemas.
Dessa forma, uma dúvida muito comum remete à possibilidade as tartarugas marinhas serem criadas junto a peixes no aquário. Será que isso pode acontecer mesmo? Não há nenhum problema? A resposta é que depende, pois o grande problema é a sua tartaruga comer o seu peixinho.
Isso porque algumas tartarugas são carnívoras e, se em contato com peixes menores, certamente irão comê-los em algum momento. Já se essas tartarugas estiverem em contato com peixes maiores, há uma grande possibilidade de elas atrapalharem muito o modo de vida dos peixes, causando estresse e desgaste no peixe.
Contudo, caso a sua tartaruga não seja do tipo carnívora, isso não será um problema.
Veja abaixo mais informações sobre as tartarugas marinhas, aprendendo se elas realmente podem ficar com os peixes e a melhor forma de fazer isso. Ademais, veja como cuidar de uma tartaruga marinha marinhas e quais cuidados tomar.
Afinal, Tartaruga de Aquário Pode Ficar Com Peixe?
Sim, as tartarugas de aquário podem ficar com peixes. Não há problema nisso, desde que a tartaruga em questão não seja carnívora.
Isso porque, se for carnívora, o peixe será uma grande tentação para a tartaruga e ela dificilmente será capaz de resistir a um banquete tão especial conquistado de maneira tão fácil.
Assim, no caso de a tartaruga ser carnívora, ela até poderá conviver com o peixe por algum tempo, mas em algum momento a tartaruga terá fome, você não terá trazido a comida no momento certo e ela acabará por matar o peixinho.
O problema se mantém mesmo que o peixe em questão seja maior do que a tartaruga, pois ainda assim é provável que ela tente comê-lo. Mesmo que não consiga, isso atormentará o peixe e causará desgaste e estresse no animal. Logo, o mais recomendado é que tartarugas carnívoras não fique junto de peixes.
Porém, existe a possibilidade a sua tartaruga não ser carnívora e essa é uma boa notícia nesse caso específico. Se quiser ter uma tartaruga junto a um peixe, é recomendado quer você crie os dois juntos desde filhotes, pois assim o contato mútuo facilitará as coisas e a comunicação entre a tartaruga e o peixe.
Quais Espécies de Peixes São Mais Recomendadas Para Viver Com Tartarugas de Aquário?
O mais importante quando se pretende colocar peixes e uma tartaruga lado a lado é ter a noção correta de espaço. Sim, pois o espaço é tudo na vida animal e você certamente estará prejudicando muito os dois animais se não entregar a eles o espaço necessário para construir os seus respectivos territórios.
Pode ser que, com o tempo, o peixe e a tartaruga passem a trocar seus territórios e abandonar cada um o seu espaço de forma gradual, mas é preciso que você dê a liberdade para que os animais façam isso de maneira natural.
Assim, não há uma espécie de peixe mais ou menos recomendada para conviver com tartarugas, seno necessário apenas evitar o óbvio: peixes carnívoros. Pois, como era de se esperar, peixes carnívoros podem ter problemas com as tartarugas.
Como Alimentar as Tartarugas de Aquário?
Considerando que você já entendeu o recado e optará por uma tartaruga não carnívora para o seu aquário, o mais recomendado é que tenha frutas e vegetais à disposição para a tartaruga.
O cardápio pode incluir melão, pera, maçã, alface, rabanete, pepino, beterraba, melancia, banana e muitos outros itens naturais do tipo. O mais importante é que você mantenha a tartaruga herbívora sempre alimentada, pois isso evitará estrese por parte dela e também evitará que a tartaruga passe a atormentar o peixinho que vive no mesmo aquário. Em todo caso, o mais importante é manter ambos muito bem alimentados.
Tartarugas marinhas são do mar, de água salgada. Ficam enormes e vivem centenas de anos. As tartarugas que temos em aquários são aquáticas, de água doce.