Provavelmente, desde criança você deve conhecer a tartaruga. Algumas pessoas já até tiveram uma doméstica.
Existem vários tipos e espécies diferentes. Conheça um pouco sobre esse animal fantástico.
Sobre as Tartarugas: Características
Estima-se que as tartarugas estão entre os animais mais antigos. Antes mesmo da humanidade estar aqui, elas estavam dividindo a terram com os dinossauros. Além de serem muito antigas, elas vivem por muito tempo. Algumas por mais de cem anos se as condições permitirem.
Com o habitat correto, alimentação certa e sem ameaças fora a cadeia alimentar, elas podem chegar a muitos anos de vida, passando por gerações de humanos.
Sua forma é bem característica. Conhecidas principalmente pelo seu casco.
Tartaguras são repteis, ou seja, é um animal vertebrado, podem viver em ambiente terrestre e podem ser animais rastejantes ou nadadores. No caso das tartarugas existem as duas espécies, tartarugas marinhas e tartarugas terrestres.
Tartarugas Marinhas: Seu corpo é totalmente preparado para viver no mar. Mesmo que seja semelhante a tartaruga terrestre, suas patas têm formato de nadadoras, seu corpo num todo é projetado para ajuda-la a deslizar. Há também membranas que a ajudam com a vida na água. Algumas contém o casco como um couro mais amolecido. Considerando que não sofre ameaças de predadores.
Em relação a sua dieta, elas comem tanto vegetais quanto animais, isso faz com que elas sejam classificadas como onívoras.
Seu tempo de vida é prolongado, elas podem chegar aos 70 anos, considerando todos os riscos e ameaças que possam sofrer.
São animais migratórios, viajam seguindo correntes marítimas para por seus ovos.
Tartarugas Terrestres: O corpo das tartarugas terrestres é adaptado para sua vida na terra. Seu casco é grosso e duro, resistentes tornando-as imunes as ameaças, o casco possibilita que elas não sejam presas de nenhum outro animal. Seus pés são reforçados e suas garras possibilitam que elas cavem.
As tartarugas podem comer flores, vegetais, plantas e algumas ervas. Em cativeiro podem viver mais de cem anos. Em seu habitat natural, chegam aos 80. Precisam de espaço e de sol, para que controlem sua temperatura corporal.
Algumas espécies podem ser domesticadas, mas é preciso cuidados especiais.
Tartarugas Domésticas
Assim como cães ou gatos, muitas pessoas tem uma tartaruga de estimação. Algumas espécies podem viver e interagir com humanos. Com as condições corretas, não há problemas em criar uma tartaruga como sua companhia.
Habitat correto: Tenha um grande espaço, porque algumas espécies tendem a crescer. Tartarugas domésticas, assim como silvestres, precisam de espaço, sol e água. Reserve um tanque com água, um espaço coberto, como uma casinha, e bastante gramado com sol.
Alimentação: Tartarugas, assim como qualquer outro ser vivo, precisa dos nutrientes corretos para seu crescimento e desenvolvimento. Para isso, se você é responsável por uma, precisa cuidar muito bem da alimentação de seu animal.
Para cada período e fase de vida da tartaruga, ela precisa ser alimentada corretamente. Em casas de ração é possível encontrar os minerais corretos, mas para qualquer fase, frutas e vegetais são sempre bem-vindos.
Atenção! Mesmo que seja comum ver tartarugas comendo alface, a alimentação continua com essa verdura pode causar problemas em seu organismo.
Água: A água oferecida para a tartaruga não pode ser de torneiras. A presença de cloro pode ser prejudicial. Mantenha o tanque sempre limpo e com água fresca. Sistemas de filtragem são muito bem-vindos, jogue sempre os resíduos no lixo e cuidem bem do local para que ela se sinta a vontade.
Comportamento: Sempre esteja atento ao comportamento e hábitos de sua tartaruga. Ela precisa se movimentar todos os dias, e também exercitar seu instinto animal. Portanto, você pode ser o estimulador desses comportamentos naturais.
Para isso, incite-a a fazer buracos, cavar, e até ‘caçar`, plantando vegetais ou ervas ao seu redor.
Cuidados gerais: Elas são animais delicados e sensíveis, precisam de cuidados. Podem ser boas companhias por muitos anos se forem sempre bem cuidadas.
Curiosidades Sobre As Tartarugas
- Solitárias: Tartarugas preferem viver só, mesmo quando estão perto de outras de sua espécie, vivem isoladas sem muita interatividade. Se juntam em casos de acasalamentos, mas logo após, seguem sozinhas, caçando alimentos.
Mesmo quando dão cria, não criam laços com seus filhotes. Assim que saem dos ovos, são desafiados a viverem, se alimentarem e se protegerem sozinhos.
- Sons: Tartarugas podem emitir sons, mesmo que seja difícil de ouvir, quando se sentem à vontade, em acasalamentos ou quando se sentem ameaçadas, elas emitem uns grunhidos e gemidos.
- Sensibilidade: O casco das tartarugas pode ser sensitivo ao toque. Podem sentir dor, incômodos, arranhões, afagos, carinho etc.
- Olfato: Elas podem sentir cheiros até pela garganta. Quando ver uma andando com a boca aberta saiba que ela está sentindo os odores do local, caçando ou criando uma percepção.
- Cores: As espécies se diferenciam pelas cores e alguns formatos dos cascos, patas e cabeças. Além de que os cascos de tartarugas que vivem em locais frios tendem a ser mais escuros e mais robustos que as tartarugas que vivem em locais quentes.
- Cardápio: As tartarugas podem comer muitos tipos de alimento. Apesar da maioria de suas espécies serem herbívoras e onívoras, podem comer também peixes, pequenos moluscos, insetos, etc.
- Onde vivem: Tartarugas podem ser encontradas em diversos lugares. Por sua resistência, raramente são alvos de predadores, suas ameaças tendem a ser outras.
Ameaças a Tartarugas
Mais da metade das espécies que existem hoje já estão em risco de extinção. Muitas, por seu tempo na terra, já foram extintas. Restando somente evidências fósseis de sua existência.
Além do risco de extinção, muitas tartarugas sofrem do estado em que nossas águas se encontram. O descuidado com o ecossistema e nossa natureza ataca diretamente os animais, e as tartarugas terrestres e marinhas estão entre eles.
Constantemente é possível nos deparamos com notícias de tartarugas encontradas mortas e machucadas, presas e enroscadas em plásticos e tantos outros dejetos que deixamos chegar ao oceano com um simples descarte irregular e irresponsável.
Ainda temos oportunidade de mudar nossos hábitos e cuidar do meio em que vivemos. Podemos pensar que não, mas nossas atitudes refletem diretamente na natureza, e isso uma hora volta para nós. O ar que respiramos, a chuva que recebemos, tudo carrega as consequências de nossos mal cuidados.