Home / Animais / Tarantula Vermelha É Venenosa? Características e Nome Cientifico

Tarantula Vermelha É Venenosa? Características e Nome Cientifico

A tarantula vermelha é praticamente um animal interessante. Possui certas características especiais e comportamentos que lhe permitem sobreviver. Por exemplo, a tarântula vermelha enterra-se no chão para abrigar-se, ao contrário das aranhas que fazem uso de uma teia para construir sua casa. Além disso, quando essa espécie de tarântula se sente ameaçada, ela exibe suas presas ou solta pêlos urticantes na pele do atacante.

Tarantula Vermelha: Características e Nome Cientifico

A tarântula vermelha tem expectativa de vida que depende do gênero. Por exemplo, a masculina só pode viver até 5 anos, enquanto as fêmeas podem viver até 30 anos. O principal fator que causa essa diferença de expectativa de vida é o canibalismo. As fêmeas se alimentam do macho. O nome científico da espécie é brachypelma vagans.

A tarantula vermelha macho adulta tem um limite de crescimento de 13 centímetros enquanto a fêmea é de 17 centímetros ou mais. A aparência do macho é pernalta enquanto a fêmea parece forte e robusta na natureza. Este tamanho da fêmea é a vantagem óbvia que permite à fêmea intimidar e atacar o macho. Além disso, o tamanho grande da fêmea ajuda-a não só para a comida, mas também para os seus descendentes.

Essas aranhas caçadoras terrestres variam predominantemente no México (incluindo a Península de Yucatán), mas também é encontrado na América Central. Além da distinção pelos genitais, é possível diferenciar os sexos por meio do processo da tíbia da primeira perna que só o macho possui. Os machos são geralmente um pouco menores e mais leves, com um peso médio de 8 gramas contra 12 gramas para as fêmeas.

Tarantula Vermelha: Descrição e Fotos

Na fêmea, o cefalotórax, cortado na frente, é quase glabro. A parte cefálica é arredondada e elevada, separada da parte torácica por sua elevação. A elevação dessa parte cefálica é reduzida em uma fossa mediana grande e profunda em largura característica do gênero eurypelma.

Os oito olhos são colocados em uma grande placa escura, de largura oval e bastante alta. Os quatro olhos médios formam um quadrado. As anteriores são maiores, amarelas e brilhantes como os olhos de gato. Os olhos posteriores são menores, um pouco mais afastados do que os anteriores. As duas linhas de olhos são quase retas.

Os pedipalpos são alongados. As lâminas maxilares são divergentes e têm um processo forte, longo e espinhoso na borda interna superior com o cabelo vermelho apertado. A base das lâminas, bem como a borda superior do lábio presente em quantidade de tubérculos pretos muito pequenos, brilhantes e apertados, cada um suportando um pequeno cabelo preto. As quelíceras são horizontais e fortes. O gancho é teso, pequeno e preto e sem denticulações.

Brachypelma Vagans

O abdome é preto profundo, coberto por pêlos escuros e cabelos vermelhos, mais longos e espaçados. Deve-se notar que existem variações geográficas de coloração. As pernas são finas e espinhosas. Os fêmures são aparados na parte inferior e no lado externo são longos cabelos alourados. O metatarsal do quarto par tem uma fileira de seis a oito espinhos. O metatarsal do terceiro par tem alguns espinhos. As escópulas, fortemente ligadas ao tarsi e não divididas, são arredondadas para a frente. As garras são serradas e longas o bastante bem escondidas sob escópulas.

No macho, o corpo é mais magro e faz com que as pernas pareçam mais longas. O cefalotórax é do mesmo tamanho que o abdômen. Tarso da pedipalpos é arredondado, curto e peludo. A extremidade da tíbia da primeira aba tem dois fortes processos espinhosos de dentes retos em forma de duas espinhas e semelhantes mas muito mais pequenas opostas. Dois espinhos curtos estão presentes no final da tíbia da segunda perna e outro na sua base. As escópulas são colocados no tarso e do metatarso do primeiro e a segunda etapa, no tarso e metatarso para a metade da terceira perna e o tarso e do metatarso ligeiramente sobre a quarta perna.

Comportamento Agressivo Defensivo

Quando a tarântula vermelha se sente ameaçada ou deseja marcar seu território, ela libera pêlos afiados que são comparados a cacos de fibra de vidro. Seu efeito é extremamente letal para ameaças menores, mas para os humanos o efeito é moderado: haverá dores e inchaço na área afetada. Estes pêlos venenosos são referidos como pêlos urticantes. Eles podem ser encontrados principalmente no abdômen das tarântulas. Eles são liberados da tarântula com suas patas traseiras que então os esfregam para que os pelos possam ser soltos.

Elas se enterram no chão para se abrigar, o que a identifica como uma espécie fossorial. Isso significa que ela tem a capacidade de cavar o chão facilmente para se abrigar. Descobriu-se que essas criaturas podem cavar até meio metro. Ao contrário da aranha convencional, a tarantula vermelha não usa a teia para prender alimentos, ao invés de usá-los para segurar seus ovos.

Os machos dessa tarantula não conseguem viver até mais do que cinco anos porque há a ameaça de predadores e canibalismo. Por isso são em geral solitárias. Essas tarântulas fazem tocas no solo que são destinadas a acomodar apenas uma. Mesmo que o buraco tenha 18 metros de profundidade, apenas uma tarântula vermelha pode viver lá. Quando as fêmeas colocam seus ovos, elas deixam a toca até que as suas aranhas surgem.

Um Animal de Estimação Perigoso

Tarantulas vermelhas são dóceis, mas ainda perigosas. É ás vezes considerado como o animal de estimação tarantula perfeito para donos de animais pela primeira vez porque se diz ser de um comportamento dócil em que muitas pessoas acham atraente. Mas ainda assim, é melhor não provocar essa besta quieta. Poderia atacá-lo com suas presas venenosas ou pêlos urticantes, mesmo como dono.

Tente manter o manuseio deste animal de estimação a um mínimo, porque não é para desfrutar de interação humana em tempo integral, como cães. A mordida de uma tarantula vermelha é semelhante aos efeitos de uma picada de abelha, o que torna o efeito em humanos moderadamente letal. No caso de criaturas pequenas, é o suficiente para derrubá-las.

Lembrem-se: aranhas caranguejeiras não são animais de estimação. Não reagem ao dono do mesmo modo que cães e gatos. São animais selvagens, com instinto de predador, que não gostam de ser importunados. Se insistir em ter uma dessas em casa, todo cuidado e respeito a ela é pouco!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *