Os cães, muito próximos das pessoas há milhares de anos, podem ser grandes amigos. Assim, é mais do que comum ver cachorros que fazem parte de famílias e são verdadeiros símbolos da enorme amizade existente entre serres humanos e cães.
Uma raça que pode mostrar bem isso é o shih-tzu, um animal de companhia que aceita muito bem a presença humana e sabe demonstrar todo o seu amor. O shih-tzu é um cachorro de pequeno porte, bastante usado para ensinar crianças o valor da natureza e como interagir com os bichos. Assim, o shih-tzu costuma ser visto em casas ou apartamentos, já que lida de forma muito natural com os ambientes fechados ou minúsculos.
Dessa forma, há muitas pessoas que querem saber mais sobre o modo de vida do shih-tzu, entendendo como esse cachorro pode ser tão importante para a sociedade. Nesse sentido, há muitas curiosidades e fatos interessantes a respeito de um ser tão complexo quanto o shih-tzu. Se você quer saber mais sobre o cão, de forma a compreender melhor como se dá a relação desse cachorrinho com o ser humano, veja todas as principais informações curiosas sobre o shih-tzu logo adiante.
Nome e Uso em Locais Pequenos
O shih-tzu é um animal de origem asiática e, assim, o seu nome não pode ser traduzido exatamente como é na Ásia. Mas, de uma forma geral, é possível dizer que “shih-tzu” significa algumas coisas. Entre elas, pequeno leão e pequeno guerreiro. Como se pode ver por um exemplar de shih-tzu atualmente, o animal já não tem mais esse lado de leão há muito tempo.
No lugar da sua veia guerreira, o shih-tzu colocou uma grande dose de amor, servindo agora para fazer companhia a pessoas e tornar todo o ambiente mais feliz. Outro ponto bastante interessante sobre essa raça é que ela consegue viver em espaços muito pequenos. Assim, o shih-tzu é o animal ideal para apartamentos e espaços apertados, pois consegue se desenvolver bem mesmo quando nesses locais.
O animal, além de pequeno, é ágil e não se sente preso quando colocado em espaços reduzidos. Esse é um diferencial positivo do shih-tzu, já que outras raças, mesmo de pequeno porte, podem criar problemas quando em tais condições. Vale dizer que o shih-tzu deve ser levado para passear constantemente e gosta muito dos passeios, mas, enquanto está em casa, esse cachorro não criar confusões pela falta de espaço.
Brincalhão, Teimoso e Fiel
O shih-tzu é um cachorro pequeno e, como a maioria dos pequenos cãezinhos, gosta de brincar. Logo, se você deseja ter um shih-tzu, precisa ter em mente que brincar com o animal fará parte da sua rotina, sobretudo nos primeiros anos de vida.
O cão está na posição de número 70 no ranking de inteligência de cachorros, que é uma posição intermediária. Todavia, de qualquer forma o shih-tzu consegue aprender bem as novas brincadeiras e pode ser treinado para realizar alguns tipos de truques sem tanta dificuldade. Porém, o shih-tzu também é bastante teimoso, principalmente se não receber o treinamento certo nos primeiros momentos da vida.
O animal pode latir bastante e ser incômodo nesse sentido, então trate de adestrar o seu exemplar de shih-tzu assim que possível. Por fim, vale deixar muito claro que o shih-tzu é bastante fiel e que esse animal tende a proteger os seus donos a todo custo. O laço de amizade e carinho criado entre dono e shih-tzu costuma ser fortíssimo, levando a raça a ser uma das mais amorosas de todo o mundo.
Shih-Tzu é Sagrado e Antigo
O shih-tzu é um animal sagrado. Isso mesmo, no Tibete os cães dessa raça eram vistos como sagrados pelos locais, que os colocavam nos templos religiosos. Isso porque não são muitos os tipos animais capazes de sobreviver na região, mas o shih-tzu o faz com maestria e graciosidade. Portanto, os nativos passaram a associar o animal a coisas boas e, com o tempo, o shih-tzu passou a ser um verdadeiro animal sagrado.
Embora no restante do mundo os cães da raça também sejam muito bem tratados, o shih-tzu realmente encontra o seu paraíso nessa parte da Ásia. Ademais, a raça shih-tzu é muito antiga. O cachorro desse tipo existe há milhares de anos, embora a sua origem ainda seja incerta para os principais historiadores. Todavia, existem pinturas, ainda do século VI, de cães que lembram muito o shih-tzu.
Logo, pode ser que o animal seja ainda mais velho, embora, como explicado, não haja provas de que o shih-tzu existe há tanto tempo. Na China, esse cão já chegou a ser o símbolo oficial de alguns reinados e dinastias, pois o shih-tzu sempre representou coisas positivas nessa parte da Ásia, sendo parte ativa da cultura local.
Shih-Tzu nos Estados Unidos e Popularidade
Depois da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos voltaram para as suas casas, muitas coisas mudaram nos Estados Unidos. Dessa forma, o shih-tzu foi uma dessas mudanças. Isso porque os americanos levaram o animal para o país nesse período, sendo um rápido sucesso com os nativos.
Portanto, é possível dizer que a história do shih-tzu nos Estados Unidos é relativamente nova, sobretudo levando em consideração o seu longo período de vida na Ásia. Ademais, vale ressaltar, ainda, que o shih-tzu se tornou um cachorro muito popular também na parte Ocidental do planeta.
Em números mais claros, o shih-tzu ocupa a posição de número 15 no ranking de cães mais populares dos Estados Unidos. Não é necessário muito para constatar que esse fenômeno também acontece em outras partes do planeta, como é o caso de países como o Brasil. No fim das contas, o certo mesmo é que o shih-tzu é completamente amado e adorado pelas pessoas, sejam elas do Tibete, da China, dos Estados Unidos ou do Brasil.
Assim, cada vez mais se vê o aumento do número de exemplares da raça por todo o mundo, sobretudo para fazer companhia. Com essa procura toda, os valores do shih-tzu já são relativamente altos no Brasil, sobretudo quando comparados a outros cães de raças diferentes. Mesmo com esse cenário, o cão é uma das grandes alternativas para quem deseja um cachorro de pequeno porte.