Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa raça tão incrível e curiosa. Se você é um apaixonado por raças de cães, não pode perder nenhuma informação.
Essa é uma raça de cão muito tranquila, também muito simpática. Muitas pessoas acabam confundindo suas características físicas com tristeza, por conta de suas inúmeras dobras de pele. Mas acredite, triste não é uma característica possível para o Shar Pei, muito pelo contrário, ele é bastante independente, mas também muito calmo e silencioso, perfeito para quem mora em apartamentos.
As rugas no corpo desse animal fazem dele uma raça única e inconfundível, mas por outro lado ele exige diversos cuidados especiais. Outra característica única dessa raça é a sua língua de cor azul, um cão todo singular precisa de um tutor muito carinhoso e amoroso.
Fatos Interessantes Sobre o Shar – Pei
Por ser um cão de médio porte, e também silencioso, é muito buscado por pessoas que moram em apartamentos onde muito barulho seria realmente um grande problema.
Mas saiba que é uma raça que precisa de bastante atenção de seu dono. Cuidar da higiene desse animal é requisito básico, passear com ele também é uma necessidade de saúde para evitar problemas com obesidade.
- A expectativa de vida desse animal é de 10 anos;
- A altura média dele é de 50 cm;
- Ele pesa em média 30 Kg.
História e Origem do Shar – Pei
Saiba que essa raça é originária da China, curiosamente é a mais antiga do mundo e também muito rara. Acredita-se que a raça habitou a região entre 206 a.C a 220 d.C. pois foram encontradas por lá algumas estátuas com aparência similar ao Shar – Pei.
Curiosidades Sobre o Shar – Pei
A primeira curiosidade é a respeito do nome desse cachorro, Shar – Pei tem como significado Pele de Areia, por isso seu nome faz alusão a sua pele diferenciada. A pele desse animal tem uma textura arenosa e mais áspera. Inclusive se você tiver a pele muito sensível e resolver fazer carinho no Shar Pei no sentido oposto pode até arranhar.
A Extinção do Shar Pei
Houve um período na China que o governo ordenou que os cachorros fossem eliminados do país, ele acreditava que criar cães era uma prática da burguesia, por isso não era uma boa ideia perpetuar a ideia, com isso a raça foi dizimada, assim como outras raças do país.
Renascimento do Shar Pei
Alguns apaixonados pela raça tiveram uma ideia para salvar o Shar – Pei, resolveram se mudar para outras regiões como Hong Kong que era Capitalista. Então se empenharam para que a raça não sumisse do mapa, na década de 70 especialmente. Já no ano de 1988, uma década depois o AKC reconheceu a raça.
Características Físicas do Shar Pei
Não é difícil reconhecer esse animal no meio de outros. Ele possui diversas sobras por seu corpo, e também no rosto, esse certamente é o charme da raça, isso faz dele uma raça única que reúne até hoje muitos apaixonados. Outras características ajudam a identificá-lo, ele possui o rosto largo e suas narinas ficam bem abertas. Possui ainda um longo focinho, os lábios desse animal são bem avantajados. Possuem a língua azul, assim como o céu da boca e a gengiva, tom bem raro. Tem orelhas triangulares, pequenas e de pontas mais arredondadas.
Personalidade do Shar – Pei
Vamos falar agora um pouco sobre a personalidade de um cão tão curioso e diferente. Quando a gente escolher ter um cachorro como pet, queremos um cão muito alegre para preencher a casa de alegria e amor. Mas algumas pessoas querem apenas um pet para ficar ali quietinho vendo TV, tranquilo e calmo, essa então é a personalidade do Shar – pei.
É um cachorro que economiza latidos, ele realmente não dispensa energia a toa. Quando cresce com a família e bem treinado desde cedo pode ser um cão de guarda, proteger a família e entregar muito amor. Importante falar de treinamento, pois é uma raça bem teimosa, se você não for firme ele pode te ignorar.
Convivendo com um Shar Pei
Para uma convivência saudável é importante que seu cão seja socializado desde filhote, ensine ele a conviver com pessoas diferentes, apresente outros pets, planeje para que ele cresça cercado de outros animais e tenha uma boa convivência.
Ele se dá muito bem com crianças, mas podem ser bem desajeitados por conta do seu tamanho, por isso fique de olho para que ninguém se machuque nas brincadeiras. Então fique por perto quando ele estiver interagindo com crianças.
Socializando o Shar Pei
Já falamos nesse post sobre o instinto de proteção dessa raça, e ele entende que deve proteger toda a família. Por isso, desde muito cedo insira pessoas diferentes em sua casa na presença dele, para que ele entenda que as visitas não lhe oferecem perigo.
Dessa forma ele terá o mesmo comportamento que tem com a família com as visitas.
Cuidados com a Pele do Shar Pei
Entenda que essa é uma raça que vai exigir muitos cuidados com a pele, os cuidados devem ocorrer todos os dias, seja limpando as dobrinhas ou escovando o pelo, no corpo e no rosto.
Ele possui uma pelagem lisa, porém muito densa e dura. Depois que realizar a limpeza, nunca deixe umidade entre as dobras para que ele não desenvolva doenças de pele. Não é uma raça que perca muito pelo como outras, se isso acontecer procure um veterinário para investigar o que pode estar acontecendo.
Saúde do Animal
É importante se atentar aos cuidados com a saúde desse pet. No geral é uma raça bem saudável, mas algumas doenças estão presentes na genética do animal, uma delas é conhecida como febre do Shar Pei. Esse problema causa uma inflamação no corpo do cachorro e é hereditária. Outros problemas são pálpebra invertida, onde pode ser preciso cirurgia. Displasia do quadril e luxação patelar estão entre os mais comuns.
Aqui perto de casa acho q tem jaguatirica ou gato do Mato