O Sauim-de-coleira é um animal muito peculiar e possui o nome científico de Saguinus bicolor. É um primata muito encontrado na região norte do país e não é à que ele é também conhecido como sauim de Manaus. O que mais chama atenção no mico é sua pelagem nas cores preta e branca. Infelizmente, alguns trabalhos são feitos para a conservação da espécie já que ela é classificada atualmente como ameaçada de extinção.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal?
Onde Habita o Sauim-de-Coleira?
Esses macaquinhos são encontrados especialmente nas florestas tropicais. A cidade de Manaus e toda região do Rio Preto e do Rio Cueiras são usadas como abrigo pelo sauim.
São animais pequenos que não chegam a atingir 40 centímetros, mas que possuem uma cauda bem alongada. Costumam pesar até 500 gramas e podem viver até 10 anos na natureza. Seus principais predadores são a jiboia e o gavião.
Um ponto muito importante é que é preciso preservar as áreas verdes e conscientizar a população de que esses cuidados são necessários para proteger esse bichinho.
Como se Comportam?
O sauim-de-coleira gosta de andar em bando. O tamanho desses grupos varia muito e pode ter de 2 até mais de 10 indivíduos. São animais que se alimentam tanto de carne, quanto de vegetais. Dessa forma, sua dieta é composta por frutas, plantas, mas também por pequenos animais como aves e cobras. Quando o sauim vive no ambiente doméstico ele costuma atacar gatos e cachorros de pequeno porte.
Com relação à reprodução, apenas uma das fêmeas do bando costuma reproduzir. As outras integrantes do grupo são ameaças socialmente para que não reproduzam. A gestação dura quase seis meses e pode gerar até dois filhotes. Quem geralmente cuida dos pequenos macacos são os machos, enquanto as fêmeas só são procuradas no período da amamentação. Um outro dado interessante é que o bando do sauim-de-coleira ajuda com os cuidados com o novo membro da família.
São animais que possuem hábitos diurnos e costumam ficar nas árvores saltando de um lado para outro. Geralmente só procuram o solo em busca de alguns tipos de alimentação ou para se hidratar. NA hora de tirar um cochilo, as árvores também são o seu local favorito.
Ameaça de Extinção
O sauim-de-coleira é um animal que encontra- se ameaçado. Isso acontece principalmente pela destruição do seu habitat natural. Gradativamente, a ação do homem nas florestas tropicais vem se tornando cada vez mais intensa e, consequentemente, mais prejudicial aos animais. Outro detalhe, é que o sauim-de-coleira costuma disputar territórios com outros macacos e acabam saindo em desvantagem, proporcionando uma diminuição da espécie.
Atualmente o animal faz parte de listas nacionais e internacionais de preservação. Em um de seus locais favoritos de morada, a cidade de Manaus e seus arredores, já existem mobilizações no sentido de conscientizar a população para a preservação do bicho. Além disso, é essencial ter noção que a preservação da biodiversidade da área também é fundamental para que o sauim-de-coleira seja preservado. O planejamento e as campanhas são importantes ferramentas para a preservação da espécie.
Curiosidades Sobre o Sauim-de-Coleira
Preparamos algumas curiosidades sobre esse macaquinho. Veja:
- O sauim possui duas cores. A cabeça tem cor preta e não possui pelos, já o resto do seu corpo (como os braços e costas) possui uma pelagem branca. Suas garras são bem afiadas e eles são ótimos em subir em árvores.
- O mico já foi alvo de uma campanha de conscientização na cidade de Manaus. A campanha reivindicava a criação de novas Unidades de Conservação para a espécie. A intenção é tirar o sauim-de-coleira das listas de ameaças a extinção.
- O sauim é o símbolo da cidade de Manaus, capital do Amazonas.
- Esse bichinho é tão famoso que possui um livro que conta a sua história. A obra se chama “Sauim de Coleira: A História de uma Espécie Ameaçada de Extinção”, escrito pelos biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista
- Pesquisas dão conta que o sauim é conhecido pelo homem desde o ano de 1823, quando um zoólogo chamado Johann Baptist Ritter Von Spix descobriu a existência do animal.
- No ano de 1998, um Grupo de Trabalho para a preservação do animal foi criado. Comandado pelo IBAMA, o grupo tem por finalidade de traçar estratégias para pesquisa, manejo, e proteção do sauim-de-coleira. Ações de reprodução da espécie em cativeiro foram colocadas em prática. Além disso, foi feito uma catalogação para que possa ter um perfil da espécie que se encontra ameaçada.
- No ano de 2018, dois filhotes de sauim-de-coleira nasceram no Zoológico de Brasília. O acontecimento foi comemorado pois a reprodução foi fruto de uma ação de estímulo à reprodução do animais devido as altas chances da espécie desaparecer por completo.
Ficha Técnica
Saiba alguns detalhes sobre o sauim-de Manaus. Confira sua ficha técnica:
Nome: sauim-de-coleira ou sauim-de-Manaus.
Nome científico: Saguinus bicolor.
Família: Callitrichidae, (primatas neotropicais de tamanho pequeno)
Peso: 125g a 583g
Característica marcantes: unhas em forma de garra (exceto o polegar). Gestação com um a dois filhotes (gêmeos falsos) uma ou duas vezes ao ano. Forma de Vida: Vida Livre Individual.
Comportamento: Os sauins formam grupos entre dois e 13 indivíduos.
Você já tinha ouvido falar no sauim-de-coleira? Se você mora na região norte do Brasil já teve a sorte de encontrar com alguns desse animais? Conte para a gente nos comentários e não deixe de acompanhar novas informações sobre animais que estão em ameaça de extinção. Aqui você também pode conferir novidades sobre natureza e plantas!