Ao pensarmos em sapos, logo pensamos nas características do sapo comum, também chamado de sapo europeu. Com aquela coloração amarronzada ou verde escuro, pele bem seca e rugosa, cheia de verrugas. Porém, ao redor do mundo existem uma quantidade absurda de espécies de sapos.
Isso porque, eles são animais que facilmente conseguem se adaptar a qualquer ambiente. Prova disso, é o fato de que podem ser encontrados em qualquer continente, exceto pela Antártida. Com essa enorme variedade, existem sapos de todas as cores, amarelo, azul e outras. Porém existe um, que é muito raro e diferente.
O sapo preto, é bem mais difícil de se ver e também causa ainda mais terror nas pessoas. Muitos brincam que ele é o sapo mais mau humorado existente por aí. Por ser completamente preto, ele gera desconforto e faz com que muito de seus predadores se afastem. Sendo assim, hoje iremos falar um pouco mais sobre esse animal tão diferente e suas características principais.
Os Sapos em Geral
Apesar de existir um total de mais de 5.000 espécies de sapos espalhados pelo mundo, cada um tendo suas características físicas e químicas próprias que os diferencia, para serem considerados da mesma família, é preciso que tenham semelhanças. Essas semelhanças você pode entrar mais afundo nesse post: Tudo sobre sapos.
Fisicamente, eles possuem uma pele sempre bem fina, pois é a partir dela que eles realizam as trocas gasosas, assim como sua respiração, chamada de respiração cutânea. Para se alimentar, eles contam com sua língua que é extensa e flexível, que os ajuda a capturar insetos. Um sapo adulto pode chegar a comer até 100 insetos por dia.
A coloração dessa pele varia muito de espécie para espécie. A maioria dos sapos também é produtora de veneno, cada um com uma força diferente da outra, assim como a forma que ele é excretado. Em alguns sapos, o veneno é guardado em bolsas de veneno nos dois lados de sua cabeça, enquanto que em outros o veneno é excretado diretamente pela sua pele.
Os sapos precisam estar próximos de água doce para que consigam se reproduzir, e depositar os ovos. Os girinos, ao nascerem, vivem completamente dentro da água, até se desenvolverem em sapos. A partir dai, não é mais necessário estar sempre próximo da água, até a hora em que começarem a se reproduzir novamente.
Seu tamanho também varia de espécie para espécie, mas de forma geral, não passam de muito mais que 25 centímetros de comprimento e 1,5 quilogramas de peso. Na maioria das espécies, as fêmeas costumam ser ligeiramente maiores que o macho, o que ajuda na própria reprodução deles.
Ao engolirem um inseto, eles não mastigam, pois não possuem dentes. E seus olhos, que quase sempre são esbugalhados, saem do local, e descem para ajudar a engolir. Pode não ser um ato muito legal de se ver, mas acontece sempre de forma muito rápida.
Sapo Preto e suas Características
Apesar de todo o fato de serem animais completamente diferentes e interessantes, não há muita coisa por aí sobre eles. De forma geral, os estudos compreendem que eles possuem os hábitos e comportamentos da maioria dos outros sapos presentes no mundo. Por se encontrar em somente um continente, isso diminui as pesquisas para nós.
O sapo preto, também chamado de sapo preto da chuva, é um anfíbio como os outros sapos. Seu nome científico é Breviceps fuscus. Eles são considerados anfíbios buraqueiros, pois escavam túneis com mais de 15 centímetros de profundidade, que utilizam durante o período de acasalamento para depositar e cuidar dos ovos.
Além de ter toda a pele preta, ele ficou com apelido de ser mau humorado devido a sua cara de emburrado. Seus olhos junto com a circunferência de sua boca fazem com que ele parece estar sempre zangado e que sejam ranzinzas. Entretanto, essa não é de fato a realidade. A maioria deles é extremamente atenciosa com seus outros parceiros e companheiros.
Exemplos são, as fêmeas secretarem substâncias pegajosas durante o ato sexual, para evitar que os machos não caiam. Ou durante o acasalamento em que os machos ficam próximos dos ovos protegendo-os de predadores e ao mesmo tempo se comunicando com eles. Ele é majoritariamente encontrado na costa sul-africana, mas também é achado em outros lugares da África do Sul.
Esses animais são bem competitivos. Após saírem da fase de girinos e viverem como sapos na parte terrestre, eles costumam sempre estar em competição com seus próprios irmãos. Seja por território, fêmeas ou comida. Essa competição acaba sendo ruim para a espécie, a deixando mais fraca aos olhos de seus predadores.