Home / Animais / Saola Está em Extinção? Qual o Risco e Ameaça da Espécie

Saola Está em Extinção? Qual o Risco e Ameaça da Espécie

O único habitat dos saolas é a cordilheira annamita do Vietnã e do Laos, que possui florestas úmidas e as florestas secas e de monção da Indochina oriental.

A saola é reconhecida por dois chifres paralelos com pontas afiadas, que podem atingir 20 polegadas de comprimento e são encontrados em machos e fêmeas. Significando “chifres de fuso” em vietnamita, eles são primos de gado, mas se assemelham a um antílope.

Saola - Animal em Extinção
Saola – Animal em Extinção

Características do Saola

Saola tem dois longos chifres pretos lisos, paralelos e ligeiramente curvados para trás. Os chifres são longos e afiados ( redondos na seção transversal ) e crescem até um comprimento de 35 a 50 cm. Tanto os machos quanto as fêmeas têm chifres.

Seu pelo é marrom escuro com listras pretas correndo ao longo das costas que terminam na cauda. O cabelo é fino e brilhante. Suas pernas são escuras com duas manchas brancas acima dos cascos.  A cauda tem três cores diferentes (marrom na parte superior, creme no meio e preto no final) e termina em uma borla fofa.

Eles têm manchas brancas no rosto na área da bochecha, no queixo e nos lábios e também acima dos olhos.  A espessura da pele é de 1 a 2 mm. na maioria das áreas do corpo e tem 5 mm. de espessura na parte de trás do pescoço e na parte superior dos ombros. Esta é uma adaptação única para se protegerem dos predadores e durante a luta.

Saola Características Físicas
Saola Características Físicas

Eles têm grandes glândulas maxilares nas bochechas. Eles abrem uma aba carnuda no nariz para expor as glândulas perfumadas e esfregam a superfície inferior contra objetos, deixando uma pasta almiscarada e pungente. Isso pode ser usado para atrair parceiros ou marcar seus territórios.

O saola cresce até uma altura de 85 cm. (altura dos ombros) e pesa cerca de 80 a 100 kg. O comprimento da cabeça e do corpo pode ser de cerca de 150 cm. e o comprimento da cauda de 25 cm.

Eles são animais muito tímidos e ficam longe do habitat humano. Eles geralmente são solitários e às vezes são vistos em grupos de dois (masculino e feminino ou mãe e filhos) ou três e muito raramente mais de três.  Eles são ativos de manhã e à tarde e o único som que produzem é um balido suave e curto.

Saola Esta em Extinção? Qual o Risco e Ameaça da Espécie

Tigres, leopardos, crocodilos e cães selvagens ferozes das florestas do centro e sudeste da Ásia, que caça em bandos,  podem ser seus predadores, entretanto o ser humano é a principal ameaça.

Saola é um dos poucos animais de grande porte da região, sem um preço significativo. As culturas chinesas antigas e outras asiáticas nunca conheceram o Saola e, portanto, ele não aparece em suas farmacopeias tradicionais. Mas Saola é pego no massacre em geral e eles são mortos acidentalmente, como captura acessória. Particularmente perigoso para Saola é a instalação de milhares de armadilhas de cabos de arame em sua faixa por caçadores profissionais. A escala do problema é impressionante.

Essas subpopulações agora são provavelmente pequenas o suficiente para serem ameaçadas ainda mais por outros efeitos, como consanguinidade genética e perda de heterozigosidade, relações sexuais distorcidas e dificuldade de machos e fêmeas isolados para se encontrarem para acasalar, mesmo que a cessação imediata de todas as ameaças de caça possa ser alcançada, é provável que todas as subpopulações de Saola estejam à deriva na extinção. próximos 10 a 15 anos.

Esforços de Preservação do Saola

Desde 2011, entidades têm se concentrado em melhorar a proteção em cinco áreas protegidas consideradas essenciais para a conservação do saola, no Laos e no Vietnã. Desde o início do programa, as equipes de patrulha recrutadas pelos moradores locais removeram mais de 130.000 armadilhas dessas áreas. No entanto, ainda restam milhares de armadilhas (como os caçadores furtivos mais comprometidos continuam a redefini-las). Apesar das melhorias significativas na gestão de áreas protegidas e do progresso contínuo, nenhuma área  do Laos ou no Vietnã ainda está suficientemente bem protegida para salvar populações viáveis ​​de Saola.

Durante uma pesquisa conjunta realizada no Vietnã foram  encontrados restos de saolas na reserva natural de Vu Quang. Três crânios foram encontrados mantidos nas casas dos caçadores, que tinham chifres retos longos e pareciam muito incomuns. A descoberta provou ser o primeiro grande mamífero novo na ciência em mais de 50 anos e uma das descobertas zoológicas mais espetaculares do século XX.

Saola Desenho
Saola Desenho

A equipe propôs uma pesquisa de três meses para observar esse animal, mas não teve sorte. Cientistas e biólogos ainda não encontraram um saola na natureza. As informações coletadas sobre essas espécies são principalmente de estudos realizados em saolas mortos ou restos de saolas ou através de histórias ouvidas por moradores. Muito poucos saolas que estavam vivos e em cativeiro ( cerca de 13 saolas ) foram estudados ou pesquisados, para reunir algumas informações sobre eles.

Um saola que foi capturado pelos aldeões no Laos em agosto de 2010 morreu mesmo antes que os conservacionistas pudessem liberá-lo com segurança na natureza. Foram realizados estudos em sua carcaça para aprender mais sobre o animal. Nenhum existe em cativeiro e este mamífero raramente visto já está criticamente ameaçado. Os cientistas documentaram categoricamente o saola na natureza em apenas quatro ocasiões até o momento.

População Atual de Saolas

O tamanho real da população restante é desconhecido. Sua raridade, distinção e vulnerabilidade fazem dele uma das maiores prioridades de conservação na região. Pensa-se que a população atual seja algumas centenas no máximo e possivelmente apenas algumas dezenas no mínimo.

À medida que as florestas desaparecem sob a serra elétrica para dar lugar a agricultura, plantações e infraestrutura, a saola está sendo espremida em espaços menores. A pressão adicional da infraestrutura rápida e de larga escala na região também está fragmentando o habitat do saola. Os conservacionistas estão preocupados que isso permita aos caçadores acesso fácil à floresta uma vez intocada da saola e que possa reduzir a diversidade genética no futuro.

A saola é frequentemente capturada em armadilhas colocadas na floresta para javalis, sambar ou muntjac. Os moradores locais prepararam algumas armadilhas para o uso da subsistência e a proteção das culturas. Recentes aumentos na caça de pessoas das terras baixas para suprir o comércio ilegal de animais silvestres levaram a um aumento maciço na caça, impulsionado pela demanda de medicamentos tradicionais na China e mercados de restaurantes e alimentos no Vietnã e no Laos.

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *