Os cachorros são um dos animais que hoje em dia são mais domesticados no mundo todo. Eles são animais muito especiais, e com características únicas entre si. Existe uma enorme quantidade de espécies, cada um com sua origem diferente, e consequentemente, características como a personalidade e comportamento diferente. Uma das raças de origem de um dos países mais frios do mundo, é o Samoieda. E é sobre ele que iremos falar no post de hoje, um pouco sobre suas características gerais, personalidade e comportamento da raça. Continue lendo para aprender mais!
Características gerais do Samoieda
O samoiedo ou samoieda, é uma raça de cachorro de origem do norte da Rússia, especificamente da região da Sibéria. Essa raça é considerada uma das mais antigas do mundo, pois são descendentes dos cães que acompanhavam as tribos dos samoiedos, na Sibéria, durante as suas épocas de migrações. Por isso receberam esse nome. Essas origens remetem à Pré-História. Sua domesticação também é antiga, mas ainda cumpre com algumas de suas funções originais de utilidade. Eles são raramente vistos como cães de guarda, devido sua personalidade que falaremos mais adiante, e às vezes podem ser vistos como cães de companhia e de pastoreio. Eles chegaram no ocidente no ano de 1889, quando seus primeiros exemplares chegaram na Inglaterra. Depois disso, se espalharam pelo restante do mundo. Em 1909 foi registrada a raça.
Um dos nomes que o samoieda recebeu foi de cão que ri, pois sua expressão facial faz parecer que ele está sempre dando risada, com os lábios levemente curvados para cima. São destaques em competições de exibições, por seu comportamento e porte físico. Seu tamanho fica entre 50 e 55 centímetros nos machos adultos, pesando entre 20 e 32 quilos. Nas fêmeas adultas, podem alcançar até os 50 centímetros de comprimento, e pesar entre 17 e 25 quilogramas. Sua pelagem é bastante densa e macia, e vem em duas camadas (chamada também de densa dupla). Sua coloração varia entre branco puro, creme ou branco misturado com a cor biscoito. Sua cauda é longa e bastante peluda.
Seus olhos são sempre escuros, variando entre a cor preta e o marrom. Esses olhos normalmente tem um formato meio inclinado. Os narizes de cor preta são bem desenvolvidos, fazendo com que raramente esses cães tenham problemas respiratórios. Nas orelhas, temos uma grossura maior que outras raças de cachorros, e coberta de pelos por toda sua extensão. Características essas ideais para protegê-los do frio. Em falar no frio, uma curiosidade do samoieda, é que em momentos de muito frio, eles usam a cauda peluda para cobrir o focinho.
Personalidade E Comportamento Da Raça Samoieda
Agora que a gente sabe um pouco mais sobre as características gerais da raça samoieda, é importante sabermos um pouco mais sobre sua personalidade e comportamento. De primeira, eles podem parecer um pouco cães agressivos, até por causa de toda a sua história, mas são totalmente o oposto disso. Sua personalidade é baseada na gentileza, é extremamente dócil e amigável com qualquer pessoa, desde seus donos até desconhecidos. O que faz com que ele não seja um bom cão de guarda. Nesses casos, é mais fácil ele brincar com o intruso do que proteger sua casa.
Apesar disso, possui uma grande vontade de proteger seus donos, se apegando facilmente a eles. São ótimos para ter com crianças por perto, já que são bastante brincalhões, e ainda assim dóceis e amigáveis. Adoram estar rodeados o tempo todo das pessoas que ele ama, o que é muito importante para sua felicidade e bem estar. Uma das características que o samoieda traz de seu passado, é a independência como um traço de sua personalidade. Sendo assim, durante o começo de seu aprendizado podem ser bastante teimosos para aprender e realizar certos comandos e entender algumas regras.
Isso faz com que seja ideal iniciar o processo de adestramento o quanto antes seja possível. Logo quando ainda são filhotes de preferência. Costumam escolher entre 1 e 2 pessoas para aceitar os comandos, e o fazem para agradar seus donos. Se alguém que não seja uma dessas pessoas lhe der um comando, ele será completamente ignorado, pois apesar de amigáveis com todos, não dão confiança para qualquer um. Para ajudar na hora do adestramento, o ideal é fazer com que tudo seja divertido. Se não eles podem ficar entediados e deixarem de ter vontade de aprender os novos comandos e regras ensinados. Se dão bem facilmente com pessoas de qualquer idade, mas ainda possuem um certo receio com outros animais, e outros cachorros. O que é normal para qualquer raça de cachorro. Assim como o adestramento, a socialização deve começar ainda filhote, para que consigam viver tranquilamente com qualquer outro pet.
O samoieda, como falamos, é extremamente brincalhão. Viver com eles em espaços pequenos é aceitável, como por exemplo em apartamentos, desde que todo dia eles tenham um momento passeando e gastando toda sua energia com exercícios e brincadeiras. Assim como quando estiver dentro de casa, brincadeiras também são essenciais. Se ficam muito tempo acumulando energia, podem ficar estressados e acabar ficando depressivos e/ou raivosos. Essas brincadeiras podem ser estimulantes mentalmente para eles, pois são cachorros muito inteligentes. Fazendo parte da lista das raças de cachorros mais inteligentes do mundo, na posição 33.
Mesmo com toda a sua bondade até com estranhos, ele é um cão que está sempre em alerta a tudo que ocorre ao redor. Podendo ajudar a prevenir e evitar certos problemas. São extremamente fortes também, pois eram considerados cães de trabalho, já que desde a antiguidade na Rússia eram usados para pastorear e também como renas, para puxar os trenós.