O Sagui-Leãozinho é um dos menores primatas catalogados em todo o mundo. É conhecido também como Sagui pigmeu, devido ao seu pequeno porte.
Recebe esse nome popular, pois apresenta a face coberta por uma generosa quantidade de peles, assemelhando-se a uma juba de leão.
Ainda, se trata de uma espécie de primata nativa da América do Sul. Vamos saber mais sobre o Sagui-Leãozinho, características, nome científico, habitat, comportamento e outras curiosidades?
Acompanhe a seguir!
Características do Sagui-Leãozinho
Como mencionado, o Sagui-Leãozinho é um dos primatas de menor porte do mundo. Para se ter uma ideia melhor, um macho adulto pesa, no máximo, 100 g e o seu corpo (excluindo-se a cauda) chega a 20 cm.
A cauda do Sagui-Leãozinho pode medir até 5 cm, aproximadamente.
Já as características da pelagem do Sagui-Leãozinho são variadas. Esses pequenos macacos podem apresentar uma mescla de pelos de castanho e dourado, ainda cinza, preto e amarelado.
A maioria, porém, apresenta características singulares, como manchas brancas na altura das bochechas, face escura, rabo com uma pelagem que formam anéis escuros e dorso também escuro. Um destaque é uma espécie de linha vertical formada por pelos brancos amarelados, sobre o dorso do Sagui-Leãozinho.
Apresenta uma pequena juba, o que lhes dá o nome popular de Sagui-Leãozinho.
Outra característica de destaque, que diferencia esse primata de muitos outros, é capacidade de rotatividade de seu pescoço. Com isso, o Sagui-Leãozinho consegue virar a sua cabeça a 180 º, além da presença de garras super afiadas, que permite facilmente subir no topo de árvores.
Mais um ponto relevante das características do Sagui-Leãozinho é sua estrutura dentária. Os dentes são fortes e afiados, permitindo que esses pequenos macacos retirem seiva de troncos de árvore para se alimentarem.
E, apesar de pequeno, o Sagui-Leãozinho, é um exímio saltador. Esses primatas conseguem atingir alturas de mais de 5 m.
Não apresentam grande longevidade. Em condições favoráveis, o Sagui-Leãozinho costuma viver até 10 anos.
Nome Científico do Sagui-Leãozinhio
O nome científico do Sagui-Leãozinhio é Cebuella pygmea.
A classificação científica completa desse primata é, de acordo com o biólogo e cientista Gray (1866):
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mamíferos
- Ordem: Primatas
- Subordem: Haplorhini
- Infraordem: Simiiformes
- Família: Callitrichidae
- Gênero: Cebuella
- Subespécies: Cebuella pygmaea pygmaea e Cebuella pygmaea niveiventris.
Habitat do Sagui-Leãozinho
Esse primata vive, especialmente, no Brasil (na região Amazônica, Cerrado e Caatinga), no Equador, na Colômbia, na Bolívia e no Peru.
Costumam habitar regiões onde os recursos naturais são abundantes, como alta concentração de água e de árvores frutíferas. Isso porque a base de sua dieta é composta por frutos, sementes, ervas e pequenos insetos.
Comportamento e Hábitos do Sagui-Leãozinho
O Sagui-Leãozinho costuma viver em grupos. Tais agrupamentos podem ter de 2 a 10 macacos. Em geral, cada grupo possui 1 ou 2 machos.
Esses primatas mantêm fortes laços afetivos entre os membros de um grupo. São, na maioria das vezes, pacatos e só entram em disputa quando o território está ameaçado.
As fêmeas dão à luz, normalmente, a 2 filhotes – um diferencial entre os primatas que, em geral, gestam apenas 1 filhotes. Pode ocorrer, no entanto, de uma fêmea de Sagui-Leãozinho dar à luz a 1 ou 3 macacos.
O período de gestação do Sagui-Leãozinho vai de 140 a 150 dias. Os cuidados dos filhotes são divididos entre a fêmea e o macho.
Como acontece com a maioria dos primatas, o filhote do Sagui-Leãozinho é bastante dependente de sua mãe, sendo carregado no colo até os 3 meses, em geral. A partir dessa idade, sob no dorso da fêmea e do macho.
O Sagui-Leãozinho alcança a maturidade sexual por volta dos 5 anos de vida. A partir dessa idade, já pode se acasalar.
Tem hábitos essencialmente diurnos. Costumam repousar a noite, em galhos de árvores.
Ameaças ao Sagui-Leãozinho
Embora a espécie não esteja na lista de animais em extinção, o Sagui-Leãozinho corre riscos, em especial, devido a devastação de seus habita natural. Também, a caça ilegal, tráfico e venda ilegal desses pequeninos macacos, que são adotados indevidamente como animais domésticos.
Assim como ocorre com outros primatas de porte pequeno, a aquisição de saguis-leãozinho acaba por estimular ainda mais a caça ilegal. Esses animais sofrem maus-tratos durante a captura e o transporte para as grandes cidades, podendo leva-los à morte.
Além disso, apesar de pacato, o Sagui-Leãozinho é um animal silvestre e mantê-lo em cativeiros ilegais pode torna-los agressivos, em especial, quando adultos.
A caça, comércio ou o porte ilegal (fora de cativeiros autorizados) de um Sagui-Leãozinho pode terminar em pena de multa, por crime ambiental, conforme a Lei Brasileira de Crimes Ambientais, art. 29 ao 37 da Lei nº 9.605/98.
Também é possível denunciar pessoas que cometem tais atos, ligando imediatamente para a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros ou Guarda Civil Municipal da sua região. A denúncia preserva o anonimato do delator.
Curiosidades Sobre o Sagui-Leãozinho
Você sabia que nos locais onde esses primatas vivem, eles podem se relacionar com os seres humanos? Se não ameaçados, o Sagui-Leãozinho pode até se divertir subindo nas costas das pessoas ou sendo alimentadas por elas.
Algumas fêmeas dessa espécie são tão pequeninas que acabam abortando naturalmente um de seus filhotes e dão à luz à apenas 1. Elas podem não suportar o peso de um dos filhotes ou não conseguir nutri-los adequadamente.
Em cativeiro, o Sagui-Leãozinho, ao invés de 10 anos, pode viver até 18 ou 20 anos de idade.
Sua maior defesa quando o território ou ele mesmo está ameaçado é o grito. Esses pequeninos macacos emitem sons agudos e estridentes, capaz de afugentar predadores ou invasores.
Sagui-Leãozinho X Mico Leão
Muitas vezes, é frequente confundir o Sagui-Leãozinho com o Mico Leão. Há realmente algumas semelhanças como o nome popular e a abundância da pelagem em torno da face, que se assemelha a juba de um leão.
No entanto, o Mico Leão é um primata de maior porte, podendo chegar até 80 cm (enquanto o Sagui-Leãozinho alcança até 20 cm de comprimento, como já fora mencionado). Além disso, o Mico Leão, especial, a subespécie dourada, está e extinção há décadas.