O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo mundo (primata). O nome Saguinus é de origem indígena e significa “olhos espertos” ou “olhos pequenos”.
O Brasil contabiliza mais de 130 espécies de primatas, tornando-se o país com maior número de primatas conhecidos, talvez por seus 6,7 milhões de quilômetros quadrados de florestas, onde são registradas desde as espécies mais comuns às mais raras.
O Saguinus mystax vive ao oeste dos rios Tapiche e Ucayali, no Peru e no Brasil, ao sul do rio Amazonas, ao sul do rio Solimões e a oeste do rio Juruá. A espécie pode ser encontrada, ainda, no Parque Nacional da Serrado Divisor, no Acre.
Subespécies de Saguinus Mystax:
- Saguinus mystax mystax – não é endêmico no Brasil. Ocorre também no Peru, e embora sem ampla distribuição podem ser encontrados em Áres Protegidas entre os rios Tefé e Javaré e nos estados do Acre e do Amazonas, onde nasce e reside. Já foram encontrados também ao sul do rio Solimões e ao oeste do rio Juruá. Corre o risco de ameaças.
- Saguinus mystax pileatus – natural do estado do Amazonas, onde é residente e nativo. Pode ser encontrado entre os rios Coari e Tefé. Suspeita-se que sua área de ocupação seja superior a 20 mil quilômetros. Sem identificação de ameaças.
- Saguinus mystax pluto – é natural do bioma da Amazônia, onde é residente e nativo. Sua distribuição é restrita ao Amazonas, entre os rios Coari e Purus. Não corre o risco de ameças.
Características
- A fêmea adulta pesa aproximadamente 511 gramas, enquanto o macho chega a pesar quase 600 gramas.
- Assim como o macho, a fêmea adulta mede cerca de 620 milímetros, incluindo a cauda.
- Vivem em pequenos grupos de um a quatro machos adultos e uma a quatro fêmeas adultas.
- Tanto o macho quanto a fêmea vivem cerca de 25 anos.
- Possuem o dedo polegar da mão muito curto.
- Têm unhas em forma de garras, com as quais se fixam nas árvores ao se alimentarem.
- Adoram estar em comunidade, em bandos pequenos ou grandes.
- Dormem todos juntos em ninhos feitos nas árvores, para se protegerem dos predadores.
- A função da cauda dos saguis é para que, ao pular de uma árvore para outra, se equilibrem melhor.
Procriação
- A maturidade sexual da fêmea é de um ano e cinco meses, enquanto no adulto se faz presente somente aos dois anos de idade.
- Geralmente, das quatro fêmeas do grupo, só uma produz.
- A fêmea acasala com vários machos e costuma ter filhotes gêmeos.
- O sistema de acasalamento social no grupo é poligâmico, mas a paternidade costuma ser de um único macho.
- As gestações duram pouco mais de cinco meses e o intervalo entre elas é de sete a oito meses.
- Possuem exacerbado instinto materno. Para que não se cansem, carregam os filhotes nas costas.
Alimentação
- Resinas de árvores
- Frutos
- Néctar
- Artrópodes
- Pequenos vertebrados
Habitat e Ameaças
- É radicado em floresta tropical de planíce (terra firme), floresta amazônica de baixada, fragmentos de florestas, florestas inundadas periodicamente, borda de florestas e florestas secundárias.
- Sua principal ameaça e a captura para ser usado como animal de estimação.
Curiosidades
- Os saguis adultos e subadultos compartilham a comida e carregam os filhotes.
- Descansam e mantêm contato corporal entre si, com raras agressões.
- Comunicam-se por meio de perfume anogenital e suprapúbico e chamadas altas como alarme, quando sentem predadores.
- Seus assobios são tão altos que se escuta de longe.
Primatas do Brasil
O Brasil possui o maior número de primatas do mundo: 110 espécies. Dessas espécies, 23 encontram-se na Mata Atlântica, sendo 18 endêmicos. Entre esses primatas estão saguis, micos, macacos-prego, micos-leões, barbados e muriquis. Grande parte está ameaçada de extinção devido às modificações de seus habitats, que influenciam em seus modos de vida.
Primatas da Mata Atlântica
- Sagui-de-kuhl (Callintrhis Kuhlii) – Estão distribuídos em uma pequena área do norte de Minas Gerais e no sudeste de Minas Gerais. Espécie quase ameaçada.
- Sagui-do-nordeste – Habitam os estados do Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe região noroeste da Bahia. Pouco ameaçados.
- Sagui-de-cara-branca (Callithrix geoffroyl) – Uma pequena porção habita o sul da Bahia, e outras podem ser encontradas em Minas Gerais e Espírito Santo. Baixo grau de ameaça.
- Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) – Está distribuído pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, em grau de segurança vulnerável.
- Sagui-da-cara-amarela ou sagui-taquara (Callithrix flaviceps) – Podem ser encontrados nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com perigo de ameaça.
- Mico-estrela (Callitrhix penicillata) – Habitam determinadas áreas dos estados de Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Maranhão, Piauí e Tocantins, em baixo grau de ameaça.
- Mico-leão-preto (Leontopithecus Chrysopygus) – Pode ser encontrado somente no Estado de São Paulo, em perigo de extinção.
- Mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus Chrysomelas) – Tem seu habitat em parte do sul da Bahia e pequena parte no note do estado de Minas Gerais, em perigo de extinção.
- Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) – Distribuídos no leste do Estado do Rio de Janeiro, em perigo de extinção.
- Mico-leão-de-cara-preta (Leontopithecus caissara) – Existem em pequenas porções nos estados do Paraná e São Paulo, em crítico perigo de extinção.
- Macaco-prego ou macaco-galego (Cebus flavius) – Vivem em parte dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, em crítico perigo de extinção.
- Macaco-prego-do-peito-amarelo (Cebus xanthosternos) – Distribuídos em pequenas porções na região sul do Sergipe e região nordeste de Minas Gerais, com parte na região leste da Bahia. Em crítico perigo de extinção.
- Macaco-prego ou mico-preto (Cebus robustus) – Ficam no sul da Bahia, região nordeste e central de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, em perigo de extinção.
- Macaco-prego ou mico-preto (Cebus nigritus) – Tem seus habitats nos em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, parte dos estados de Rio Grande do Sul e Minas Gerais e sul do Espírito Santo. Quase ameaçado de extinção.
Outros Primatas Brasileiros
- Sauá-de-coimbra (Callicebus coimbra).
- Sauá ou Guigó (Callicebus barbarabrownae).
- Sauá ou Guigó (Callicebus melanochir).
- Sauá ou Guigó (Callicebus nigrifrons).
- Sauá ou Guigó (Callicebus personatus).
- Guariba-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul).
- Barbado ou Bugio (Alouatta guariba).
- Muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus).
- Muriqui do Sul (Brachyteles arachnoides).
Classificação Científica
- Reino – Animalia
- Filo – Chordata
- Classe – Mammalia
- Ordem – Primates
- Família – Cebidae
- Subfamília – Callitrichinae
- Gênero – Saguinus
- Espécie – Smystax
- Nome binomial – Saguinus myxtax