Home / Animais / Sagui-da-Serra-Escuro: Características, Nome Cientifico e Fotos

Sagui-da-Serra-Escuro: Características, Nome Cientifico e Fotos

Saguis comuns são primatas do Novo Mundo. Seu alcance original era limitado ao nordeste do Brasil, mas a destruição de habitats nessa área é generalizada. As populações selvagens do sagui comum agora estão localizadas na floresta tropical costeira do sudeste do Brasil.

Sagui-da-Serra-Escuro, cujo nome científico é Callithrix aurita é endêmica da Mata Atlântica do sudeste do Brasil. Eles ocupam as florestas do sudeste do Brasil, na parte sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, e no leste e norte do estado de São Paulo. Eles são as espécies mais distribuídas do sul no gênero Callithrix.

Características

Sagui-da-Serra-Escuro
Sagui-da-Serra-Escuro

Sagui-da-Serra-Escuro vive em florestas subtropicais em elevação entre 400 a 500 m. Eles usam todas as partes da floresta. Eles parecem preferir forragear abaixo de 5 metros. Eles não transitam no chão a menos que estejam se alimentando.  Saguis comuns podem ser encontrados ao redor das bordas da floresta, em vez de profundamente dentro dela. Eles vivem em muitos tipos de florestas, incluindo plantações.

Descrição Física

O corpo de Callithix aurita é principalmente preto. A cauda é anulada em preto com preto e cinza. Existem manchas brancas na testa. O personagem mais marcante é o cabelo branco extremamente comprido que sai das orelhas.

Os incisivos inferiores são pequenos em comparação com outros Callithrix, porque esta espécie não usa seus incisivos para obter exsudatos de plantas, perfurando a casca das árvores.

O tamanho do corpo deles é pequeno. O sagui comum tem um comprimento de corpo de 12 a 15 cm, com um comprimento de cauda de 29,5 a 35 cm. As características distintivas dos saguis comuns incluem tufos de orelhas brancas e uma chama branca na testa. O pelo da cabeça é geralmente marrom escuro, enquanto o pelo das costas é de cor marrom acinzentado, com faixas transversais leves. Eles também têm faixas de cauda transversais muito pronunciadas.

Saguis-da-Serra-Escuro  aparentam  um mosqueado marrom, cinza e cor amarela com topetes da orelha brancos e caudas longas. Eles têm uma pele pálida no rosto, que escurece com a exposição ao sol, e um brilho branco na testa. Os bebês nascem com uma pelagem marrom e amarela e desenvolvem os tufos brancos da orelha e a chama na testa à medida que envelhecem. Os machos têm pesos médios ligeiramente mais altos que as fêmeas, com 256 g. e 236 g., respectivamente.

Adaptações Naturais

Membros do gênero Callithrix , os saguis comuns têm algumas adaptações únicas para este grupo e necessárias para sua dieta e estilo de vida arbóreo . Em todos, exceto no hálux (dedo grande do pé), eles têm unhas semelhantes a garras chamadas tegulae, em vez das unhas planas características (ungulae) de outros primatas, incluindo seres humanos.

A presença de unhas em forma de garra em vez de unhas verdadeiras ajuda os saguis comuns em seus padrões de locomoção semelhantes a esquilos. Eles se agarram verticalmente às árvores, correm quadruplicadamente através dos galhos e se movem entre as árvores saltando.

Gênero Callithrix
Gênero Callithrix

Outras características raras exibidas por calitriquinas são seus incisivos ampliados em forma de cinzel e ceco especializado (parte do intestino grosso) que são adaptações para uma dieta muito especializada.  Finalmente, os membros desse grupo tendem a dar à luz gêmeos não idênticos, o que é incomum para primatas.

Reprodução

A maioria das fêmeas Callithrix aurita dão à luz a dois jovens durante a primavera de cada ano. O período de gestação é de cerca de 170 dias, variando de 138 a 170 dias. Originalmente, pensava-se que os saguis comuns eram criaturas monogâmicas, formando laços de pares e criando seus filhotes como um time. Acreditava-se porque os saguis em cativeiro só eram criados com sucesso em uma situação de par. No entanto, recentemente foi descoberto que o sagui comum, juntamente com outras espécies de saguis e micos, é na verdade poliândrico (uma fêmea acasala com vários machos).

Na natureza, grupos de dois machos e uma fêmea são formados para acasalar e criar filhotes. As fêmeas acasalam quase igualmente com os dois machos enquanto estão no cio.Os gêmeos combinados podem ser iguais a 40% do peso corporal da fêmea. Os machos ajudam a fêmea a carregar os bebês, e geralmente se pensa que a poliandria nessa espécie se deve ao grande tamanho desses bebês e à energia necessária para criá-los.

Filhote de Sagui-da-Serra-Escuro
Filhote de Sagui-da-Serra-Escuro

Interação Social

Callithrix aurita forma grupos sociais. Os indivíduos podem entrar ou sair de grupos sociais quando quiserem. Devido à sua coloração e tamanho pequeno, são muito ágeis e difíceis de detectar e observar.  Os saguis comuns são diurnos e geralmente vivem em grupos de 2 a 13 indivíduos, que podem incluir grupos poliândricos acasalados e seus descendentes. A característica mais marcante do comportamento comum do sagui é o cuidado infantil não-materno (também encontrado em outros primatas de calitriquídeos). Machos e irmãos são rápidos em ajudar os saguis comuns da mãe nos cuidados com os bebês e, de fato, parece que essa ajuda é necessária para a sobrevivência do bebê.

Dieta

.Callithrix aurita é primariamente insetívoro. Sua dieta inclui formigas, cupins, larvas, lagartas, galhas de insetos e insetos de asas grandes. Esta espécie particular de sagui não se alimenta de exsudatos de plantas, como todas as outras espécies intimamente relacionadas.  Enquanto o sagui comum geralmente se alimenta da seiva das árvores, também se descobriu que esta espécie come insetos, aranhas, frutas, flores e néctar. Com menos frequência, eles foram observados alimentando-se de pequenos lagartos, ovos de pássaros, filhotes e sapos.

Sagui-da-Serra-Escuro Comendo
Sagui-da-Serra-Escuro Comendo

Ameaças

Devido ao seu pequeno tamanho corporal, os saguis comuns são vulneráveis ​​à predação por mamíferos e pássaros. Alguns predadores comuns incluem mustelídeos , felídeos , cobras arbóreas, corujas e aves de rapina. Os saguis comuns são muito vigilantes e têm chamadas de alarme especializadas que provocam certas respostas de evasão de outros membros do grupo, bem como comportamentos de assédio moral em relação a potenciais predadores.

Callithrix aurita são capturados como animais de estimação. Eles são apreciados por alguns europeus.  Por terem se adaptado à vida nas margens das florestas do sudeste do Brasil, os saguis comuns também aprenderam a tirar proveito das plantações na área. Em maior número, eles podem se tornar pragas para agricultores humanos.

Os saguis comuns são uma das espécies de calitriquídeos mais ameaçadas de extinção. A destruição completa de seu habitat no nordeste do Brasil ameaçou severamente as espécies, mas seu número em reservas no sudeste do Brasil parece estar crescendo.

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Um comentário

  1. Olá!!
    Na última foto do “Sagui-da-serra-escuro comendo” na realidade é o sagui-de tufo-branco (Callithrix jacchus), espécie natural da caatinga e exótica invasora no sudeste, que inclusive vem prejudicando o Sagui-da-serra-escuro devido ao cruzamento e hibridismo, com perda da variabilidade genética da espécie ameaçada! Caso consigam alterar será muito bom para não disseminar a informação errada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *