Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o sagui da serra, conhecido cientificamente pelo nome de Callithrix Flaviceps, esse animal é bem raro e só se desenvolvem em uma região muito restrita, no caso desse sagui ele apenas pode ser encontrado na região sudeste do nosso país. Geograficamente podemos destacar a região sul do estado do Espírito Santo, também a região norte do estado do Rio de Janeiro, podemos estender até o estado de Minas Gerais.
Nome Científico
Callithrix Flaviceps.
Descrição do Sagui da Serra
Esse animal em idade adulta pode chegar a pesar de 119 g a 710 g. O metabolismo desse animal tende a ser lento, por isso ele precisa se alimentar com bastante fibra.
Predadores do Sagui da Serra
O sagui da serra é um animal de pequeno porte e por isso enfrentam diversos predadores. Os predadores mais comuns são os falcões, as sucuris, também as jaguatiricas, alguns tucanos e alguns outros tipos de animais.
Como se Previnem de Seus Predadores
Esses animais precisam utilizar de algumas técnicas para driblar seus predadores que geralmente são bem maiores que eles.
- Uma das técnicas para se livrar de ataques aéreos é emitindo alguns sinais quase silenciosos, com a boca fechada eles assobiam avisando seus parceiros de grupo.
- Outra técnica é utilizar alarmes mais intensos. Dessa forma eles com a boca aberta conseguem emitir uma espécie de apito bem alto, assim seus colegas tem tempo para se esconder entre as árvores, e ficando bem quieto para não chamar a atenção. Para se esconderem esses animais são capazes de saltar entre os topos das árvores com 10 metros de distância.
- Precisam estar atentos também aos ataques que podem acontecer no chão, por isso quando notam alguma ameaça eles começam a se avisar entre eles do perigo, que pode ser uma cobra por exemplo. Assim eles se aglomeram em grupos para demonstrar força e desincentivar o ataque do predador. Emitir esses sons baixos costumam funcionar muito bem.
- Os guaxinins são outra ameaça da qual eles precisam se defender, utilizando a mesma técnica de avisarem uns aos outros e formando grandes grupos, nesse caso eles optarão por manter uma cerca distância de 15 a 20 metros do animal.
Outros ataques terrestres podem acontecer, ataques ainda mais ameaçadores e que iram exigir um pouco mais de atenção. Alguns animais maiores como o Tayara podem precisar que se reúnam em grupos maiores e emitam sons ainda mais alto com a intenção de assustar o seu predador.
A Comunicação do Sagui da Serra
A comunicação desses animais é feita de diversas formas, a utilização de suas vocalizações são utilizadas de acordo com a necessidade de cada situação. Quando precisam se comunicar em pequenos grupos eles vocalizam de forma a alcançar uma curta distância. Quando outros grupos mais distante precisam ser atingidos essa vocalização fica mais forte e mais alta, alcançando grandes distâncias.
Aviso de Comida A Vista
As vocalizações de comunicação também são muito utilizadas para avisar que comida foi encontrada, quando um animal já adulto encontra uma fonte de comida emite uma vocalização ao grupo para avisar. Os saguis mais jovens saem correndo em direção ao som e emitindo vocalizações que demonstram empolgação com a notícia.
A fêmea que domina o grupo boa parte das vezes também pode emitir sons que demonstram satisfação de ter alimento por perto.
Enquanto a comida não for oferecida aos pequenos e as fêmeas eles tendem a vocalizar demonstrando estar com fome.
Dieta do Sagui da Serra
Esse animal tem uma alimentação bastante variada entre frutos, extratos de plantas entre outros que compõem grande parte de sua dieta. Uma pequena fatia de toda a sua alimentação pode conter ovos de pássaros e até alguns filhotes. Interessante notar que a maior parte dos saguis costuma ter uma alimentação onívora. Essa espécie em específicos tem uma alimentação de maior parte fungívora e também insetívora.
Eles podem se alimentar de animais invertebrados, vertebrados também. Podemos citar grilos, gafanhotos, animais do tipo fasmídeos, pererecas e também lagartas.
Sagui da Terra e os Fungos
Como dissemos acima esse sagui inclui diversos tipos de fungos na sua alimentação, esses fungos podem ser vistos na base de plantas como o bambu por exemplo. O que favorece bastante esse tipo de alimentação é fato do habitat do animal que geralmente favorece o aparecimento de diversos tipos de fungos, dessa forma eles nunca ficarão sem alimentos já que eles aparecem o ano inteiro.
Diferente das outras fontes de alimento como as frutas e vegetais que dependem de sazonalidade, e não ficam disponíveis o ano inteiro. Os fungos são seus alimentos preferidos, e também tem um importante papel de nutrição do animal, muito superior a outros tipos de comida que ele pode consumir.
Sagui da Serra Escuro
Vamos destacar também o Sagui da Serra escuro, que é da mesma família do sagui da terra. Ele é popularmente conhecido também pelo nome de sagui estrela preto. Também é um animal de pequeno porte, e não ultrapassar 400 g no total de peso.
Características Físicas do Sagui da Serra Escuro
Um animal também pequeno, a coloração do seu pêlo geralmente é da cor preta e pode possuir algumas manchas de coloração ruiva. A cauda desse sagui é um grande destaque, já que embora acompanhe a coloração escura pode conter listras brancas por todo comprimento dando uma característica muito peculiar a este animal.
Habitat do Sagui da Serra Escuro
Esse sagui fica restrito a região da Mata Atlântica, por este motivo o risco de extinção é eminente já que o desmatamento dessa floresta é constante. Ele precisa disputar alimentos com outros tipos de sagui também, o sagui de tufos brancos foi inserido nessa floresta de maneira ilegal e ameaça a espécie.
Convívio em Grupo
Esses animais costumam viver em grupos com no máximo 7 animais, nele apenas uma fêmea domina.