Breve Contexto Histórico dos Rottweilers Pretos
O Rottweiler Preto é um cão consideravelmente grande, pertencente a uma raça antiga que aparenta ser bastante brava. Eram bastante comuns na idade médica acompanharem os romanos e suas legiões de soldados por onde fossem. Ainda que pareçam ser cachorros bravos e maus, na verdade os rottweilers são muito dóceis e amorosos, bastante apegados com os seus donos.
A expressão Rottweiller surgiu a partir da denominação de uma cidade, chamada Rottwill, cujo significado é Terra Vermelha. Após o fim das atividades das legiões, os soldados foram embora e os cachorros ficaram sendo cuidados pelas pessoas da comunidade respectiva. Esta época ficou marcada em 250 d.c, e a chegada dos Rottweilers na América está datada no ano de 1931.
Características
Os Rottweilers pretos possuem pelos que podem ter uma variação ou mistura com a cor dourada. A perda dos seus pelos não exagerada, mas ainda assim acontece durante um ano inteiro. Com isso, é aconselhável que escove os pelos desses bichinhos diariamente, a fim de evitar grandes quedas. Consequentemente, ele estará sempre brilhoso, pois a escovação trata da boa aparência do seu cão!
Personalidade
Essa raça de cachorros é bastante energética, mas ao mesmo tempo são bastante obedientes. Possuem ainda, uma inteligência inigualável, são bastante territorialistas, apegados aos seus donos, e possuem uma tendência grande em relação aos latidos constantes. É muito comum que esses animais tenham muita aproximação com crianças, mas em relação a outras espécies ou raças de cães, não são tão amigáveis assim.
Alguns rottweilers são bastante alegres, desengonçados e outros, o oposto! Extremamente sérios e quietos. Adoram crianças mas por serem cães muito fortes e grandes, é preciso estar sempre perto nestes momentos para que sejam evitados acidentes indesejados!
Ainda, são bastante territorialistas, adoram estar na companhia dos seus donos e também gostam muito de atenção e carinho. Mas qual é o cachorrinho que não gosta dessas coisas, não é mesmo?! Mas uma observação importante deve ser preconizada: Para que tenham uma personalidade dócil, amorosa, sociável, é preciso que estes sejam costumes passados desde quando são filhotes. Se os cachorros independentemente da raça são criados aos maus tratos, com agressão e uma série de maldades e imprudências, até as raças conhecidas pelo caráter mais dócil apresentará reações agressivas, serão bravos e não serão sociáveis.
Dessa forma, havendo esta socialização devida desde cedo, problemas futuros serão evitados. Inclusive por suas características territorialistas, pois se foram bem educados, quando terceiros chegarem em seus territórios e perto dos seus donos, saberão se comportar adequadamente, pois possuem uma inteligência e obediência implacáveis.
Saúde dos Rottweilers
Os Rottweilers podem apresentar algumas doenças de cunho genético, como a displasia coxofemural nos quadris, que causa um grande desconforto e atrapalha as atividades do cão por uma má formação nos ossos da bacia; Também, podem ser insurgentes problemas no estômago e intestino, pois são bastante frágeis. Dessa forma, o primeiro problema de saúde apontado pode, em casos gravíssimos, impedir totalmente a locomoção do rottweiler. Assim, o ideal é que sejam realizados exames constantes desde filhotes, uma vez que a doença possui caráter genético. Mas é importante salientar que esta má formação também pode ser provocada pelo excesso de atividades do cão, ou ainda, pelo piso da sua casa, pois são cachorros fortes e de grande peso, e essas qualificações influenciam em sua saúde.
Em relação aos problemas gastrointestinais, é válido salientar que a alimentação dos cachorros desta raça deve ser realizada por uma ótima qualidade e contar com muito equilíbrio. Pois, como foi mencionado anteriormente, eles possuem uma maior sensibilidade estomacal, podendo adoecer a qualquer momento. Assim, alguns veterinários aconselham que quando filhotes, os rottweilers recebam três vacinas que impedem alguns vírus que causam esses problemas.
A expectativa de vida desses bichinhos varia entre 8 e 10 anos. Para que alcance o maior tempo de vida, é necessário tomar todos os cuidados relativos à vacinação, visitas ao veterinário e às brincadeiras e passeios descontraídos com o cãozinho, pois precisam realizar atividades físicas diariamente, moderadamente.
Curiosidades Sobre A Raça
No livro A Inteligência dos Cães do autor Stanley Coren, os Rottweilers ocupam a 9 raça de cão mais inteligente, por serem mais passíveis aos treinamentos realizados. Isso é justificável pelo fato de serem bastante apegados aos donos, então todo e qualquer mandado será atendido para agradá-los. Não é fofo?! Além disso, fazem de tudo pela proteção da sua família adotante, e neste aspecto é preciso treino para que não haja de maneira agressiva em relação a estranhos. Uma outra curiosidade interessante é que a raça Rottweiler é uma das 10 raças preferidas pelos brasileiros, e em alguns locais, é permitido o corte do rabinho deste cão. Aqui no Brasil, isto é proibido.
Assim, esta é uma raça de cães bastante socializável, bastando o treinamento devido desde a sua fase como filhote. Amáveis e dóceis, os rottweilers protegem os seus donos e são muito brincalhões com as crianças. Com os cuidados necessários à sua saúde, podem viver até uma década sendo um ótimo companheiro. Territorialistas, adoram ter toda a atenção dos seus donos em seus lares.
Se você pretende ou tem um cãozinho como este, é aconselhável adotá-lo ainda filhote, para viabilizar um treinamento devido desde então, sendo também necessário estar sempre atento à vacinação dos mesmos. Pois, como dito anteriormente, alguns vírus podem ser totalmente nocivos à sua saúde, e não apenas à situação gastrointestinal do animal, mas à saúde em geral do cão. Logo, é preciso ter atenção às pulgas, à incidência de vermes, e uma série de problemas que podem colocar a vida do seu cão em risco. Para isso, basta prestar atenção nos sinais diferentes que eles passam a apresentar em seus comportamentos.
Por fim, é importantíssimo que as visitas ao veterinário estejam em dias, e que esta prática seja constante. É válido salientar novamente que as atividades físicas desses animais são imprescindíveis à saúde e ao humor do cãozinho, desde que sejam realizadas sem exageros. A alimentação deve acompanhar as atividades físicas assim como nos seres humanos, e para isso, é necessário de uma nutrição balanceada, de alta qualidade com bastante equilíbrio.