Podemos sempre dizer que a fauna de nosso planeta é extremamente diversificada e rica, o que faz com que diversos animais acabem ficando mais esquecidos ou até mesmo que as pessoas passem a vida inteira sem conhecê-los, o que é extremamente normal quando levamos em consideração a quantidade de animais existentes no mundo.
O rinoceronte é um animal que possui grande visibilidade por causa de seu tamanho e sua história, ambos fazem com que ele seja constantemente lembrado pelas pessoas ao redor de todo o mundo, algo extremamente interessante.
Apesar disso, algumas espécies desse animal ainda se encontram marginalizadas e isso é algo extremamente ruim. E é exatamente por isso que devemos estudá-las de maneira mais aprofundada.
Por esse motivo, vamos agora ver mais informações sobre o rinoceronte preto. Continue lendo para saber se ele foi extinto na natureza, quais as suas características, qual o seu nome científico e muitas outras coisas, além de ver fotos!
Características Do Rinoceronte Preto
O rinoceronte negro também pode ser conhecido popularmente como rinoceronte negro, sendo que o seu nome científico é Diceros birconis. Esse é um animal que habita o continente africano, juntamente com o rinoceronte branco.
Apesar de possuir esse nome, o rinoceronte negro na realidade possui a pele cinza, e o nome “negro” provavelmente foi apenas um erro de tradução do nome popular, o que é comum acontecer com idiomas muito diferentes.
Ele é considerado a terceira maior espécie de rinoceronte do mundo, podendo pesar até 1,3 toneladas e podendo medir até mesmo 3,5 metros de comprimento, o que mostra como esse animal pode ser extremamente grande.
Além de tudo isso, podemos citar o seu chifre na frente da face, que é alvo de muitos caçadores que visam vender essa parte do corpo do animal para o mercado ilegal, já que ela custa um preço extremamente alto.
Esse rinoceronte se encontra em uma situação extremamente delicada na natureza, e é exatamente por isso que é tão necessário que as pessoas pesquisem mais sobre a espécie, a conheçam e saibam que ela corre muitos riscos na natureza.
Caso você ainda tenha alguma dúvida com relação à situação do rinoceronte preto na natureza nesse momento, vamos falar no tópico seguinte um pouco mais sobre isso.
O Rinoceronte Preto Está Extinto?
Atualmente, podemos dizer que o rinoceronte negro está classificado como CR (criticamente em perigo) na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, e isso tem um significado extremamente ruim para a conservação desse animal.
Basicamente, esse animal já desapareceu do meio natural e agora existe apenas em cativeiro, local onde os cientistas estão trabalhando para preservar a espécie e tentar fazer com que novos exemplares nasçam para, em um futuro muito distante, tentar introduzir o animal na natureza novamente.
Ainda essa semana notícias publicaram que um exemplar de rinoceronte negro morreu por conta da idade em uma cativeiro, e isso serve apenas para mostrar que muito provavelmente esse animal será completamente extinto da natureza dentro de muito pouco tempo.
Portanto, o rinoceronte negro ainda não foi completamente extinto, mas a verdade é que ele nem deve mais ser levado em consideração quando falamos de fauna, pois ele não está mais presente na natureza e também muito provavelmente irá desaparecer logo.
Nome Científico Do Rinoceronte Preto
O nome científico de qualquer ser vivo é essencial para que os estudos sobre uma determinada espécie fiquem ainda mais precisos, específicos e de muita qualidade. Isso porque ele ajuda a indicar algumas características essenciais sobre o animal.
Esse nome é formado pelo gênero do animal e sua espécie, o que significa que apenas com um nome você já pode descobrir a quais grupos aquele animal pertence, quais são algumas das suas características e muito mais.
O nome científico do rinoceronte negro é Diceros birconis, e isso significa que ele faz parte do gênero Diceros e mais especificamente faz parte da espécie birconis. Assim, já conseguimos descobrir com quais outros animais ele compartilha o gênero e quais características ele possui para se diferenciar em uma espécie própria, que nesse caso é a birconis.
Portanto, agora você já sabe o nome cientifico do rinoceronte negro e pode ter os seus estudos ainda mais aprofundados caso queira estudar sobre o animal em outros idiomas ou até mesmo de maneira mais cientifica por meio de pesquisas com linguagem acadêmica.
A Extinção Em Massa Dos Rinocerontes
Engana-se quem pensa que o rinoceronte preto é o único ameaçado na natureza atualmente. A verdade é que existem 5 espécies de rinoceronte ainda vivas, e de todas elas apenas uma espécie não se encontra tão ameaçada, sendo caracterizada como vulnerável na natureza, o que mesmo assim já é algo ruim.
Porém, a verdade é que não existe nenhum explicação natural para a extinção dos rinocerontes, apenas a ação do ser humano que é cada vez mais nociva e está causando diversos danos irreversíveis a praticamente todas as espécies animais em nosso fauna.
Os principais motivos para essa extinção em massa dos rinocerontes são: perda do habitat natural causada pelo aumento desenfreado dos centros urbanos e caça ilegal em demanda monstruosa, principalmente por conta da pele e do chifre desse animal, ambos vendidos a preços extremamente altos e absurdos no mercado ilegal.
Logo, podemos perceber que não existe nenhuma causa natural para a extinção dessas espécies, todas essas causas são resultado da ação humana e é exatamente por isso que devemos tomar ciência das espécies animais que habitam nosso planeta conosco, já que apenas conhecendo os animais podemos protegê-los da melhor forma possível.
Por isso, sempre tente dar grande visibilidade para os animais que estão ameaçados de extinção, se a caça ilegal recebesse medidas de punição mais fortes e duras, com certeza muitos animais ainda estariam em nosso planeta para completar a nossa fauna tão rica que vem perdendo essa riqueza.
Quer saber ainda mais informações sobre os rinocerontes? Sem problemas, sempre temos o texto certo para você! Leia também aqui em nosso site: Lista de Espécies de Rinocerontes Já Extintos no Mundo