Você provavelmente já ouviu falar sobre rinocerontes, geralmente eles são caracterizados como um animal grande, que possui um ou dois chifres, dependendo de sua espécie, que também possui uma pele muito grossa e cascos, e além de tudo isso, ele é um mamífero. No total existem cinco espécies de rinocerontes (Branco, Preto, de Java, Indiano e de Sumatra), e infelizmente, todas essas espécies já estiveram em risco de extinção, isso ocorre devido a caças ilegais.
O rinoceronte de Java é o que está em mais perigo de ser totalmente extinto, pois alegam que deve existir menos de 60 indivíduos dessa espécie e esse número talvez já não seja mais suficiente para garantir a continuidade da espécie. Também é o mamífero de grande porte mais raro da Terra.
Ele é um rinoceronte asiático, que pertence ao mesmo gênero que o rinoceronte indiano, possuindo muitas características semelhantes. É conhecido cientificamente como Rhinoceros sondaicus.
Por ele ser um animal que prefere viver solitário e habitar uma área de instabilidade politica, os cientistas e conservacionistas raramente conseguiram estudar esse animal em seu ambiente natural. Isso faz com que essa espécie se torne a espécie de rinoceronte menos conhecida.
Foi Extinto?
Geralmente as espécies de rinocerontes são muito caçadas devido ao seu chifre e com os rinocerontes de Java, não é muito diferente. Acreditam que o chifre dele possui um importante papel na medicina da Indonésia. Além disso, eles entraram em extinção também por causa da perda de seu habitat natural. Hoje, mesmo esses rinocerontes estando protegidos nas reservas, eles ainda correm um grande risco de extinção, devido à perda de diversidade genética e por causa de doenças.
Atualmente existem cerca de 50 animais sobrevivendo em habitat selvagem, existindo apenas 2 subespécies. Uma subespécie vive na Indonésia (Rhinoceros Sondaicus Sondaicus) e outra vive no Vietnã (Rhinoceros Sondaicus Annamiticus).
Características
Como já dizemos, o rinoceronte de Java possui muitas características semelhantes ao rinoceronte da Índia, uma delas é o fato dele possuir apenas um chifre. O chifre do rinoceronte de Java chega a medir no máximo 25 cm, enquanto o da Índia mede em torno de 50 cm, as fêmeas geralmente não possuem chifres. Possuem uma pela marrom meio acinzentada. Não possuem pelo na maior parte do seu corpo, apenas em volta de sua orelha e um pouquinho em sua cauda.
Este grande rinoceronte asiático geralmente tem 1, 60 a 1, 70 m de altura, medem aproximadamente 3000 cm de comprimento e pesam entre de 1500 e 2000 kg, e sua calda pode medir até 70 cm. As fêmeas são maiores que os machos, o que é um fato raro dentro do reino animal. A estimativa de vida é de até 34 anos vivendo em habitat natural (porém sempre foi raro de encontra-los em seu verdadeiro habitat) e 21 em cativeiro.
Como em todas as outras espécies de rinocerontes, eles possuem a audição e o olfato bastante desenvolvidos e a visão pouco desenvolvida.
Habitat
Os rinocerontes de Java preferem viver em lugares mais fechados, que tenham uma grande vegetação ou pântano, para correrem menos o risco de serem alvos dos caçadores. Vivem em densas florestas tropicais da Ilha de Java, ao sul da Indonésia, e em algumas regiões do Vietnã. Costumam habitar lugares da floresta que sejam perto de rios.
Antigamente, eles viviam mais em lugares baixos, mas com o aumento da população e a expansão das cidades, eles acabaram indo parar em regiões mais altas.
Os machos marcam seu território com pilhas de excrementos e pela pulverização de urina.
Alimentação
O rinoceronte de Java é um animal herbívoro, ou seja, que se alimenta apenas de plantas. Sendo assim, ele se alimenta de diversas espécies de plantas, especialmente de seus galhos, brotos, folhas novas e frutos que já caíram no chão. Boa parte das plantas que essa espécie de rinoceronte come, crescem em áreas ensolaradas.
Essa é a espécie de rinocerontes que consegue se adaptar mais em relação à alimentação. Atualmente eles se alimentam exclusivamente de folhas de árvores, mas acredita-se que antigamente eles se alimentavam tanto de folhas de árvores como de gramíneas.
Os rinocerontes devem ingerir em média de 50 quilos de comida diariamente. O rinoceronte de Java necessita de sal em sua dieta alimentícia. Quando eles habitaram Ujung Kulon, eles não tinham reservas de sal, provavelmente por conta disso, os rinocerontes desse local já foram vistos bebendo água do mar, muito provável que eles fizeram isso para suprir dessa necessidade nutricional.
Reprodução
O rinoceronte de Java geralmente tem hábitos solitários, porém, em sua época reprodutiva ele anda em casal e após a gestação ele vive com a mãe e seus filhotes. A fêmea atinge a maturidade sexual dentre os seus 3 e 4 anos de idade, enquanto os machos se desenvolvem sexualmente apenas aos 6 anos. A gestação dura em média 16 a 19 meses. Os intervalos entre os nascimentos dessa espécie são de 2 a 3 anos. Normalmente nasce apenas um filhote por gravidez, esse que ira ficar sob os cuidados da mãe até que ela engravide novamente. O filhote é desmamado por volta de seus 2 anos de idade.
Curiosidades
Às vezes, os rinocerontes dessa espécie se juntam em pequenos grupos para lamberem sal ou mergulharem na lama. O fato de eles mergulharem na lama já é um comportamento típico de todos os rinocerontes. Essa atividade permite manter a temperatura corporal fresca e também serve para ajudar a prevenir doenças e infestação de parasitas. Os rinocerontes de Java geralmente não cavam seus espaços para mergulharem na lama, eles acabam preferindo usar os espaços feitos por outros animais ou até mesmo fossas naturais, e se os espaços forem pequenos para eles, eles usam seus chifres para amentar o tamanho. Eles lamberem sal também é muito importante, pois eles precisam muito dos nutrientes que estão no sal.
O rinoceronte é o segundo maior mamífero terrestre, só perdendo o primeiro lugar para o elefante africano.
Outra curiosidade sobre os rinocerontes em geral, é que eles possuem uma das peles mais grossas do reino animal (2,5 cm). Outra coisa muito interessante é o fato da pele deles ser auto cicatrizante, é uma das peles que se cicatriza mais rápido, e até para os cientistas isso ainda é uma incógnita.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então acesse esse link: Ciclo de Vida do Rinoceronte: Quantos Anos Eles Vivem?