Os texugos medem até cerca de 80 cm. de comprimento da cabeça à cauda. Os texugos pesam entre 4 a 12 kg. O corpo é achatado e as pernas são curtas e encorpadas. O pelo nas costas e nas laterais do animal varia de acinzentado a avermelhado. A barriga tem uma cor amarelada. O rosto do texugo é distinto. A garganta e o queixo são esbranquiçados e o rosto tem manchas pretas. Uma listra branca se estende por cima da cabeça pelo nariz.
Reprodução do Texugo:
Hábitos
Os texugos são noturnos, o que significa que eles são mais ativos à noite e dormem durante o dia, são animais que caracteristicamente têm membros fortes e garras afiadas que os ajudam a cavar tocas e a encontrar comida no subsolo. Eles constroem seus lares cavando túneis e cavernas e usam grama e folhas como cama. Suas tocas possuem uma câmara especial reservada como banheiro porque os texugos são criaturas de excelentes hábitos sanitários.
Como os texugos são noturnos, sua presença é frequentemente evidenciada por escavações extensas, em vez de avistamentos reais. As tocas são mais achatadas do que as tocas de marmotas e são moldadas em meias luas, o que está de acordo com a forma geral do corpo do texugo. Geralmente, os túneis são encontrados em solos bem drenados.
Comportamento
Muitas espécies de texugos são gregários e vivem em grupos que compartilham território e tocas que podem durar séculos e ser utilizadas por muitas gerações de texugos. Um complexo de tocas e túneis pode ter de 20 a 100 mts. ou mais. Os texugos são animais muito poderosos, mas não são agressivos a menos que sejam provocados. De fato, em vez de se engajar em uma briga, os texugos costumam cavar-se em um buraco para a defesa.
Senso de olfato é o sentido mais importante para filhotes de texugos, já que os primeiros dois meses ou mais de suas vidas são gastos na escuridão abaixo do solo, onde o olfato, a audição e o tato são muito mais úteis do que a visão. Mesmo com três meses de idade, os filhotes ainda são muito míopes.
Seguindo o exemplo de seus pais, eles também aprendem a usar as “latrinas” localizadas perto do local.Roupa de cama limpa e seca é de grande importância para a sobrevivência dos filhotes.
Uma câmara cheia de feno, palha e samambaia atua como um eficiente isolante de calor, ajudando os filhotes a conservar o calor do corpo. A palha impedirá que os filhotes sejam muito maltratados por correntes de ar frio; e ele irá isolar seus pequenos corpos do solo frio abaixo de onde eles se deitam.
Acasalamento
O estro (o período receptivo da fêmea) dura entre quatro e seis dias, durante os quais uma fêmea pode acasalar com vários machos. Durante o cortejo, o macho irá perseguir a fêmea e ele morderá a nuca durante o coito. Há relatos descrevendo um comportamento curioso durante o qual a fêmea corre em círculo, primeiro no sentido horário, depois no sentido anti-horário, antes do acasalamento.
O primeiro sinal de interesse demonstrado pela fêmea é muitas vezes a elevação da cauda em uma posição vertical e a emissão de um ronronar alto e muitas vezes contínuo e profundo. Ele pode então se aproximar com um movimento arrastado, dando pequenos passos com as pernas mantidas bastante rígidas.
Outras descrições notam a presença de aliciamento mútuo e chutes no chão pela fêmea imediatamente antes do acasalamento, que podem durar de dez minutos a uma hora e meia. Períodos curtos de acasalamento entre dois a cinco minutos parecem indicar que a fêmea não é totalmente receptiva. A promiscuidade de texugos possibilita que fêmeas possam se mudarem para territórios vizinhos, onde aparentemente são livres para se misturarem e freqüentemente se acasalarem com outros texugos.
Reprodução do Texugo: Período de Gestação
Os texugos só têm uma ninhada por ano, acasalam no outono, mas os jovens não começam a se desenvolver dentro do corpo da mãe até fevereiro, devido ao implante tardio. Durante o inverno, texugos passam longos períodos no subsolo quando dão à luz entre janeiro e março. No início da primavera, uma ninhada de dois a cinco jovens nascem em uma toca forrada de grama nas câmaras subterrâneas.
O implante tardio prejudica a definição correta da duração da gestação, entre o tempo da concepção e o nascimento , durante o qual o embrião ou feto se desenvolvem no útero . Esta definição levanta dificuldades ocasionais porque em algumas espécies (por exemplo, macacos e homem) o tempo exato da concepção pode não ser conhecido. Nesses casos, o início da gestação geralmente é datado de algum ponto bem definido do ciclo reprodutivo (por exemplo, o início do período menstrual anterior).
Reprodução do Texugo: Filhotes
Em comum com todos os mamíferos, os jovens são altricial (isto é, nascidos cegos e indefesos). Os texugos neonatais (recém-nascidos) são finos com pelo cinza claro e medem cerca de 12 cm Os filhotes têm seus primeiros dentes com cerca de quatro semanas e seus olhos abrem após cerca de cinco semanas de cinco semanas.Os filhotes de texugo são inicialmente dependentes do leite produzido pela mãe.
Filhotes permanecem na câmara de parto até completar oito semanas de idade quando são desmamados. Neste momento, eles começam a se aventurar fora da casa subterrânea em viagens de caça. No outono, depois que os jovens aprenderam a caçar sozinhos, a família se separa e os animais se tornam um tanto solitários.
Os texugos amadurecem entre os 12 a 15 meses de idade, embora os machos possam amadurecer em até dois anos e as fêmeas possam começar a ovular mais cedo ou mais tarde que a média. Sua expectativa de vida na natureza é desconhecida, mas eles viveram 13 anos em cativeiro.
Distribuição
Os texugos são encontrados principalmente na região das Grandes Planícies da América do Norte. Os texugos ocorrem no norte, através das províncias canadenses do centro-oeste, em habitat apropriado em todo o oeste dos Estados Unidos, e no sul em todas as áreas montanhosas do México. Eles expandiram seu alcance desde a virada do século 20 e agora são encontrados a leste de Ontário, no Canadá.