Em caso de gravidez, normalmente, antes de qualquer alteração física, seu shih-tzu mostra uma mudança de comportamento . Diferente de algumas raças, a fêmea Shih Tzu geralmente mostra uma mudança acentuada, como uma mudança de ativa para calma ou vice-versa. Instintos de nidificação podem se desenvolver rapidamente.
Há também mudanças físicas:
Seus mamilos se tornarão maiores e mais firmes. Alguns que estavam ocultos anteriormente agora serão exibidos;
As glândulas mamárias aumentarão. Para cadelas que já tiveram uma ninhada antes, a mama parecer mais flácida;
Sua vulva ficará e permanecerá inchada;
O aumento do apetite geralmente aparece até o final da terceira semana;
Sua barriga aumentará rapidamente; isso geralmente será óbvio na quarta semana.
Como Ter Certeza da Gravidez Shih-Tzu
A maioria dos proprietários não quer esperar até a terceira ou quarta semana, quando os sinais se tornarem bastante óbvios, por isso é comum querer descobrir imediatamente.
Para confirmar se um Shih Tzu está grávida, você precisará que o veterinário realize um teste. Existem várias opções:
No 22º dia , um exame de sangue será preciso;
No 28º dia , um ultrassom pode confirmar a gravidez e os veterinários mais experientes poderão saber por palpação do abdômen;
No 42º dia , um raio-x pode confirmar como os ossos estão calcificados; no entanto, é muito tarde para testar a gravidez e, em vez disso, é feito para determinar quantos filhotes esperar.
Qual o Período de Gestação Shih-Tzu
O período de gestação do Shih Tzu é de 63 dias em média. É o mesmo para cães de todos os tamanhos, de brinquedos a raças gigantes.
Shih-Tzu pode ter um parto prematuro, assim como os humanos, ou pode precisar de uma cesariana, se o parto não ocorrer naturalmente, no entanto, isso é raro.
O período de gestação passa rapidamente, portanto, aos primeiros sinais, devem ser tomadas medidas para manter seu cão saudável e feliz.
Se você manteve seu Shih Tzu em uma dieta equilibrada até este ponto, então seu animal tem a base necessária para uma boa saúde e um período de gestação sem transtornos. Caso contrário, é recomendável fazer uma alteração alimentar e a maioria dos veterinários recomenda uma fórmula para filhotes, pois é mais rica em gorduras saudáveis.
Não se esqueça de fornecer alimentos de alta qualidade; isso ocorre porque marcas inferiores com alto teor de cargas, subprodutos ou produtos químicos afetarão o nível de nutrição que é transmitido aos fetos em crescimento.
Não dê a ela nenhum alimento extra além do normal até a terceira semana, a menos que ela pareça estar com muita fome. Para a quarta semana , os alimentos devem aumentar gradualmente até 25% a mais, com porções maiores a cada semana.
Não dê cálcio extra ao Shih Tzu, seja através de alimentos ou suplementos. O cálcio extra tem sido associado à eclâmpsia, partos difíceis, depósitos de cálcio nos tecidos moles e anormalidades nas articulações dos filhotes.
Preparativos Para o Parto
Durante as primeiras duas semanas, a rotina de exercícios deve permanecer a mesma. No entanto, da terceira a nona semana, atividades pesadas, como saltos ou corridas completas, devem ser limitadas. No entanto, continue levando seu Shih Tzu para caminhadas diárias. Você quer que ela fique em forma para estar pronta para a entrega.
Leve seu Shih Tzu ao veterinário regular ao primeiro sinal de possíveis filhotes a caminho. É vital saber se a área do quadril e pélvico do seu Shih Tzu permitirá um parto natural e você deseja que ela faça uma triagem completa da saúde.
Na quarta semana, um veterinário experiente será capaz de sentir quantos filhotes estão crescendo na barriga do seu cão simplesmente pelo toque. Os ossos ficam calcificados na sexta semana e é nesse momento que o raio-x mostra exatamente quantos filhotes estão sendo gerados.
Algumas raças de brinquedo têm apenas 1 a 3 filhotes. O Shih Tzu, enquanto uma raça de brinquedo, tem uma ninhada relativamente maior. A ninhada média do Shih Tzu é 3, com um intervalo de 1 a 5 sendo considerado normal; no entanto, alguns casos, um Shih Tzu pode ter uma ninhada ainda maior.
O Local do Parto
O local do parto deve ser discutido o mais rápido possível com o veterinário do seu cão. O parto não é normalmente feito no consultório do veterinário; embora um bom veterinário esteja envolvido e a apenas um telefonema de distância. Seu veterinário pode conhecer os donos de cães que têm experiência com isso e gostariam de ir à sua casa para oferecer ajuda.
Se for determinado que uma cesariana deve ser realizada, é claro que isso será feito em um hospital de animais. As cesarianas são planejadas quando se determina que o tamanho pélvico da barragem simplesmente não acomoda o parto, se houver riscos de complicações ou por um posicionamento incomum dos fetos.
Normalmente, cria-se uma área de parto em casa, onde sua Shih Tzu grávida fica curiosa e passa a usá-la como área de descanso. Isso não é obrigatório, mas se ela o fizer, incentive isso. Providencia que esta área de parto seja fácil de acessar, mas em um local que oferece privacidade. O canto da sala de estar, cozinha ou varandas são boas escolhas.
É importante que ela esteja visível. Depois que ela tiver seus filhotes, ela permanecerá lá por algum tempo enquanto eles estão sendo amamentados. E essa será a área em que os recém-nascidos vivem nas primeiras duas semanas.
A Hora do Parto
Na hora do parto, algumas pessoas usam jornais limpos ou lençóis e mantas velhos, no entanto, toalhas de parto funcionam bem, pois a entrega gera muito líquido que devem ser limpos rapidamente. As toalhas de parto são impermeáveis de um lado e super absorventes do outro.
Quando a temperatura corporal do animal cai, este é o seu sinal para se preparar. A partir do 58º dia, meça a temperatura da Shih-Tzu uma vez por dia. A partir do 60º dia, meça duas a três vezes por dia.
A temperatura corporal normal do seu cão está entre 38,3 a 39,17 graus Celsius. Quando a temperatura cair abaixo de 37,77 graus, as contrações deverão começar dentro de 24 horas.
À medida que as contrações se tornam mais fortes, a cadela pode parecer inquieta ou chorosa. Muitas pessoas se perguntam se um cão sente dor ou em que grau. Embora se possa teorizar apenas até o ponto, ficará claro que o cão estará realmente sofrendo contrações dolorosas.
Ela então empurra um filhote de cada vez. Apenas cerca de 50% de todos os filhotes nascem pés primeiro, então isso não precisa ser uma preocupação. Cada filhote nasce embalado por seu próprio saco amniótico. Mais frequentemente, a cadela arranca o saco circundante com os dentes e lambe o filhote. Quando ela lambe o filhote, ele estimula o fluxo sanguíneo e faz com que o filhote respire.