Já ouviu falar sobre um pequeno macaquinho conhecido como sagui ou soínho? É sobre ele que iremos falar hoje!
Os saguis são macacos de pequeno porte e que podem ser encontrados com muita frequência no Brasil. Podem a chegar a medir 20 centímetros, mas alguns deles não passam de 10 centímetros. São encontrados na Florestas da América do Sul e Central e algumas de suas espécies são genuinamente brasileiras.
Costumam escalar árvores com muita agilidade e possuem uma cauda enorme, que às vezes chega a ser quase do mesmo tamanho do seu corpo. Existem saguis nas cores branca, preta, prata e ouro.
Vamos aprender um pouco mais sobre as características e forma de reprodução deste pequenino animal?
Características do Sagui
Os saguis possuem quatro patas e costumam viver nas árvores. São animais dóceis, que adoram carinho nos pelos e que costumam ser tranquilos com a presença do homem. Entretanto, tenha sempre cuidado, pois qualquer destempero do bicho pode render uma mordida. Outro detalhe importante é que o sagui pode transmitir algumas doenças para os humanos, como por exemplo, a herpes
Alimentam-se de pequenos insetos como formigas e vivem em grupos que são geralmente comandados por um casal de saguis. Essa liderança costuma ser, inclusive, motivos de muitas brigas no grupo. Quando estão na natureza podem viver por até dez anos.
A alimentação do sagui é composta por insetos, pequenos répteis e mamíferos. Além de ovos, lesmas e alguns tipos de frutas e legumes. Quando criados em cativeiro costumam comer pequenas porções de carne.
Os saguis possuem o dedo polegar da mão muito curto, já suas unhas são muito afiadas e podem servir para atacar as suas presas.
Reprodução dos Saguis
Você sabia que os saguis gostam de intimidade para reproduzir? É isso mesmo! Os casais costumam procurar um local mais calmo e isolado para realizarem o acasalamento. Já aos três anos de idade o pequeno macaco já atinge sua maturidade sexual e pode dar continuidade à espécie.
A gestação dos saguis dura entre 140 e 170 dias e os animais são capazes de reproduzir de seis em seis meses. No, geral, nascem dois filhotes em cada gestação. Outra curiosidade interessante é que os pequenos saguis costumam aprender quase tudo observando os seus pais: comer, caçar, copular e até mesmo cuidar das crias.
Já na segunda semana de vida os saguis começam a experimentar frutas, mas ainda permanecem mamando por algum tempo.
Hábitos e Outras Informações Sobre os Saguis
No Brasil os saguis são encontrados com frequência no Nordeste, mas sobrevivem muito bem também nas matas do Sudeste brasileiro. O seu habitat favorito é a caatinga e o cerrado, em especial, as regiões onde é possível encontrar árvores mais baixas.
São mais ativos durante o dia e quase não andam pelo solo. Boa parte da vida dos saguis acontece na parte de cima das árvores. Em situações de ameaça, eles costumam emitir sons muito altos para avisar os outros membros do grupo.
A pelagem do sagui pode variar muito de acordo com a espécie do animal. Aliás, a cor da pelagem é o que geralmente identificar e denomina o animal. As espécies de sagui encontradas no Brasil são: Callithrix jacchus (Sagui-de-tufos-brancos) Callithrix penicillata (Sagui-de-tufos-pretos) Callithrix aurita (Sagui-da-serra-escuro), Callithrix flaviceps (Sagui-da-serra), Callithrix geoffroyi (Sagui-de-cara-branca) e Callithrix kuhlii (Sagui-de-wied).
Curiosidades Sobre o Sagui
Os saguis são animais muito rápidos e cheios de artimanha. Separamos algumas curiosidades sobre eles.
Veja:
- Você sabia que o sagui também pode ser conhecido em algumas regiões do país como Soim ou Soínho?
- Algumas espécies, possuem um hábito muito curioso quando se deparam com algo estranho: eles mostram o traseiro, erguendo o rabo e exibindo os órgãos genitais. Alguns estudiosos apostam que essa é uma atitude de intimidação do animal.
- É o segundo menor primata existente da América do Sul.
- Sua juba cobre toda a sua cabeça e suas orelhas.
- É um dos animais mais procurado para serem vendidos ilegalmente aos colecionadores.
- Mesmo existindo muito desses animais no ambiente doméstico é aconselhável que os seres humanos não alimentem o sagui. Isso pode aumentar sua taxa de reprodução e causar um desequilíbrio na natureza, já que o macaquinho é predador de animais como de aves, lagartos, anfíbios e outros mamíferos.
- Podem andar em grupos de até 15 indivíduos.
- As vocalizações utilizadas para a comunicação entres os saguis é bem evoluída e os macacoas possuem diversos sons para representar cada situação.
- No ambiente doméstico um dos predadores mais frequente dos saguis são os cachorros. O tráfico de animais também é um dos motivos de extermínio da espécie. Nessas situações os caçadores procurar capturar os filhotes já que eles são mais fáceis de serem drogados e transportados. Alguns dele não resistem e acabam morrendo de fome ou sede.
- O rabo do sagui auxilia o equilíbrio do seu corpo.
Ficha Técnica
Para encerrar preparamos algumas informações resumidas sobre o animal.
Confirma a ficha técnica do sagui:
Nome científico: Cebuella pygmaea.
Nome em inglês: “Pygmy Marmoset”.
Ordem: Primates.
Família: Callithricidae.
Habitat: Florestas Tropicais.
Distribuição geográfica: Brasil, Equador, Peru e Colômbia.
Características: Mede de 15 a 16 cm e sua cauda pode ter de 15 a 20 centímetros.
Pode pesar de 49 a 70 gramas. Suas cores variam entre preto, marrom e mesmo cinza. Há completa ausência de tufos nas orelhas.
Gestação: Em média dura 5 meses.
Número de filhotes: 1 a 3.
Alimentação: Insetos, frutas, brotos e seiva de árvores.
O nosso artigo acaba por aqui, mas não esqueça de deixar um comentário ou uma sugestão de um novo tema para o nosso site! Aproveite e acompanhe sempre os nossos novos conteúdos Até a próxima!
os saguis não transmitem o viros da herpes e sim nos humanos que podemos transmitir a eles ,e no caso se eles se contaminaram geralmente vá a óbito, vírus muito nocivo ao organismo deles..