Essa raça de cachorros existe há muito tempo, existem diversas teorias sobre a criação dessa raça, o que se sabe com certeza, é que, essa raça não é natural, mas sim resultado de um cruzamento de diversas outras raças para chegar no resultado que temos hoje.
Existem Poodles de diversos tamanhos. O lado ruim dos cruzamentos é que eles são feitos e muitas vezes dão errado até chegar no resultado esperado. Os animais foram feitos de experiências por muito tempo, hoje existem diversas campanhas contra o uso e abuso dos animais. Devemos entender que eles não estão aqui para servir aos humanos, mas devemos conviver em harmonia com eles, sabendo que ao pegar a responsabilidade de criar um, devemos cuidar de sua saúde, higiene e outros detalhes. Vamos entender melhor sobre a raça e sobre a reprodução e vida dos poodles.
Sobre a Raça Poodle
Se você quer uma raça ativa, carinhosa, inteligente e muito querida, os poodles são perfeitos. Aliás, qualquer cão demonstra afeto, destreza, carinho e cuidado. Todos eles são muito leais e amigos dos homens. Os poodles especificamente são cães muito comuns nas casas brasileiras. Eles são muito queridos, sua pelugem é muito atrativa fazendo muitas vezes com que pareçam pequenos urso de pelúcia. Caso você já tenha tido um, ou tenha um, sabe bem do que estamos falando. A pelugem, além de encaracolada é muito suave. Com os cuidados corretos ele pode realmente ser um animal extremamente fofo.
Além de super amável e atraentes, os poodles são ótimas companhias. Ele ama fazer coisas para que seus donos e tutores fiquem felizes e contentes com eles.
Existem muitas histórias sobre a origem dessa raça, O que se sabe com certeza é que ela é um resultado de vários cruzamentos, todos para que chegassem a um modelo de raça que fosse atraente para a burguesia. Isso aconteceu com diversas raças de animais, o cruzamento era feito para que a raça chegassem nos ideais para um bom Comércio.
Infelizmente isso acontece até hoje. Porém, hoje em dia existem campanhas que são contra o uso e abuso dos animais a favor do homem. Uma das campanhas mais famosas é a campanha de adoção “não compre, adote!”.
Características e Comportamento
Os poodles, como qualquer outra raça de cachorros, precisam ser adestrados e educados. O que vai construir a personalidade do seu cachorro será o afeto, a educação, o ambiente em que ele vive e com certeza o adestramento. Essas coisas são primordiais para que o cachorro entenda o que você precisa e para que você também entenda o que seu cachorro está querendo dizer.
Os poodles são relativamente calmos, são cachorros enérgicos, porém não tanto quanto alguns cães que são realmente hiperativos. Eles são espertos, precisam de espaço e precisam gastar sua energia. Basicamente, um bom passeio e bons treinamentos devem resolver. Essa raça, devido aos vários cruzamentos, pode ter vários tamanhos diferentes. Cada tamanho leva um segundo nome.
Reprodução e Gestação
O termo “cio” é popular entre As pessoas. Se trata do momento fértil das cadelas. Nesse período os cães machos podem sentir o cheiro das fêmeas. Quando o cruzamento ocorre, os dois se grudam, o pênis do cão se dilata dentro do órgão sexual da fêmea.
A próxima fase é a gestação, as fêmeas podem ter uma gestação de até nove semanas E cada ninhada pode trazer de cinco a sete filhotes.
O instinto dos cães faz com que eles saibam exatamente como proceder durante todo período de gestação. O papel dos donos e tutores é providenciar todos os recursos para que ele tenha uma gestação tranquila e sem complicações. Para isso faça acompanhamentos veterinários, providencie alimentação, locais tranquilos e confortáveis, água, enfim. Faça o possível para que ele se sinta à vontade e tranquilo durante essas semanas gestacionais.
Nas três últimas semanas, é importante que alimentação seja reforçada. Isso não quer dizer que o cachorro deva se encher de comida, porém ela precisa estar bem alimentada, com ração de boa qualidade pois em breve acontecerá o parto e ela também amamentará seus filhotes. Tudo que a fêmea precisa é um lugar limpo, espaçoso e que ela se sinta confortável.
Para ajudar no dia do parto você pode providenciar um abajur caso esteja frio, para que o ambiente fique aquecido, uma lixeira para os materiais sujos, antisséptico, toucas, luvas, tudo o que você acha que poderá precisar para ajudar a fêmea a realizar o parto.
Durante o trabalho de parto, ela sentirá dores, contrações, ficará inquieta e Procurando seu ninho. Durante o trabalho, tudo o que podemos fazer é esperar que o filhote saia naturalmente do corpo da sua mãe. Somente encoste no filhote depois que ele sair completamente, jamais tente puxá-lo. Depois que ele sair, então você poderá limpá-lo até que ele comece a chorar.
A cadela também se responsabilizará pela limpeza do local, ela naturalmente cuidará dos filhotes e do lugar onde eles ficarão. Portanto, tudo que os tutores podem fazer é auxiliar. Depois do parto ela se acalmará e então os tutores devem simplesmente seguir auxiliando e analisando.
Cuidados Especiais com Poodles
Existem cuidados comuns para qualquer raça e alguns cuidados específicos. Por exemplo, existem cães que não precisam de tosa, seus pelos caem naturalmente de acordo com a estação. É o caso dos labradores, por exemplo. Antes da chegada do inverno, é comum que seus pelos caiam e sejam trocados por uma pelugem mais espessa e grossa que os protegerá do frio. O mesmo acontece perto da chegada do verão. Seus pelos caem novamente, sendo trocados por pelos mais curtos e finos que deixarão sua pele livre para respirar sem sentirem tanto calor.
Os poodles precisam de tosas constantes, então é uma responsabilidade de seu dono sentir o clima e as necessidades do cachorro. Caso esteja no verão, as tosas devem ser mais constantes e de priorizando a saúde e não a beleza do cachorro. Caso esteja frio é possível deixar os pelos maiores, porém sempre escovados, e até optar por tosas mais decorativas, se não atrapalharem o cãozinho.