Você já ouviu falar no monstro-de-gila? O nome assusta, não é verdade? Pois saiba que que o monstro-de-gila é um animal que pode ser encontrado em áreas desérticas da América do Norte e Central. Mas será que esse animal realmente possui a aparência de um monstro e é também muito aterrorizante? Para tirar essas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre esse bicho é só continuar acompanhando nosso artigo. Vamos lá?
Esse curioso animal possui o nome científico de Heloderma suspectum e é considerado um lagarto venenoso. Além dele, podemos citar também o dragão de komodo e o lagarto das contas que também possuem essa mesma característica. Tendo como habitat natural as regiões secas e áridas como os desertos, o monstro-de-gila costuma se abrigar em rochas e algumas plantas. É comum que eles se abriguem em cavidades bem escondidas.
Seus movimentos são lentos, mas possuem a habilidade de subir em árvores para procurar um dos seus alimentos favoritos: ovos de pássaros. Utilizam a língua para procurar e identificar suas presas e realizam um ataque muito rápido fincando seus dentes e aplicando o seu veneno mortal.
São animais que possuem hábitos diurnos e realizam uma espécie de hibernação que vai do mês de novembro até o mês de fevereiro. Caso sejam incomodados, o monstro-de-gila não hesita em atacar de forma muito rápida com uma mordida e a liberação do seu poderoso veneno. Ao atacar os seres humanos costuma causar muita dor, mas o seu veneno não é mortal para os homens.
Reprodução do Monstro-de-Gila
Por ser um animal ovíparo, o monstro nasce por meio de ovos que são colocados pelas fêmeas. Durante os meses de junho e agosto, os animais realizam a reprodução que resulta em mais de dez ovos por ninhada.
O acasalamento pode demorar até uma hora e acontece depois da fêmea sinalizar com sua cauda a intenção da cópula. O macho encosta e inicia o processo de reprodução. Uma curiosidade interessante sobre o processo de reprodução do monstro-de-gila é que ele está associado com a nutrição da fêmea.
Assim, quando elas estão com uma quantidade energética baixas elas não costumam indicar para os machos a intenção de iniciar o acasalamento. O processo de reprodução acontece, em geral, uma vez ao ano e podem ser gerados até quinze ovos que são colocados após três semanas que a cópula aconteceu.
Depois de aproximadamente quatro semanas, os ovos são chocados e os pequenos monstrinhos nascem medindo dez centímetros.
Hábitos do Monstro-de-Gila
A base da sua alimentação é formada de ovos, pequenos animais como roedores, mamíferos e até mesmo outras espécies de lagartos. São animais gulosos e podem se alimentar de metade do seu peso em apenas uma refeição. Inacreditável, não é verdade?
Esse hábito proporciona que o réptil fique sem comer por longos períodos e consiga sobreviver apenas com as reservas acumuladas.
São encontrados na natureza vivendo em grupos e organizados socialmente, existindo um macho e uma fêmea dominante em cada bando. Não costumam brigar por território com os membros da mesma espécie e não possuem o perfil da caça, já que esperam as presas sem aproximarem para efetuar o ataque.
O monstro-de-gila pode chegar a medir mais de cinquenta centímetros. Eles possuem uma cabeça grande e algumas escamas nas cores: prata, rosa e amarela. Uma de suas características mais marcantes é a sua língua que possui uma bifurcação e funciona como uma forma de localização e identificação, assim como fazem as cobras.
Um dos animais que mais temem os ataques do monstro-de-gila são as tarântulas. A língua do réptil faz um movimento de entrar e sair da boca para capturar a presença de presas por meio dos odores que elas exalam.
Outras Informações Sobre o Monstro-de-Gila
Separamos algumas curiosidades sobre o monstro-de-gila. Vamos conferir?
- O monstro-de-gila encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção. A espécie é constantemente ameaçada pela destruição de seu habitat natural e pela caça ilegal para comercialização.
- Diferente das cobras, os monstros não injetam o veneno. Eles apenas mordem as suas vítimas e a toxina fica na pele das presas. Para que a corrente sanguínea da presa seja envenenada, o animal mastiga e faz assim o veneno circular no corpo.
- O veneno do monstro-de-gila é fatal para algumas espécies de animais. Ele pode causar paralisação dos pulmões afetando também o sistema nervoso das presas. A dor é insuportável e boa parte das espécies atacadas pelo monstro-de-gila acabam não resistindo. Eles preferem atacar animais frágeis e bem pequenos.
- Há muitos anos não existem relatos de mortes de seres humanos por mordida de monstro-de-gila. Entretanto, existem estudos que estão iniciando a descoberta de um antídoto contra o veneno desse animal. Em caso de ataque do réptil, o recomendado é mergulhá-lo na água para que ele solte efetivamente da mordida.
- São encontrados com frequência nos Estados Unidos e no México, especialmente nos desertos que existem nesses dois países.
- O monstro-de-gila costuma armazenar gordura em sua cauda. São répteis que podem viver por até vinte anos.
- Preferem a reprodução durante a estação do verão e atingem a maturidade sexual por volta dos cinco anos de idade.
E você? Já tinha ouvido falar em um animal que é chamado de monstro? Utilize nosso espaço de comentários para deixar uma sugestão, dúvida ou curiosidade sobre o nosso artigo. Não esqueça de visitar o Mundo Ecologia todos os dias para aproveitar novos conteúdos sobre animais, planta e natureza. Esperamos sempre a sua visita, ok?