Home / Animais / Reprodução do Husky Siberiano: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Husky Siberiano: Filhotes e Período de Gestação

Husky siberiano: cão de trabalho de tamanho médio, rápido e leve, solto e gracioso em movimentos. Seu corpo moderadamente compacto e rico, as orelhas eretas e a cauda com pincel revelam sua origem nórdica. A criação de husky siberiano requer pesquisa, paciência e tempo para produzir filhotes saudáveis e de alta qualidade.

Esses cães que trabalham duro são compassivos, inteligentes e ansiosos para agradar. Tradicionalmente usados como cães de trenó, eles também são excelentes cães ou animais de terapia. Criar huskies siberianos significa manter essas qualidades combinando dois primeiros exemplos saudáveis da raça.

Escolha uma cadela e um garanhão com excelentes temperamentos. Ambos os cães devem atender ao padrão da raça para os huskies siberianos em termos de tamanho e personalidade. Pesquise as linhas sanguíneas de ambos os cães. Normalmente, os documentos de registro fornecerão uma árvore genealógica. Isso lhe dará uma boa idéia de qualquer problema de saúde ou temperamento.

Se você estiver criando cães de exposição, conhecer os títulos e as realizações dos cães em cada linhagem o ajudará a escolher um par de acasalamentos. Leve os dois cães a um veterinário qualificado para uma triagem completa. Isso ajudará a determinar se os cães têm problemas de saúde geneticamente transmissíveis, além de garantir que o cão seja saudável o suficiente para carregar e dar à luz filhotes.

Reprodução do Husky Siberiano: Período de Gestação

Após o acasalamento, cuide do macho após o estresse sofrido (perda de peso, exaustão, verifique o veterinário para aceitar que ele não foi infectado por doenças venéreas, vermes, parasitas). Não é possível saber se a gravidez está em andamento. Leva cerca de 62 dias de gestação. A barriga será visível apenas nas últimas duas ou três semanas de gestação.

Para garantir sua gravidez, você pode realizar o esfregaço ou o ultra-som. Não faça nada até um mês e meio de gravidez presumida. O macho poderá se manter perto da fêmea durante as primeiras semanas de gravidez. Mas seria bom distanciá-lo quando estiver próximo do nascimento. Dificilmente incomodaria a fêmea, mas a cadela poderia ficar muito nervosa com a presença dele.

De um mês e meio em diante, você pode mudar progressivamente para a alimentação da fêmea para a de filhotes, mais rica em substâncias necessárias. Prepare o local para entrega. Deve ser um lugar protegido da água, sol, vento, mas não apertado, porque a mãe pode esmagar os pequenos!

Husky Siberiano Filhote

Quando estiver prestes a dar à luz a fêmea irá mostrar-se agitada, chora, uiva ou lamenta. Vai procurar um lugar para dar à luz (quanto mais feio e perigoso for o lugar, mais você tentará dissuadi-la). Ela vai cavar mesmo onde não pode (os cães tendem a dar à luz em poços). Terá uma mudança repentina de temperatura (o indicador mais confiável de nascimento iminente).

A presença do macho no momento do parto é completamente irrelevante e é preferível mantê-lo afastado. A fêmea geralmente faz tudo sozinha. Qualquer intervenção (chamando o veterinário) somente se for estritamente necessário. Mas pode-se auxiliar no parto sem incomodar a mãe. Cuidado para que tudo corra bem.

Após o parto, deixe a fêmea em paz nos primeiros dois dias e mantenha a tigela cheia de comida. Nos próximos dias ela começará a se acalmar, então deixe-a sair por necessidades e comida. Nunca a impeça de voltar aos filhotes! Evite tocar nos filhotes sem o seu consentimento ou na sua ausência! Continue com alimentando a mãe com comida de filhotes.

Reprodução da Husky Siberiano: Filhotes

A primeira semana é a mais arriscada. Se algum filhote não conseguir sobreviver, você terá de entender. Infelizmente, é muito difícil salvá-los neste momento. Apenas cuide de mantê-los perto da mãe, no calor dela. Se algum se arrastar para longe, traga-o de volta para sua mãe.

Certifique-se de que todos comam o suficiente, se algum não puder se alimentar adequadamente, intervenha (se a mãe permitir) guiando-o a um mamilo disponível. Para fazer isso, você pode mover o filhote para os peitos, perto das pernas da frente, que têm menos leite e colocar os filhotes com mais fome na parte de trás da mãe, em seios cheios.

Certifique-se de que eles sejam verificados pelo seu veterinário para garantir que estejam todos bem, sem deformidades e se desenvolvendo adequadamente. Caso a mãe não tenha leite ou recuse os filhotes, chame o veterinário imediatamente para prosseguir com os cuidados dos filhotes.

Os filhotes começarão a abrir os olhos e os ouvidos na segunda semana. Primeiro, eles desenvolverão a audição, enquanto permanecerão cegos, mesmo que com os olhos já abertos. Verifique se todos os filhotes estão mostrando sinais de crescimento. Tudo bem se um filhote atrasar dois ou três dias na abertura dos olhos ou se parecer menor que os outros.

Mas será prudente se preocupar quando as diferenças parecerem realmente muitas, especialmente quando um filhote não é tão vital e ativo quanto os outros (veja a caça ao úbere). Na terceira semana os filhotes engatinham com mais vitalidade, tentam se levantar, dão alguns passos incertos e começam a colocar os dentes.

Você já pode tentar levá-los a beber a água. Tente primeiro umedecer o dedo e deixá-los lamber ou chupar e depois indique a tigela de água. No final da terceira semana, os filhotes podem ser desmamados. Atenção: nunca forneçã leite de vaca para seu filhote de cachorro! Para o desmame, inicie a administração de outros alimentos além do leite materno, mas não os impeça de mamar.

Use os mesmos croquetes que você deu à mãe (e você ainda precisa continuar dando a eles). Mergulhe os croquetes em água morna e espere que eles amoleçam bem. Para descobrir quando estão prontos, pegue um croquete e amasse-os. Se ainda estiverem resistentes, é melhor esperar. Quando os croquetes estiverem macios, coloque-os em um pires e deixe os filhotes se acostumarem com a nova comida.

De fato, é certo que, movidos pela curiosidade, eles vão mordiscar, roer e lamber até entender que é algo bom. Continue a administrar croquetes macios nos dias seguintes, mesmo que continuem a amamentar-se no seio da mãe. Introduzir progressivamente os horários das refeições dos filhotes: quatro vezes ao dia.

A refeição deve ser baseada em croquetes macios antes de substituí-los por duros (quando você entender que eles são capazes de mastigar). Mas deixe os filhotes permanecerem com a mãe e nela se alimentarem quando quiserem. Após um mês de vida e algumas semanas, comece a aumentar as doses para cada filhote de croquete.

Nesse ponto, ele deve se alimentar mais de alimentos sólidos do que de leite. É recomendável que deixe cada filhote comer a quantidade certa, então evite colocá-los todos na mesma tigela. Continue a administrar ração aos filhotes também para a mãe (com a dose apropriada). Para produzir leite, ele queima todas as substâncias necessárias e isso leva à perda de peso.

Continue com a comida de filhotes para a mãe, mesmo quando começar a doar ou comercializar seus filhotes. Mantenha sempre contato com o veterinário para verificar o correto desenvolvimento de todos. Lembrem-se: filhotes só podem ser retirados de suas mãe no mínimo após 60 dias de nascidos e devidamente vacinados conforme as orientações legais determinadas.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *