Os hipopótamos não são os maiores mamíferos terrestres do mundo – essa honra pertence, por um fio de cabelo, às maiores raças de elefantes e rinocerontes -, mas eles chegam bem perto. Os maiores hipopótamos do sexo masculino podem se aproximar de três toneladas e 5 mts. e, aparentemente, nunca param de crescer ao longo dos seus 50 anos de vida. As fêmeas são algumas centenas de quilos mais leves, mas tão ameaçadoras, especialmente quando defendem seus filhotes.
Reprodução do Hipopótamo
Muitos animais, incluindo humanos, são sexualmente dimórficos – os machos tendem a ser maiores que as fêmeas, e existem outras maneiras, além de examinar diretamente os genitais, para distinguir entre os dois sexos. Um hipopótamo macho, no entanto, parece exatamente com um hipopótamo feminino, exceto que os machos são 10% mais pesados que as fêmeas. A incapacidade de saber com facilidade se um determinado animal é do sexo masculino ou feminino torna difícil para os pesquisadores da área investigar a vida social de um rebanho de hipopótamos. As fêmeas atingem a maturidade sexual entre os 7 e os 15 anos de idade, enquanto os machos, ou touros, têm entre 6 e 13 anos de idade quando são sexualmente maduros.
Período de Gestação
Os hipopótamos são polígamos: um macho acasala com várias fêmeas em seu grupo territorial / social. Fêmeas de hipopótamos geralmente acasalam uma vez a cada dois anos quando atingem o pico de fertilidade por um período de três dias., e os machos de touro com qualquer fêmea no cio. Embora o acasalamento possa ocorrer ao longo do ano, a concepção ocorre apenas durante o primeiro semestre de cada ano. Embora muitas espécies tenham períodos de gestação tão breves que acabaram aparentemente em um piscar de olhos, os hipopótamos definitivamente não estão entre eles. Os períodos de gestação das duas espécies de hipopótamos que vagam pela Terra hoje duram por muitos meses. O período de gestação dura quase um ano, com nascimentos entre outubro e abril.
Filhotes
Os hipopótamos só dão à luz um bezerro de cada vez; bezerros pesam de 2 a 5 kg. no nascimento e são adaptados para concepção subaquática. Os hipopótamos juvenis ficam com suas mães e dependem do leite materno por quase um ano. Os juvenis femininos permanecem no grupo da mãe, enquanto os machos saem depois de estarem sexualmente maduros, cerca de três anos e meio.
Dieta Alimentar
Um hipopótamo tem uma boca enorme e pode se abrir para um enorme ângulo de 150 graus. Suas dietas certamente têm algo a ver com isso – um mamífero de duas toneladas precisa ingerir muita comida para sustentar seu metabolismo. Mas a seleção sexual também desempenha um papel importante: abrir a boca muito amplamente é uma boa maneira de impressionar as fêmeas (e impedir os machos competidores) durante a época de acasalamento, a mesma razão que os machos são equipados com enormes incisivos, que não faria sentido dado seus menus vegetarianos.
Modo de Vida
Embora os hipopótamos do sexo masculino tenham territórios, e eles briguem um pouco, isso geralmente se restringe a vocalizações e rituais enraivecidos. As únicas batalhas reais são quando um homem solteiro desafia um homem do território por direitos sobre seu remendo e harém.
Na água, os hipopótamos vivem em grupos poligâmicos frouxos compostos principalmente de fêmeas com seus descendentes, um macho territorial e vários solteiros não-casados: o macho alfa tem uma seção de borda de praia ou lago para um território. Os hipopótamos fazem sexo na água – a flutuação natural ajuda a proteger as fêmeas do peso sufocante dos machos – lutam na água e até dão à luz na água.
Surpreendentemente, um hipopótamo pode até dormir debaixo d’água, já que seu sistema nervoso autônomo faz com que ele flutue para a superfície a cada poucos minutos e tome um gole de ar. O principal problema com um habitat africano semi-aquático, é claro, é que os hipopótamos têm que compartilhar suas casas com crocodilos, que ocasionalmente capturam recém-nascidos menores incapazes de se defender.
Ao pôr do sol, os hipopótamos deixam a água e viajam por terra para pastar. Eles podem viajar 6 milhas em uma noite, para consumir cerca de 80 quilos de grama. Considerando seu enorme tamanho, a ingestão de alimentos de um hipopótamo é relativamente baixa. Se ameaçados em ambiente terrestres podem correr para a água, eles podem coincidir com a velocidade de um humano para curtas distâncias.
Características
Os hipopótamos têm muito pouco pelo no corpo – uma característica que os coloca na companhia de humanos, baleias e um punhado de outros mamíferos. Os hipopótamos só têm pelos ao redor da boca e nas pontas das caudas. Para compensar esse déficit, os hipopótamos têm uma pele extremamente espessa, consistindo de cerca de dois centímetros da epiderme e apenas uma fina camada de gordura subjacente – não há muita necessidade de conservar o calor nas regiões selvagens da África equatorial.
Os hipopótamos, no entanto, têm uma pele muito delicada que precisa ser protegida do sol forte. O hipopótamo produz seu próprio filtro solar natural – uma substância chamada “suor de sangue” ou “suor vermelho”, consiste em ácidos vermelho e laranja que absorvem a luz ultravioleta e inibem o crescimento de bactérias. Isso levou ao mito generalizado de que os hipopótamos suam sangue; na verdade, esses mamíferos não possuem nenhuma glândula sudorípara, o que seria supérfluo, considerando seu estilo de vida semi-aquático.
Habitat do Hipopótamo
Os hipopótamos passam a maior parte do dia em águas rasas, emergindo à noite para viajar para “gramados de hipopótamo”, áreas gramadas onde pastam. Pastar apenas à noite lhes permite manter suas peles úmidas e fora do sol africano. Quando não estão pastando na grama – que à noite os leva para as planícies africanas a vários quilômetros de distância da água e por períodos de cinco ou seis horas seguidas -, os hipopótamos preferem passar o tempo total ou parcialmente submersos em lagos de água doce. rios e ocasionalmente até em estuários de água salgada. Mesmo à noite, alguns hipopótamos permanecem na água, em essência se revezando nos gramados hipopótamos.