A reprodução dos felinos em geral é sempre uma característica marcante de qualquer espécie, pois, em geral, esses animais possuem um cuidado todo especial com suas crias. Dentre os felinos mais interessantes para se observar, nesse sentido, está o guepardo, assunto do nosso próximo texto.
Reprodução e Período de Gravidez dos Guepardos
Os machos dessa espécie de felinos atingem a maturidade sexual entre os dois anos e meio e os três anos de idade, não mais do que isso. Já as fêmeas de guepardo são um pouco mais precoces, atingindo essa mesma maturidade com cerca de dois anos de idade.
Uma gestação normal desses animais dura ente 90 e 95 dias, sendo que as fêmeas acabam tendo de 1 a 8 filhotes. O desmame dos pequenos guepardos acontece aproximadamente três meses e meio após o parto, podendo se estender por até 6 meses.
No entanto, ao contrário de outros felinos, as fêmeas de guepardo não possuem um território só delas, e que seja devidamente demarcado. Ainda assim, elas evitam a presença de outras fêmeas, especialmente, quando estão grávidas e cuidados dos seus filhotes. Curioso notar que se machos nascerem em uma mesma ninhada, é possível que se juntem em grupos.
Quando esses pequenos felinos estão com 14 ou mesmo com 18 meses de vida, abandonam a mãe, passando a ter uma vida mais independente, e tendo aprendido regras básicas de sobrevivência, como caçar, por exemplo.
Nascimento dos Filhotes
No geral, os guepardos têm ninhadas maiores do que a maioria dos felinos. Enquanto boa parte deles possuem 3 ou 4 filhotes por ninhada, os guepardos podem ter 8. Ao nascerem, esses filhotes têm entre 150 e 300 granas cada um, além de serem cegos e completamente indefesos. Quando nascem em cativeiro, geralmente, os filhotes nascem mais pesados.
Logo após o nascimento, a mãe guepardo pega seus filhotes e traz para junto si, com a finalidade de aquecê-los. O instinto maternal, nesse momento, é tão forte, que enquanto os seus filhotes estão recém-nascidos, as fêmea mudam de localidade com frequência para protegê-los de possíveis predadores, pegando-os pelo pescoço. Afinal, todo e qualquer predador terá menos chances de farejá-los se não estiverem no mesmo lugar por muito tempo.
Fora isso, os filhotes de guepardo nascem com uma espécie de manto cinzento, e que muitos não sabem ao certo sua função exata. Para alguns, trata-se de um mecanismo de camuflagem. Pra outros, uma ferramenta de termorregulagem. E, há quem ache que simplesmente se trata de um protetor solar, mas, nada que tenha sido confirmado ainda. Com o passar dos meses, eles vão perdendo esse manto, dado lugar à sua pelagem característica.
Primeiros Passos Rumo à Independência
Entre 5 e 10 dias de nascidos mais ou menos, os pequenos guepardos abrem os olhos, e é somente aí que eles começam a se aventurar junto com suas mães. Sabe aqueles gorjeios baixos que os pássaros fazem? Pois bem, é assim que as mães desses pequenos felinos os chamam quando vão explorar o mundo externo.
Após umas 3 semanas de nascidos, esses jovens guepardos já conseguem acompanhar suas mães nas caçadas, porém, sempre se escondendo enquanto ela caça sua presa, até mesmo para não atraírem predadores. Quando estão entre 10 e 14 semanas, aprendem a caçar com as suas genitoras.
É justamente nessa época que a mãe deles traz presas vivas com o intuito de ensinarem eles a caçarem de verdade. Interessante notar que os jovens guepardos derrubam a presa, já que ainda estão aprendendo como se caça, mas, na maior parte das vezes, não as matam. A mãe simplesmente intervém, e liberta a presa.
Quando os filhotes se encontram com quatro meses e meio de vida, ou mesmo com seis meses e meio, as mães soltam uma boa parte de suas caças para que os seus filhotes aprendam mai na prática ainda como perseguí-la. Nesse estágio, eles já conseguem sufocá-la, e com oito meses, matá-la.
Quando finalmente fazem dez meses de vida, os (já não tão pequenos assim) filhotes estão aptos a caçarem qualquer presa. Ah, e é importante salientar também que os filhotes desse felino são bem hábeis em escalar árvores, devido às suas unhas muito finas.
Preocupação e Proteções com os Filhotes
O senso de maternidade das fêmeas de guepardo é bastante forte. Não é à toa que elas não se reproduzem bem em cativeiro, pois elas têm medo de que seus filhotes sejam devorados por felinos que sejam mais fortes, como é o caso da hena, por exemplo.
Quando se trata de grandes e ferozes felinos como os leões, as mães tentam atrair a atenção para elas, dando tempo para que os seus filhotes possam se refugiar em um local seguro. Essa é uma boa tática, visto que os guepardos são conhecidos justamente por sua agilidade, fazendo com que possa se esquivar com elativa facilidade do predador em questão, e ainda salvar os seus filhotes de um perigo imenso.
A partir do momento em que estão com filhotes um pouco mais velhos, as mães guepardos fazem uso de uma tática mais ofensiva, especialmente quando se trata de hienas e chacais. Em casos um pouco mais extremos, elas atacam também zebras, gnus e javalis.
No geral, um guepardo tem uma expectativa de vida que gira em torno de 14 a 17 anos no máximo, contanto que esteja em um ambiente onde as condições sejam favoráveis (especialmente no que se refere à alimentação).
Algumas Curiosidades Sobre os Guepardos
Caso consigam chegar à fase adulta, após tantas turbulências enquanto são filhotes, os guepardos possuem diversas características inerentes a eles. Uma delas é que se trata do único felino que consegue retrair as suas garras. Outra particularidade está no formato do corpo, cujas pernas são mais longas do que o normal, ao passo que a cabeça é menor.
O guepardo também é considerado o animal mais rápido da Terra, superando até mesmo outros animais extremamente rápidos, como o falcão peregrino. Em apenas 2 segundos de corrida, ele pode chegar a 72 km/h, e em pouco tempo alcançar 115 km/h. Contudo, apesar dessa rapidez, eles não conseguem percorrer grandes distâncias mantendo essa velocidade. Por isso, eles só usam essa estratégia quando pegam sua presa de surpresa.