Assim como a maioria das espécies de primatas, o gorila apresenta diferenças de acordo com a região que habita e a sua subespécie. No entanto, o ciclo de Reprodução do gorila é praticamente idêntico entre todos esses primatas.
Saiba tudo, a seguir, sobre a Reprodução do gorila: filhotes e período de gestação!
Ciclo reprodutivo do gorila
Considerado um dos maiores primatas da natureza, o gorila não tem uma época do ano específica para se reproduzir. As fêmeas de gorila podem entrar no período de ovulação a qualquer período do ano.
Os casais que acasalam, em geral, pertencem ao mesmo grupo. Pode haver algumas lutas entre os machos para a copulação com uma fêmea que está em seu período fértil ou, então, o cruzamento ocorrer entre um casal de gorilas que já mantém um forte vínculo de convivência.
Apesar do tamanho, a fêmea do gorila, assim como a maioria dos primatas, dá à luz à apenas 1 filhote por gestação. Pode ocorrer de nascer gorilas gêmeos, mas isso é um fato muito raro entre essa espécie de primata.
A gestação do gorila dura, em média, 9 meses – como a dos seres humanos. As mães amamentam os filhotes até 7 ou 8 meses de vida.
O parto do gorila
As fêmeas do gorila dão à luz aos filhotes, em geral, no alto de árvores. Uma particularidade desses primatas é que o macho participa de forma mais ativa desse processo, ao preparar o local onde acontecerá o parto do filhote.
O lugar é abandonado pelos gorilas logo depois que o filhote vem ao mundo.
Filhotes de gorila
Um filhote de gorila nasce pesando em torno de 2 kg. Durante os primeiros meses de vida, os bebês gorilas são levados no peito de suas progenitoras, que os amamenta até os 6 ou 7 meses de vida.
Mesmo após o desmame, o filhote de gorila ainda é extremamente apegado aos seus progenitores. Esses macacos ficam sob os cuidados dos pais, em especial da mãe, até os 3 anos de vida, aproximadamente.
É com cerca de 3 anos de idade que eles começam a ser mais independentes, se locomovendo com mais segurança no território delimitado pela mãe.
Até essa idade, o filhote de gorila ainda vive a sua infância, brincando com outros filhotes, com a mãe, o pai e macacos do mesmo grupo. Aprendem a subir em árvores, se banhar, se proteger, entre outras habilidades essenciais para a sobrevivência.
Até os 3 ou 4 anos de idade, os filhotes ainda ficam, a maior parte do dia, no dorso de suas mães.
Eles permanecem no grupo até os 6 anos de vida, em média. A partir dessa idade, até os 10 anos, eles podem sair do bando e adentrarem em outros.
No caso das fêmeas, em geral, elas permanecem no bando em que nasceram, mas já independentes da mãe e em idade reprodutiva. Já os machos tendem a desbravar outros grupos, na tentativa de conquistar posições de mais destaque.
Se os progenitores de um filhote de gorila venham a morrer, os irmãos se tornam responsáveis pela criação do pequeno. Na ausência de irmãos, uma fêmea do grupo costuma adotar o filhote órfão.
Vida adulta e velhice
A vida adulta e reprodutiva de um gorila vai até os 25 anos, em média. Depois dessa idade, ele já é considerado um animal em processo de envelhecimento e passa a desenvolver outras funções dentro de um grupo, como buscas por alimentos, proteção do território, entre outras.
Algumas características dos gorilas
Como já fora mencionado, o gorila é um dos maiores primatas da atualidade e até mesmo considerado um dos maiores animais terrestres do planeta.
Em geral, os gorilas vivem até os 30 ou 35 anos de idade. Os machos podem medir até 2 m de altura e pesar mais de 250 kg, quando adultos.
Já os gorilas fêmeas costumam ser menores. Elas pesam até 150 kg quando adultas e chegam até 1,70 cm de altura.
O gorila se destaca dos demais primatas, ainda, por serem animais extremamente robustos e fortes. Um adulto pode aguentar carregar um peso de até 2 toneladas.
Não é raro também que os gorilas em geral se locomovam sobre quatro eixos, apesar de conseguirem se manter normalmente na posição ereta.
A cor predominante da pelagem do gorila é preta. Porém, algumas subespécies apresentam mesclas de pelos em tonalidades acastanhadas e acinzentadas.
Outras características físicas dos gorilas (comum a praticamente todas as subespécies) são:
- Cabeça alongada;
- Peitoral aberto e largo;
- Membros superiores longos;
- Nariz embotado;
- Musculatura desenvolvida;
- Pelagem abundante;
- Pescoço curto, entre outras.
Em relação ao temperamento, apesar do grande porte, a maioria das subespécies de gorilas são animais de dóceis e calmos.
Hábitos de vida
O gorila costuma viver em grupos que podem ser formados por até 30 macacos. Em geral, um macho é o líder desse bando.
Além de determinar algumas regras, o líder ocupa-se da proteção e bem-estar de seu bando. Ele costuma administrar conflitos entre os outros macacos e cuida da segurança e proteção com a ajuda de outros machos escolhidos por ele.
Um macho se torna líder de um grupo, normalmente, devido a sua robustez e aceitação por parte das gorilas fêmeas. A liderança entre os gorilas não passa de um macho para outro.
Caso o líder de um grupo faleça, esses macacos tendem a se dispersarem e buscar novos bandos para integrarem.
Além disso, os gorilas são primatas que se mantêm mais ativos durante o dia e têm hábitos terrestres. No entanto, escalam árvores em busca de proteção ou alimentação.
Dormem em cavernas ou grutas, onde constroem uma espécie de dormitório.
Hábitos alimentares
A alimentação do gorila tem como base: folhas, galhos, grãos e frutas, sendo portanto, considerado um primata herbívoro. No entanto, também podem se alimentar, eventualmente, de insetos – o que corresponde a menos de 2% da dieta.
Habitats dos gorilas
Os gorilas são mais frequentes em regiões de clima tropical. São primatas nativos e que vivem, sobretudo, em países africanos.
As maiores populações de gorilas, atualmente, habitam florestas e países do continente africano como: Uganda, Ruanda, Guiné, Camarões, Angola, República do Congo, Gabão, entre outros.
Classificação científica do gorila
Veja a classificação científica do gorila: Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mammalia
- Ordem: Primates
- Família: Hominidae
- Subfamília: Homininae
- Tribo: Gorillini
- Género: Gorilla
Além disso, atualmente, temos 2 espécies de gorila: Gorila Ocidental e Gorila Ocidental, que estão subdivididas em cerca de 6 subespécies:
-
Gorila da Planície
-
Gorila Beringel
-
Gorila do Rio Cross
-
Gorila da Montanha
-
Gorila de Grauer
-
Gorilla Diehli
Curiosidades
O gorila é um dos primatas com o DNA mais semelhante ao do ser humano, perdendo apenas para o chimpanzé e o macaco bonobo. O DNA do gorila tem cerca de 98% de compatibilidade com o DNA humano, enquanto os das primeiras espécies citada ficam em torno de 99%.
Gorilas em risco
Desde o ano de 2016, os maiores gorilas da natureza, a subespécie Gorila Beringel, corre risco de extinção, devido, principalmente, a caça ilegal. Até tal data, existiam apenas 5 mil desses macacos no planeta, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).