Talvez seja de fato muito lindo receber uma ninhada de bebês furões, ou kits, em casa. Mas cuidado! Qualquer pessoa que considere criar furões deve primeiro possuir furões por um período de tempo para determinar se eles são um animal de estimação de longo prazo para eles.
Sobre a Reprodução De Furões
Os furões atingem a maturidade sexual entre os 4 e os 8 meses de idade, ocorrendo na primeira primavera após o nascimento. A grande maioria dos furões domésticos é esterilizada ou castrada antes das 6 semanas de idade, porque essa sexualidade sem função reprodutiva ativa pode levar a uma infecção fatal na fêmea ou causar uma queda na produção de células sanguíneas, o que também pode ser fatal. É essencial que todos os furões sejam esterilizados ou castrados em uma idade apropriada, a menos que você tenha a intenção de deixá-los reproduzir.
Furões de reprodução, no entanto, não é tão simples como colocar um macho e uma fêmea juntos. Se você está pensando em trazer alguns furões para o mundo, você precisa saber tudo sobre o processo de criação e investir tempo e dinheiro em sua saúde e educação.
Não Tome Decisões Precipitadas
Furões de reprodução envolve grande responsabilidade. Furões que estão relacionados ou sofrem com problemas de saúde ou comportamentais podem transmitir características indesejáveis para a população de furões. Furões de reprodução que estão intimamente relacionados podem causar cegueira e surdez nos bebês, ou problemas relacionados com a gravidez para a mãe, como pequenas ninhadas ou morte prematura de seus bebês.
Se você já tem uma fêmea e um macho e gostaria de apresentar um ao outro, uma visita ao veterinário é melhor. Veterinários especializados podem oferecer opções de testes genéticos e também dar a seus furões uma verificação de saúde geral para garantir que eles estão na melhor saúde para a reprodução.
Reprodução Do Furão: Acasalamento E Período De Gestação
Antes de colocar o macho com a fêmea, certifique-se de ter tempo suficiente para ficar por perto durante o início do processo. O ritual de acasalamento entre furões não é romântico. Não se assuste se o macho morder o pescoço da fêmea ou a arrastar brutalmente pela gaiola. Isso é completamente normal e você pode até ouvir o grito feminino.
Se o emparelhamento foi bem sucedido, você notará sua fêmea ganhando peso. Além disso, ela vai começar a puxar a pele da cauda e do corpo para o ninho. Você será capaz de dizer se ela está grávida por volta das 2 semanas após o acasalamento. Você pode fazer com que seu veterinário faça um ultrassom, mas isso pode ser caro. Você também pode notar sua fêmea fazendo barulhinhos que é outro sinal de gravidez.
No entanto, as fêmeas podem ter pseudo-gravidez. Altos níveis de hormônios podem fazer com que algumas fêmeas inchem e até se comportem como se estivessem grávidas quando não estão. Através de sua gravidez, a fêmea precisará comer mais para que ela possa lidar com a demanda do parto e da amamentação.
Sua gestação permanecerá por volta de 42 dias e tanto a gravidez quanto o parto podem prejudicar sua saúde. Como resultado, ela precisará de um aumento na ingestão de calorias e proteínas para compensar sua expulsão de energia. Alimente a fêmea com uma comida de furão de alta qualidade para garantir que ela esteja em ótima saúde para dar à luz. A dieta para a fêmea durante a gravidez deve ser em torno de 35% de gordura e suplementada por carnes como frango e fígado.
Uma fêmea que não come o suficiente, especificamente mais tarde na gravidez, pode desenvolver a toxemia da gravidez. Esta seria uma situação de emergência, exigindo que seu veterinário realize uma cesariana para salvar a vida da fêmea e seus bebês. Tal como acontece com a ingestão de alimentos, a fêmea também vai beber muito mais. Ela deve ter acesso a água fresca e limpa, pois é provável que ela consuma 2 ou 3 vezes além do normal.
Reprodução do Furão: Filhotes
Quando a fêmea tiver dado à luz, deixe-a sozinha por uma semana com seus kits (bebês). Pode acontecer da fêmea comer seus filhotes como gesto defensivo caso se sinta ameaçada ou com medo de você, então é melhor ficar longe o máximo possível. Inevitavelmente, você precisará alimentá-la durante esse tempo privado. Seja muito furtivo e mantenha contato ao mínimo.
Ao fazer isso, olhe rapidamente para a mãe e seus bebês. Fêmeas podem desenvolver mastite (inflamação da glândula mamária) e alguns kits podem morrer após o nascimento, então você precisará agir de acordo após um teste não intrusivo. Se estiver preocupado, ligue para o seu veterinário para obter conselhos.
Mesmo que sua fêmea tenha dado à luz, continue a alimentá-la como fez nos últimos estágios da gravidez. Agora ela está amamentando, ela precisará do aumento da ingestão de energia. Tenha em mente que se a fêmea tiver 10 ou mais kits, ela perderá peso, não importa o quanto você a alimente. Com uma grande ninhada, as calorias e demandas de energia sempre superam o quanto ela pode comer.
Quando os kits nascem, eles possuem 2 centímetros de comprimento em média e são completamente dependentes de sua mãe. Seus olhos e ouvidos estão selados e estão cobertos por uma penugem de pele fina. Você pode lidar com os kits com uma semana de idade, mas lembre-se que eles confiam na mãe e ela logo demonstrará se está ou não interessada em suas ações.
Se ela não estiver feliz com você lidando com seus bebês desde cedo, tente novamente em uma data posterior, pois você não quer que ela coma seus filhotes. No início, os kits simplesmente cabem na palma da sua mão. À medida que envelhecem, você deve pegá-los gentilmente segurando-os entre o pescoço e os ombros com uma mão e apoiando as pernas traseiras com a outra mão.
Comece segurando os kits por alguns segundos e amplie isso para alguns minutos à medida que eles crescem. No entanto, se os kits estiverem sendo alimentados, não os interrompa para lidar com eles. Você pode começar a introduzir os kits para alimentos sólidos de furão com cerca de 3 semanas de idade.
Os kits devem ficar com a mãe até as 12 semanas de idade, apesar de poderem comer alimentos sólidos e manusear bem, os kits ainda dependerão de suas mães e não devem ir para novas casas até depois das 12 semanas de idade. Os kits terão um conjunto completo de dentes adultos por volta dos 9 meses.
É melhor levar todos os kits para os veterinários para se certificar de que eles estão saudáveis e crescendo bem. O veterinário irá verificar os kits de parasitas, ácaros da orelha, pulgas e defeitos congênitos; Qualquer tratamento refletirá os achados do exame físico. Os kits receberão várias vacinas: vacina contra a cinomose canina aos 2 e 3 meses e a vacina contra a raiva aos 3 e 4 meses.
Reprodução de furões, como pode perceber, envolve grandes e frequentes investimentos de tempo e dinheiro. Não é aconselhável criar furões se você tiver alguma preocupação ou dúvida. A reprodução de furões envolve uma criação muito complexa e definitivamente não é para amadores. No entanto, se manuseado corretamente, seus furões podem ficar perfeitamente saudáveis e ter muitos bebês felizes.