Vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução de cavalos, ele é um mamífero em que a fêmea se acasala exclusivamente quando está no cio, fora desse período ela não aceita. O cio da fêmea pode durar cerca de uma semana, mas pode variar com o tempo, dura mais na primavera, e diminui no final do ano entre dezembro e janeiro por exemplo. A égua não entra no cio nos período entre outono e inverno, inclusive seus ovários ficam inativos nesse período.
Período de Gestação do Cavalo
A égua é a fêmea do cavala e a sua gestação dura cerca de 338 dias, se contarmos em meses é cerca de 11 meses. Mas isso é uma média e uma pequena variação pode ocorrer devido a várias coisas. No caso do primeiro filhote por exemplo o tempo pode cair para 300 dias. Já os filhotes machos demoram um pouco mais para nascer, cerca de 3 a 4 dias se comparado às fêmeas. No início do ano por exemplo a estação favorece que a gestação leve mais tempo, já na primavera é maior a chance de que a gestação leve o tempo esperado. Portando dessa forma fica difícil calcular com certeza quando será o nascimento do filhote. A tecnologia já evoluiu e criou alguns sistemas de alarmes, vídeos e outros para monitorar essa gestação, mas não garante 100%. Na gestação do primeiro filhote a égua só pode ser monitorada depois do 300º dia.
Égua no Cio
A natureza é perfeita, durante esse período ela está aberta ao acasalamento. Quando o cavalo se aproxima ela afasta suas patas de trás, levanta o rabo e pode urinar uma grande quantidade de líquido que possui os hormônios necessários para atrair o macho. Depois ela consegue expor seu órgão sexual para dar início ao acasalamento. Quando a égua está fora do período do cio, ela não aceita que o macho se aproxime. Ela relaxa as orelhas demonstrando desinteresse, se não foi respeitada por conferir mordidas e coices.
Como Perceber Égua no Cio
Na natureza são utilizados animais que não podem procriar, pois é a maneira mais segura de descobrir pelo comportamento se elas já estão no cio. Mas fique atento, jamais utilize animais de comportamento agressivo, pois você pode ter problemas. Curiosamente o sistema adotado para verificar o cio dos animais é colocando em fila indiano, com uma distância entre elas para evitar acidentes. Dessa forma o macho é colocado para ter contato físico com uma a uma e os criadores observam o comportamento. Mas hoje em dia a tecnologia já está muito avançada, então já é muito fácil fazer essa identificação através de ultrassom, assim é avaliado o útero e os folículos.
Filhotes Recém Nascidos
Quando nasce o filhote chamado de potro, que acontece ali entre a primavera e o verão é necessário que muitos cuidados sejam tomados para que ele continue saudável e se desenvolva bem.
- Primeira coisa é realizar a limpeza do cordão umbilical, ele não precisa ser cortado por se solta sozinho. É necessário que seja desinfetado com muito cuidado para não receber infecções e causar problemas sérios. O produto utilizado é o iodo na porcentagem de 10%, você vai mergulhar o umbigo do animal nesse produto, para facilitar é legal que ele possa estar em pé, assim acidentes não vão ocorrer. Evite que o iodo caia em outras partes do animal.
- O colostro não é apenas importante para os seres humanos, para os animais também é super importante. Então o filhote precisa ingerir o colostro, preste atenção se isso aconteceu. Assim como para nós ele cheio de anticorpos importantes para que ele consiga se imunizar de muitas doenças. Assim como os bebês elas também nascem com baixa imunidade, essa é a única chance de eles sobreviverem no meio ambiente.
- Saiba que ele precisa consumir o colostro em 6 horas, contando do horário que nasceu. Se você perceber que ele não conseguiu por algum motivo mamar, você deve ajudá-lo. O que pode acontecer é da égua por algum motivo não ter produzido o colostro, como ele necessita de qualquer forma desse alimentos você pode recorrer ao de outra fêmea que no mesmo dia tenha parido ou procurar uma banco de colostro em algum haras.
- Outra coisa que você deve ficar atento é com relação às fezes, ele precisa eliminar logo depois de nascer cerca de 2 a 3 horas depois, para colocar para fora o que é chamado de mecônio. Esse nome estranho é dado às fezes que estão no intestino dele desde a época da barriga da mãe, e por serem fezes velhas possuem uma cor diferente que podem ser amareladas ou marrons. Se você perceber que isso não está acontecendo e ele já não quer mamar e está estressado procure um profissional para que consiga ajudá-lo a se livrar do mecônio.
- Assim como uma bebê que acabou de nascer eles também precisam de muita atenção, esteja sempre atento ao seu comportamento, se notar qualquer coisa diferente, especialmente diarreia ou stress procure um veterinário. É importante descobrir rapidamente a causa para tratar e aumentar as chances de cura. Fique atento a infestação de carrapatos, eles causam doenças.
- Outra dica que não pode ser esquecida é a vermifugação, deve acontecer após 30 dias do nascimento e deve ser reforçada a cada 60 dias.
- Especialmente nos períodos de chuva é necessário uma atenção especial, deixe a mãe e os filhotes em ambientes limpos e secos, em locais cobertos e que tenham boa sombra. Não escolha locais muito pequenos, deixe que eles tenham bom espaço isso ajuda muito e evita diversas contaminações.
- Outro cuidado especial é no local onde você vai deixar os animais, faça um espaço para alimentar os filhotes no meio, coloque uma cerca em uma altura baixa onde apenas os pequenos consigam atravessar. Lá você vai colocar a ração especial deles, que é importante para complementar a alimentação.
- Não se assuste, é comum uma semana após parir o filhote a égua entrar no cio, chamado de cio do potro. Não se conhece os motivos, mas durante esse período o filhote pode ter diarreia, mas não é nada preocupante.