Os camelos são animais muito carismáticos que atraem muita atenção das pessoas, principalmente por conta de suas características físicas tão interessantes (como a presença de corcovas) e dos passeios turísticos oferecidos em diversos países do mundo, onde as pessoas podem andar nas costas do animal.
Apesar disso, algumas informações sobre esse animal ainda não são tão claras e nem tão simples de serem encontradas, principalmente quando o assunto é a reprodução dos camelos. Você sabe como um camelo se reproduz? Como e quantos são seus filhotes?
Caso você ainda não saiba de nada disso não se preocupe, pois nesse artigo falaremos especificamente sobre o gênero Camelus, como funciona sua reprodução, como são os filhotes de camelo e ainda citaremos diversas curiosidades e fotos sobre os camelos!
O Gênero Camelus
O gênero Camelus é constituído por duas espécies diferentes de animais parecidos que muitas vezes confundem as pessoas: o camelo bactriano e o dromedário. O nome científico do camelo bactriano é Camelus bactrianus, enquanto o nome científico do dromedário é Camelus dromedarius, recordar esses nomes é bem simples já que eles são bem intuitivos.
Esses animais têm algumas características em comum, como as patas formadas por dois dedos, a capacidade de passar um longo tempo sem beber água, o armazenamento de gordura nas corcovas, etc.
Por outro lado, eles também possuem diferenças, sendo que as principais são: o número de corcovas, já que o camelo possui 2 e o dromedário possui 1; o local onde eles habitam e também o tipo de pelo.
Portanto, vamos ver agora um pouco mais sobre a reprodução especificamente do camelo, deixando de lado o dromedário.
Reprodução E Cruzamento Do Camelo
O camelo, quando comparado com outras espécies animais, é um animal que atinge a maturidade sexual um pouco depois da média de outros animais, já que geralmente essa maturidade é atingida por volta dos 3 anos de idade, mas o acasalamento só acontece realmente por volta dos 4 anos de idade; o que é uma média maior do que o esperado.
Apesar disso, eles são animais que continuam se reproduzindo por muito tempo, já que a vida sexual do camelo pode durar no mínimo até os seus 20 anos de idade, o que faz com que seja um total de 16 anos de vida ativa se reproduzindo e gerando novos filhotes para dar continuidade à espécie.
- Acasalamento
Geralmente, a época de acasalamento do camelo ocorre entre o final do ano e o começo, já que ele começa a acasalar lá para o fim de dezembro. Geralmente ele acasala nessa época do ano porque – no seu habitat natural – é nesse mês que a temperatura fica mais amena e a luz presente durante o dia dura por mais tempo; essa reprodução pode durar até o mês de abril, principalmente nos países da Ásia.
- Gestação
Após o acasalamento, o período de gestação da fêmea do camelo dura mais de um ano, sendo uma média de 13,5 meses de gestação. Nesse período, a fêmea costuma ficar um pouco mais parada e o macho tende a procurar comida para que ela continue estocando gordura em suas corcovas, assim como ele o faz. Essa etapa de armazenamento de gordura é essencial, já que esse animal costuma habitar regiões desérticas que algumas vezes ao ano passam por escassez de alimentos.
Por fim, quam acaba não acasalando ou quem não engravida tem o seu período de cio prolongado por mais um tempo, o que é uma adaptação da natureza para que os animais tenham um pouco mais de tempo para “tentar engravidar” e possivelmente gerar novos filhotes.
Os Filhotes De Camelo
Após o fim do período da gestação, é claro que chega a hora dos filhotes nascerem, e esse provavelmente é um dos períodos mais legais de todo o processo, já que os filhotes são extremamente fofos, assim como em todas as outras espécies animais.
Geralmente, apesar do longo período de gestação de mais de 1 ano, apenas um filhote nasce, o que pode ser um problema para a continuidade da espécie no futuro, já que cada fêmea consegue gerar apenas 1 filhote a cada mais de 1 ano.
O filhote que nasce na maioria das vezes possui um temperamento bem confuso e perdido, sendo necessário até mesmo levar ele perto da mãe para que ele encontre o lugar correto pde mamar. Apesar de ter o temperamento um pouco mais lerdo, o filho de camelo já consegue ficar em pé cerca de 3 horas após seu nascimento, o que é bem raro no mundo animal.
A pele do filhote de camelo possui uma pelagem diferente do camelo adulto, sendo compara com uma lã macia; apesar disso, ele não nasce com as corcovas típicas do animal, que vão sendo desenvolvidas com o passar do tempo.
Portanto, o filhote de camelo possui um temperamento um pouco mais devagar, mas mesmo assim suas capacidades motoras são muito desenvolvidas e interessantes, principalmente quando levamos em consideração que ele já consegue ficar em pé com apenas poucas horas de vida e com alguns dias já consegue até mesmo correr.
Curiosidades Sobre Camelos
Quem diria que o camelo seria um animal tão interessante não é mesmo? Vamos ver agora algumas outras características interessantes sobre esse animal tão amado e comentado pelas pessoas.
- A corcova do camelo, diferente do que muitas pessoas pensam, não serve para armazenar água, mas sim para armazenar gordura para os longos períodos de escassez de alimentos;
- Esse é um animal que costuma andar bastante, sendo que a distância caminhada por ele em um único dia pode variar entre 200 e 270km;
- Por viver em ambientes desérticos com muita areia, o camelo possui 3 pálpebras, uma característica adaptativa que o protege da areia;
- A expectativa de vida do camelo é de 50 anos, uma idade muito boa para um animal;
- O camelo é um animal que come todos os tipos de plantas, até mesmo cactos. Para isso, a pele do interior da sua boca é bem grossa, o que impede que ele se machuque ao se alimentar.
Realmente esse é um animal com características muito interessantes e muitas coisas que podem ser estudadas!
Quer saber um pouco mais sobre os camelos e não sabe onde encontrar informação? Leia também: Alimentação do Camelo – o que Eles Comem?