No mundo de hoje, acredita-se que existam aproximadamente 44 milhões de mulas e burros. Atualmente, esses dois grupos de equídeos estão recebendo muita atenção como animais recreativos. Eles podem muito bem ser a parte que mais cresce na indústria de equinos recreativos. Mulas, em particular, podem ser encontradas fazendo tudo um pouco, desde passeios a cavalo, adestramento, corrida e salto. Burros, em muitos casos, são animais de estimação da família e, é claro, são um ingrediente necessário na produção de mulas.
É claro que existem semelhanças entre burros e cavalos, sendo que ambos pertencem ao mesmo gênero Equus. No entanto, existem algumas diferenças significativas, principalmente ao discutir a reprodução. Para o cavalo, a duração média da gestação é de 335 a 345 dias, enquanto nos burros é de 360 a 375 dias ou mais. Os potros normais de burro nasceram aos 10 ½ meses até aos 14 meses de gestação. Os burros tendem a ser mais férteis que os cavalos, com uma taxa de concepção média de 78%, enquanto as éguas, em média, 65%.
Os burros são usados em todo o mundo como animais de guarda para proteger pequenos ruminantes (ovelhas, cabras, lhamas), como animais de companhia (para pessoas, potros, etc.), treinamento com halteres (bezerros, potros), trabalho (matilha, puxando carroças, arando , etc.), andando e mostrando. A égua e o burro também são criados para cavalos para produzir mulas ou hinnies, respectivamente.
Ciclo Reprodutivo nas Fêmeas
O jennny (femea do burro) é muito semelhante em muitos aspectos reprodutivos à égua. A puberdade é geralmente atingida em um a dois anos de idade. Os burros parecem exibir menos sazonalidade relatada estro prolongado, menor incidência de ovulações durante dezembro, ciclos estrais mais curtos de maio a setembro e estro menor entre maio e outubro. Ainda assim, esses trabalhadores relataram menos “partição” na estação ovulatória e anovulatória (não reprodutiva) do burro do que no cavalo. Embora o ciclo estral tenha sido relatado entre 20 e 40 dias, geralmente dura de 23 a 30 dias.
O estro geralmente dura entre 6 e 9 dias, com ovulação de 5 a 6 dias após o início do estro. O comportamento do estro foi caracterizado pela abertura e fechamento da boca (ocasionalmente com o pescoço estendido), mastigando com drible salivar, piscando, urinar e subir a cauda. Se for realizada palpação ou avaliação ultra-sonográfica, folículos> 25-30 mm devem ser considerados potencialmente ovulatórios. A ovulação múltipla em Jennies gigantesca pode ser maior do que a relatada em Jennies padrão. Essa diferença pode ser semelhante às diferenças nas múltiplas ovulações, como visto nas raças de cavalos (árabes versus puro-sangue).
A duração gestacional foi relatada em 372 a 374 dias. O calor do potro geralmente ocorre entre 5 e 13 dias após o parto. O colo do jenny é geralmente mais longo que o da égua, com um diâmetro menor. O colo do burro se projeta para dentro da vagina, e essa protrusão pode impedir a ejaculação intrauterina, dificultando a inseminação artificial e a possibilidade de uma alta incidência associada de aderências cervicais pós-distocia.
Ciclo Reprodutivo nos Machos
O burro macho, tem muitas semelhanças reprodutivas com o cavalo. No entanto, existem algumas diferenças. Os testículos e o pênis do macaco parecem maiores do que os de cavalos de tamanho comparável. Embora o macaco (burro macho) e o garanhão possuam as mesmas glândulas sexuais acessórias, a ampola é maior no macaco que o garanhão. Uma peculiaridade da reprodução do burro é o tempo que leva para o macaco atingir uma ereção e ejacular. Os macacos geralmente precisam de 5 a 30 minutos (em comparação com 10 a 11 minutos) para concluir uma criação. O comportamento de provocação geralmente inclui vocalização, cheirando a vulva da mulher, roçar de pele e uma ou mais montarias antes da exposição e ereção do pênis.
Embora algumas diferenças sazonais na libido sejam observadas, parece haver pouca ou nenhuma alteração nos parâmetros seminais durante os meses de inverno. Como no garanhão, o macaco pode ser treinado para atender uma vagina artificial e o sêmen pode ser coletado e usado em programas de inseminação artificial frescos ou resfriados ou congelado para uso futuro. O sêmen de burro pode ser manuseado de maneira semelhante à do garanhão, e os extensores de leite desnatado parecem úteis em programas de inseminação artificial.
Desenvolvimento Pós Parto dos Filhotes
O período de gestação de um burro é de 12 meses (mais ou menos, temos relatos de 13 meses e meio). Quando o potro nasce, ele fica de pé dentro da primeira hora. Os equídeos são relativamente desenvolvidos no nascimento – em que o bebê pode andar e correr no primeiro dia.
Um potro equino (cavalo, burro, mula ou zebra) geralmente é capaz de ingerir alimentos para adultos (por exemplo, grãos ou grama) com um mês de idade, embora não tenham muito valor com isso. Aos 4 meses, eles estão quase prontos para desligar o leite da mãe e começar a comer grãos ou grama. Este é o momento em que eles devem ser desmamados, a menos que seja clinicamente necessário para a saúde do bebê e da mãe. Eles devem ser desmamados antes dos 9 meses de idade (o leite da mãe diminui de conteúdo antes disso, e é mais difícil separar o vínculo se você esperar mais), mas eles ainda são muito imaturos no corpo.
Aos 12 meses, eles são independentes e podem ser comparados a um adolescente humano. Alguns são mais maduros que outros, mas ainda são “crianças”.
Aos 2 anos de idade, os jovens equinos assumiram uma proporção maior de adultos no corpo e nas pernas, mas seus cérebros ainda são jovens e suas sessões de treinamento devem ser curtas. Seus músculos e ossos ainda estão se desenvolvendo – a maioria dos equídeos não é totalmente amadurecido até os 3 a 5 anos de idade. Alguns dos animais maiores (Jackstock, cavalos de tração, zebras) não têm maturidade e são preenchidos até os cinco anos de idade. Os cavalos geralmente vivem entre 25 e 30 anos de idade, os burros em média 30 a 40, os burros em miniatura em média 25 anos e os Mules podem viver até seus 40 anos. (Sim, existem casos verificados de burros com mais de 40 anos, na faixa dos 50 anos, o mesmo para mulas.)