A reprodução do besouro é sexuada, onde a prole é criada pela união de espermatozóides do pai e óvulos da mãe. Quando um macho localiza uma fêmea, ele geralmente começa a cortejá-la de uma maneira muito específica.
Ele rapidamente encosta as suas antenas e seu par de pernas dianteiras nas costas da fêmea enquanto rasteja em cima dela. Se a fêmea aceitar o macho, ele inserirá seu órgão sexual na abertura genital da fêmea e transferirá um “pacote” de espermatozóides.
Os espermatozóides são armazenados no trato reprodutivo da fêmea. Eles são usados para fertilizar os óvulos que se desenvolvem. Após o acasalamento, o macho deixa a fêmea e não ajuda no aumento da prole. Mais tarde, a fêmea deposita os ovos que o macho fertilizou e o novo indivíduo começa sua vida.
A Reprodução do Besouro: Colocação de Ovos
Há muito pouco cuidado dos pais na reprodução do besouro, mas é assim com a maioria dos insetos. Os machos apenas dão esperma e alguns nutrientes à fêmea. Elas cuidam mais do que os exemplares do sexo masculino, mas ainda não muito.
Após o acasalamento, as fêmeas devem procurar bons lugares para pôr seus ovos, porque, depois de colocá-los, eles serão abandonados para se cuidar. Para os besouros, um bom lugar é onde os filhotes poderão se alimentar logo de cara. Como a mãe não os ajudará depois que eles eclodirem, pelo menos ela garantirá que eles tenham o suficiente para comer.
Uma fêmea pode pôr muitos ovos em um dia e, durante a vida, pode colocar mais de 300 ovos! O ovo é a primeira forma do corpo no ciclo de vida e reprodução do besouro, bem como de qualquer outro animal.
Alguns insetos podem exibir um comportamento extremamente complexo ao acasalar. Pensa-se que o cheiro desempenhe um papel importante na localização de um parceiro.
O conflito na reprodução do besouro pode começar com sua participação nos rituais de acasalamento, como a morte de um dos animais. Existem diversos casos onde há divergência entre machos e fêmeas que se enfurecem até restar apenas um de cada.
Isso é o que garante a reprodução pelos mais fortes e mais aptos. Muitos besouros são territoriais e defenderão ferozmente seu pequeno espaço por conta dos machos invasores.
Os besouros ficarão combinados por um curto período de tempo. No entanto, em algumas situações, essa aproximação pode durar várias horas. Durante este período, os espermatozóides são transferidos para a fêmea para fertilizar o óvulo.
O cuidado dos pais varia entre os exemplares. Isso vai desde a simples postura dos ovos sob uma folha até a construção de estruturas subterrâneas completas. Alguns insetos ainda acrescentam um suprimento de esterco para abrigar e alimentar seus filhotes.
Outros besouros fazem rolinhos de folhas, mordendo algumas pontas para fazer com que elas se enrolem para dentro. Assim, é possível colocar seus ovos que ficarão bem protegidos por dentro.
Na reprodução do besouro, como outros insetos, há alguns processos de metamorfose pelo qual ele passa. No geral, são quatro estágios de desenvolvimento até chegar na fase adulta.
O Ciclo de Vida dos Besouros
Como é a Fase do Ovo
Começa com a fêmea que deposita centenas de pequenos ovos brancos ou amarelos. Tal ação ocorre comumente em uma folha ou em madeira podre. Algumas das fêmeas mantêm seus ovos dentro delas e dão à luz a larvas vivas.
Geralmente, todo esse processo leva de 4 a 19 dias para ser completado, ou seja, para os ovos eclodirem. Eles, então, acabam entrando no “estágio larval”.
Como é a Fase da Larva
Nesta fase, as larvas comem uma quantidade enorme de comida e continuam a crescer. Muitas vezes seu exoesqueleto vai modificando enquanto cresce. A maioria dos besouros passa por 3 a 5 estágios durante o período larval. Alguns podem até ter até 30 estágios, enquanto outros podem ter apenas 1 estágio como larvas.
Como é a Fase da Pupa
Em seguida, na reprodução do besouro, dá-se início ao “estágio pupal”, que pode levar até 9 meses. Comumente acontece durante o período de inverno. Depois de se formar, surge um adulto e aí está o inseto do qual falamos.
Como é a Fase do Besouro Adulto
Nesta fase o inseto irá alimentar, acasalar e, se for uma fêmea, colocará ovos para o início de outra geração. É assim que se dá seu ciclo de vida.
Defesa do Besouro Durante a Metamorfose
Os besouros e suas larvas têm uma variedade de estratégias para evitar serem atacados por predadores ou parasitoides. Este último é um organismo que passa a maior parte de sua vida, ligado a ou dentro de um único organismo hospedeiro que, por fim, mata e geralmente consome algo durante o processo.
Isso inclui:
- Camuflagem;
- Imitação;
- Toxicidade;
- Defesa ativa.
A camuflagem envolve o uso de cores ou formas para se misturar com o ambiente ao redor. Entre os que exibem essa estratégia defensiva estão alguns dos besouros das folhas (família Chysomelidae), com coloração verde muito semelhante ao seu habitat nas folhas das plantas.
Um tipo de camuflagem mais complexa também ocorre. Isso ocorre tal comocom alguns gorgulhos, onde várias escamas ou pelos coloridos fazem com que o besouro se assemelhe a esterco de pássaro.
Outra defesa que geralmente ele usa, além da cor ou da forma para enganar os inimigos em potencial, é a imitação. Vários besouros pertencentes à família Cerambycidae, por exemplo, têm uma semelhança impressionante com vespas. Dessa forma, enganam os predadores para manter distância, mesmo que eles sejam, de fato, inofensivos.
Muitas espécies de insetos, incluindo joaninhas, podem secretar substâncias tóxicas ou desagradáveis. Sem contar que alguns são até venenosos. Essas mesmas espécies geralmente exibem “aposematismo”, onde padrões de cores brilhantes ou contrastantes alertam os predadores em potencial.
Grandes besouros terrestres e escaravelhos podem atacar de muitas maneiras. Eles usam suas mandíbulas fortes para convencer à força um predador a procurar presas mais fáceis. Outros, tal como os besouros bombardeiros, pulverizam gás ácido do abdômen para repelir aqueles que lhe ameaçam de alguma forma.
Entendeu como é a reprodução do besouro e como sua forma de vida é influenciável? Estes insetos, em geral, não fazem mal a ninguém, apenas tentam se defender dos outros.