Um animal que também é chamado de burro selvagem, jumento, jegue ou onagro. A reprodução do asno nada mais é que o cruzamento de um burro com um cavalo.
Contudo, há muito mais para falarmos a respeito. Deseja saber as características do surgimento desse equino? Então, leia o artigo até o final e descubra.
Um Pouco Sobre as Características Do Animal
Este animal tem orelhas compridas, o focinho alongado e um tamanho médio. Ele pertence a classe dos mamíferos perissodátilos. Desde o tempo pré-histórico é que o asno foi bem importante e presente para os humanos.
Ele era comumente usado como animal para carga, bem como auxiliar em afazeres agrícolas. Como dito acima, um asno é a junção de um burro e um cavalo. É daí que surge o hibrido que acaba herdando as características principais das raças de seus progenitores.
Assim, o asno é tido como robusto e dócil. Suas patas alongadas lhe conferem facilidade em treinos, bem como bastante velocidade. Sem contar que pode se adaptar facilmente nos terrenos acidentados e às adversidades em meio ao ambiente que se encontra.
Especificações Físicas
O asno, de nome científico Equus asinus, é quadrúpede, com porte pequeno se comparado com seus outros parentes equídeos. A estatura é variável entre 130 cm até 150 cm, conforme as especificidades da sua raça.
Sendo um mamífero pertencente a ordem dos fortes perissodáctilos, possui as extremidades que terminam em um dedo único. Este é protegido pelo casco grosso.
Dotado com grandes orelhas, a pelagem pode variar entre as tonalidades branca, cinza ou castanha. Possui uma linha mais escura por todo o seu dorso. O parte de dentro da coxa, o ventre, o focinho e, muitas vezes, um círculo bem ao redor dos olhos pode se apresentar de tonalidade mais clara.
Como É a Reprodução Do Asno
A reprodução do asno é bem simples. Este animal se resulta do cruzamento entre a água e o burro. A fêmea desse animal se chamada mula. Já a reprodução do asno entre a espécie, de forma invertida (uma jumenta e um cavalo), acaba resultando em outro tipo de animal chamado bardoto.
O bartodo, sendo um híbrido, na sua grande maioria, é estéril. É extremamente raro se ouvir algum tipo de relato em se relacionando com uma mula procriando. Seus registros tiveram início lá no ano 1527, quando os dados começaram a ser coletados. Desde então, somente 60 partos foram oficiais.
As fêmeas costumam entrar no cio logo no início da primavera. O período gestacional normal dentro da reprodução do asno é de cerca de 290 dias. Após esse tempo, a jumenta pari o seu filhotinho, amamentando-o por 4 a 5 meses.
Reprodução Do Asno Fêmea
A reprodução do asno fêmea é bem semelhante em diversos aspectos reprodutivos com a égua. A puberdade geralmente é atingida quando o animal atinge de 1 até 2 anos de idade.
Os asnos parecem exibir uma sazonalidade menor em relação ao ciclo estral. A incidência das ovulações também é menor no mês de dezembro. Assim, os ciclos estrais são menores entre os meses de maio até setembro. E estro menor entre os meses de maio até outubro.
Mesmo assim, tais animais possuem menos “partição” nas estações ovulatórias e anovulatórias (não reprodutivas) do asno do que do cavalo. Embora seu ciclo estral é constatado dentro do período de 20 até 40 dias, comumente dura aproximadamente 23 até 30 dias.
O estro, em geral, dura somente de 6 a 9 dias, tendo a ovulação com 5 e 6 dias depois do começo do estro. Esse comportamento tem-se caracterizado pelo fechamento e abertura da boca, em determinadas ocasiões quando se estende o pescoço. Além disso, tem o mastigar e salivação mais excessiva, urina fora do comum e subir e descer da cauda.
Se uma ultrassonografia e palpação forem realizadas durante o período de reprodução do asno fêmea. Os folículos poderão ser verificados com 25 a 30 mm, assim, considerados como potencialmente ovulatórios. A ovulação múltipla no asno é maior em algumas espécies, o que não é nenhum problema grave.
A duração da gestação é de aproximadamente 290 dias, como dito acima. Na reprodução do asno, o colo é geralmente um pouco mais longo do que o de uma égua, que tem o diâmetro menor.
O colo de um asno fêmea acaba se projetando para a parte interna da vagina. Assim, a protrusão acaba impedindo uma ejaculação intrauterina. Isso dificulta o caso de inseminação artificial, bem como da possibilidade de grande incidência que se associa com a aderência cervical pós-distocia.
Reprodução Do Asno Macho
O asno macho tem sua reprodução semelhante ao do cavalo. Entretanto, existem determinadas diferenças. O pênis e os testículos parecem maiores, mas ainda mantém um tamanho normal. Embora ambas as espécies possuam os mesmos tipos de glândulas sexuais, as dos asnos também são maiores.
Uma peculiaridade na reprodução do asno é o tempo que leva para ele atingir a ereção, bem como ejacular. Os asnos geralmente necessitam de 5 até 30 minutos para concluir o ato reprodutivo. O comportamento nesse período geralmente inclui:
- Cheirar a vulva da parceira;
- Vocalização;
- Ereção de seu pênis;
- Entre outros detalhes.
Embora várias diferenças sazonais em sua libido possam ser observadas, aparentemente existem poucas ou nenhumas alterações no parâmetro seminal durante o período de inverno.
Dessa forma, como o cavalo, o asno pode ser treinado para a coleta de sêmen, bem como usado nos programas para inseminação artificial. O material pode ser utilizado fresco, resfriado ou congelado, assim, pode ser efetivado em tempo futuro.
O sêmen do asno pode ter sua manutenção feita de forma semelhante à dos cavalos. O extensor, nesses casos, parece útil nos programas para inseminação artificial.
Programas Para Reprodução Do Asno
O asno, como todos sabem, pode ser reproduzido de forma manual. Sempre que os programas de criação manual são empregados (com criações naturais ou inseminações artificiais), aumentam-se as chances de sucesso reprodutivo.
Se o sistema natural de reprodução do asno é usado, o acasalamento é feito no segundo dia do estro, em intervalos aproximados de 48 horas.