No post de hoje iremos falar sobre um animal bem diferente e pouco conhecido no Brasil, o alce. Suas características e principalmente em relação a sua reprodução, seus filhotes e o tempo de gestação. Continue lendo para aprender mais!
Características Gerais Do Alce
O alce é um animal cervídeo, considerado o maior de todos de sua família. Seu nome científico é Alces alces, por isso que ficou popular por esse nome, e ele pode chegar a ter mais de dois metros de altura e pesar quase meia tonelada, sendo então um animal de grande porte. Sua cauda é bem curta, tem comprimento de 5 a 12 cm. A cor de sua pelagem é parda. Os machos tendem a ser levemente maiores que as fêmeas. Para conseguirmos diferenciar os alces dos restantes de seus familiares cervos, olhamos no tipo único de galhadas que eles possuem. Essas galhadas normalmente só estão presentes nos machos, e possuem uma secção cilíndrica com forma de taça. O interessante é que elas podem alcançar até 1,50 metros de amplitude.
O habitat natural, ou seja, local em que o animal pode ser encontrado, do alce é na maioria das vezes em regiões circumpolares. São muito vistos na Europa, nos países mais frios como a Suécia e Finlândia, mas também ficam na América do Norte, em especial alguns estados do Canadá e EUA. E suas hastes na realidade tem como função amenizar a temperatura corporal durante o verão. Sua longevidade é de mais ou menos 20 anos quando estão na natureza selvagem. São animais ruminantes com pernas longas e um pescoço curto, por isso não consegue pastar ervas no chão.
Quando olhamos em relação ao comportamento do alce, podemos notar que eles são tímidos, mesmo com sua aparência meio violenta. Normalmente, há brigas durante o período de acasalamento entre os machos, ou das fêmeas em relação a qualquer inimigo (incluindo os seres humanos), quando precisam defender seus filhotes. Na maioria das vezes, o que ocorre são acidentes nas estradas, durante a primavera. Nessa época, os governos jogam sal no pavimento de diversas estradas nos Estados Unidos e Canadá, o que atrai muito os alces, gerando acidentes gravíssimos, já que eles são enormes e pesados.
A dieta alimentícia desse animal é herbívora, consequentemente, ele não se alimenta de carne. Em maioria, gostam de comer frutas, vegetais, sementes e outros encontrados na natureza em abundância. Em alces adultos, e principalmente nos machos, eles podem conseguir consumir mais de 9.700 kcal, o que equivale a 32 quilogramas de alimento, por dia.
Isso para que ele consiga manter seu peso, algo importante em momentos de frio. As refeições preferidas desse animal costumam fazer parte de vegetações rasteiras, como alguns brotos de árvores. Por essas plantas normalmente não oferecerem a quantidade necessária de sódio que eles precisam diariamente, os alces também buscam consumir muita planta aquática, para conseguir suprir essa necessidade. O sal é muito importante para esse animal, por isso é comum que eles vão para as estradas lamber o sal do pavimento quando está na época do inverno.
Veja a seguir a classificação científica do alce:
- Reino: Animalia (Animal);
- Filo: Chordata (Cordados);
- Classe: Mammalia (Mamíferos);
- Ordem: Artiodactyla;
- Família: Cervidae;
- Subfamília: Capreolinae;
- Gênero: Alces;
- Espécie/nome binominal/nome científico: Alces alces.
Reprodução Dos Alces, Filhotes E Tempo De Gestação
A época de reprodução dos alces começa entre setembro e outubro. Durante esse período, os machos começam a ficar com o pelo eriçado e pescoço inflado, podendo então facilmente ser identificado quando é a época. Eles ficam em busca pelo cheio de urina das fêmeas, que é diferente quando elas estão no cio. Após se encontrarem, o par cruza múltiplas vezes.
Quanto maior e mais maduro é o macho, mais vezes há cruzamentos, então é normal que eles sejam polígamos. Se você olhar bem, é raro a criação de haréns, o que só ocorre quando há penúria de machos, encontrando-se frequentemente casais de alces. Após a fecundação, a fêmea engravida e tem um período de 225 dias de gestação. Depois disso, ela se isola, abandonando o macho para outras fêmeas. Durante esse período, o macho está muito excitado, e por isso seu instinto territorial o deixa extremamente perigoso para todos ao redor, algo raro no restante do ano.
Quando há combates entre os machos por alguma fêmea, que é comum e frequente, as coisas não são tão brutais como no caso dos bodes. A briga começa com algumas galhadas, se jogando para cima do outro até que um deles ceda. Nessa época, os machos costumam perder bastante peso, por pouco repousarem e se alimentarem.
Quando chega abril ou começo de maio, a fêmea alce dá a luz a um único filhote na maioria das vezes. Raramente chega a dois ou três filhotes por gestação. Em algumas regiões há um número considerável de fêmeas estéreis, que não conseguem ser fecundadas ou não conseguem chegar até o final da gestação. Logo após nascerem, recebem seu primeiro aleitamento materno e já começam a saltar. Mesmo assim, sua cabeça não está muito dura nem as pernas, por isso as fêmeas os empurra para que consigam andar. De longe parece até estranho vê-las fazendo isso, mas seu amor pelos filhotes é incrível. Qualquer coisa, animal ou pessoa que emita qualquer tipo de perigo ao seu filhote, a fêmea o defende de forma agressiva e bem violenta.
Uns três a quatro dias depois de seu nascimento, o alce filhote já está apto para seguir sua mãe por todos os lugares. Ficam com as mães por mais ou menos 2 anos, até então chegarem no seu amadurecimento sexual por volta dos 2 a 3 anos de idade e saindo para começar sua própria vida. Passam então o restante de suas vidas afastados.
Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o alce, suas características gerais, e em relação a sua reprodução, filhotes e tempo de gestação. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre alces e outros assuntos de biologia aqui no site!