As toninhas são membros da ordem científica Cetáceos e estão relacionados aos golfinhos, mas os dois animais são de espécies diferentes. Ambos têm corpos elegantes e grandes nadadeiras. Ambos são considerados criaturas inteligentes e ambos têm uma estrutura na testa que eles usam para produzir ondas sonoras para navegar em suas casas aquáticas.
No entanto, botos e golfinhos diferem de várias maneiras. Por exemplo, os botos não têm bicos alongados como os golfinhos. Além disso, botos têm barbatanas dorsais triangulares, enquanto os golfinhos têm barbatanas curvas ou em forma de gancho. A exceção são botos sem fim. Eles não têm barbatanas. Os dentes dos golfinhos são em forma de cone, enquanto os dentes dos botos são em forma de pá.
Os botos também são mais curtos que os golfinhos. Eles crescem de 1,5 a 2 metrosde comprimento e pesam entre 50 a 120 quilogramas. Em contraste, o golfinho-nariz-de-garrafa cresce a cerca de 2,5 mts. de comprimento e pesa entre 200 a 300 kg.
Habitat
Existem seis espécies em três gêneros de boto. Como o próprio nome indica, os botos do Golfo da Califórnia são encontrados em torno da parte norte do Golfo da Califórnia. Os botos-negros, também conhecidos como botos de Burmeister, vivem ao largo das costas leste e oeste da América do Sul.
O toninho-de-óculos gosta de água fria e foi encontrado em todo o mundo em uma zona ao norte da Antártida. O boto comum, também gosta de água fria, mas adere à costa leste da América do Norte, ao redor do sul da Groenlândia, às margens do norte da Escandinávia e ao largo das costas do Alasca e do Japão.
O golfinho de Dall adere à orla norte do Oceano Pacífico. Alguns golfinhos sem fim podem ser encontrados no Mar Amarelo entre a China e a Coréia, e ao redor do sul do Japão, enquanto outros nadam ao longo das costas do sul da Ásia.
Alguns botos não ficam apenas no oceano. Alguns nadam em rios e canais, e também podem lidar com águas salgadas e frescas. Por exemplo, os botos finitos vivem em águas costeiras e rios ao longo do Oceano Índico e do Oceano Pacífico Ocidental.
A maioria dos botos são animais sociais. Eles vivem em grupos chamados cardumes que podem ter apenas alguns membros para milhares. O golfinho de Dall, por exemplo, vive em cardumes com dois a 20 membros, enquanto o cardume de um boto pode ter entre seis e cem membros.
Dieta
As dietas de toninha variam, dependendo da espécie, mas na maioria das vezes se alimentam de peixes, crustáceos, polvos e lulas. Eles também podem ser grandes comedores. O boto-boi come cerca de 10% do seu peso corporal a cada dia.
Reprodução das Toninhas, Filhotes e Tempo de Gestação
Não se sabe muito sobre os botos em geral, e parece haver uma falta particular de conhecimento quando se trata dos hábitos reprodutivos destes animais. As fêmeas têm um período de gestação de 10 a 11 meses e dão à luz a um jovem de cada vez. Os jovens são chamados filhotes ou bezerros. Os filhotes são desmamados entre sete e 24 meses de idade e são sexualmente maduros em torno de 2 a 8 anos de idade, dependendo da espécie. Os botos podem viver até 23 anos.
Um golfinho fêmea pode ter um bezerro a cada dois anos, mas os intervalos de partos geralmente são em média de três anos. Os golfinhos nariz-de-garrafa têm um intervalo de três a seis anos em Sarasota Bay, Flórida. Os bezerros nascem na água. O cordão umbilical se encaixa durante o parto.
Às vezes, um golfinho assistente pode ficar perto da nova mãe e bezerro. Embora esse golfinho assistente seja frequentemente chamado de golfinho “tia”, ele pode ser do sexo masculino ou feminino. Este tia golfinho é muitas vezes o único outro golfinho que uma mãe permite perto de seu filhote.Os bezerros têm aproximadamente 111 a 116,3 cm de comprimento e pesam cerca de 10 a 20 kg.
Nos primeiros dias após o nascimento, a barbatana dorsal e a cauda do bezerro são flexíveis e pouco firmes, mas gradualmente endurecem. Os bezerros, mais escuros que os adultos, mostram várias linhas verticais e claras nas laterais, resultado do dobramento fetal. Essas linhas desaparecem dentro de seis meses.
Amamentação
Um bezerro pode amamentar por até 18 a 24 meses. O período máximo de amamentação observado foi de sete anos. Bezerros mama abaixo da água, perto da superfície. O bezerro mama de mamilos escondidos em fendas mamárias abdominais. Observações em parques zoológicos mostram que a amamentação geralmente começa dentro de 6 horas após o nascimento. Um bezerro cuida de 4 vezes por hora nos primeiros 4 a 8 dias. Cada instância de enfermagem geralmente dura apenas cerca de 5 a 10 segundos. Um bezerro alimenta 3 a 8 vezes por hora durante o dia e a noite.
O leite é composto de 33% de gordura, 6,8% de proteína e 58% de água, com traços de lactose. O leite rico ajuda o bebê a desenvolver rapidamente uma camada espessa de gordura. Ao cuidar do bezerro, uma mãe golfinho fica por perto e direciona atentamente os movimentos do bezerro. O bezerro é carregado na “correnteza” da mãe, o rastro hidrodinâmico que se desenvolve quando a mãe nada. Isso ajuda o bebê a nadar e permite que a mãe e o bezerro acompanhem o grupo. Há provavelmente uma quantidade considerável de aprendizagem envolvida no período de amamentação. Ao cuidar do bezerro, uma mãe golfinho fica por perto e direciona atentamente os movimentos do bezerro.
Colônias de criação de golfinhos nariz-de-garrafa em parques zoológicos marinhos continuam a oferecer uma oportunidade única para observar e quantificar a biologia reprodutiva dos golfinhos. Em ambientes zoológicos, os bezerros começam a pegar alguns peixes em cerca de 3 a 4 meses quando seus dentes começam a entrar em erupção. Os bezerros começam a comer peixe quando atingem cerca de 130 a 150 cm. Dentro de alguns dias após o nascimento, um bezerro pode vocalizar, mas as características da assinatura se desenvolvem com a idade.