Conhecido com um dos maiores e mais belos felinos a onça é um mamífero. Ela recebe essa classificação devido a presença das glândulas mamárias que estão presentes tanto nas fêmeas quanto nos machos. Com desenvolvimento mais acentuado nas fêmeas, essas glândulas são responsáveis por produzir o leite que os filhotes se alimentam. Os mamíferos são em sua maioria terrestres e ocupam muitos ambientes do planeta.
A onça é uma predadora carnívora que possui a cor amarela podendo ter machinhas pretas pelo seu corpo. Por esse mesmo motivo é conhecida popularmente como Onça Pintada. Essa espécie é um dos mais encontradas no Brasil e um verdadeiro símbolo na nossa fauna. Podemos também encontrar aquelas que possuem pelo preto e são comumente conhecidas como Jaguar ou onça preta.
Gestação da Onça
A onça é atualmente o maior felino das Américas e mundialmente perde em tamanho apenas para o leão e o tigre. Na fase adulta chega a pesar mais de 140 quilos e medir mais de 2,50 metros.
Sua gestação dura em entre 93 a 105 dias, sendo possível o nascimento de até dois lindos filhotinhos tendo cada um deles aproximadamente um quilo. A nova mamãe cuida dos filhotes até eles completarem dois anos. Durante esse tempo ela ensinar como sobreviver e caçar em busca de alimentos. Outra curiosidade interessante é que machos e fêmeas se encontram apenas no período em que é realizada a reprodução.
As onças geralmente vivem por 15 anos quando estão na natureza. O animal precisa de área preservada para sobreviver. Portanto, é essencial a preservação ambiental para que essa espécie possa reproduzir. Sua presença é indicativo de balanceamento para os ecossistemas.
Filhotes
Outro dado interessante é que as onças fêmeas atingem a maturidade sexual aos 2 anos enquanto os machos somente ao completar 3 anos. Por meio do cheiro e da comunicação é possível que os animais se encontrem e se reproduzam. As onças pintadas, por exemplo, realizam a reprodução durante todo o ano.
Depois da gestação que pode durar até três meses, os filhos vêm ao mundo cegos completamente dependentes da mãe para fazer qualquer coisa. A visão só começa a funcionar com mais de duas semanas do nascimento das oncinhas. A alimentação nos três primeiros meses é reforçada com o leite produzido pela fêmea.
Depois disso, os pequenos filhotes começam a aprender os primeiros passos da caça até se tornarem completamente impendentes para viver como um de adulto solitário. Os filhotes também aprendem com suas mamães como se deve demarcar um território.
Características das Onças
Onças são animais muito ativos e que possuem grandes capacidades em diversos sentidos pois possuem boa audição, olfato e visão. Podem, inclusive, ter um desempenho muito bom da visão mesmo durante a noite. Possuem uma mordida potente e possuem como presas outros animais silvestres de menor ou igual porte como: veados, capivaras, jacarés, bois, antas, dentre outros.
Elas preferem atacar a cabeça e o pescoço das presas que acabam morrendo por lesões ou mesmo sufocadas. Uma poderosa mordida, não é?
Sua habilidade motora também é algo impressionante. Ela consegue ter muita flexibilidade e pode subir com muita aptidão em árvores. São comumente vistas durante a noite e preferem tirar aquele cochilo durante o dia. Além disso, as onças são excelentes nadadoras e ficam bastante tempo dentro da água quando isso é possível.
Extinção e Caça Predatória
O animal encontra-se na lista de ameaça de extinção no Brasil. Podemos encontrar a onça ainda na região amazônica e de Mata Atlântica, mas em boa parte do país ela já desapareceu. Isso é consequência da intensa caça e também da destruição do ambiente em que as onças vivem. Ambas realizadas pelo homem.
Geralmente as onças se abrigam em troncos de árvores caídas que possuem fendas. São nesses buracos que eles comumente descansam e passam parte do dia. Além disso, por possuírem habilidades, as onças também se abrigam na parte de cima das árvores.
Mesmo com todo o folclore que existem e torno desse animal, ele dificilmente ataca os seres humanos. Os casos em que os ataques acontecem são para defesas dos filhotes ou quando se sentem ameaçadas.
Onça Preta
Também conhecida como pantera negra, esse tipo de onça é muito comum na Argentina e um pouco encontrada ainda nos Estados Unidos.
Tanto a onça pintada quanto a preta são da mesma espécie. Porém, a segunda possui uma pigmentação no pelo em maior quantidade o que garante essa coloração diferenciada.
Considerada em extinção, a onça preta é lindíssima e apresenta pernas um pouco mais curtas. Seu pelo brilhante é um verdadeiro presente aos olhos dos amantes dos animais. Pode ser encontrada na região de savanas e florestas do México e também em algumas regiões da América do Sul.
Curiosidades Sobre Reprodução e Vida das Onças
- Comumente as onças lambem umas aos outras para limparem os pelos. Isso acontece com os filhotes, mas também entre os animais adultos.
- São animais muito solitários e diferente dos leões não costumam andar me bando.
- As onças são muito territorialistas e tentam defender o seu território literalmente com “ unhas e dentes” e assim, marcam aqueles locais que não podem ser invadidos.
- Sua mordida é muito forte e pode quebrar até mesmo o casco de uma tartaruga. Geralmente suas caças são feitas durante o turno da noite.
- Além disso, o animal consegue ficar por longos períodos sem se alimentar. Porém ao comer, se alimenta com mais de 20 quilos de carne em um só dia. Incrível, não é?
- Os adultos só se encontram em bandos quando estão no períodos da reprodução.
- Os machos são maiores que as fêmeas. Além disso, as onças possuem 4 dedos diferentes na pata traseira, mas nas patas da frente são 5 tipos de dedos. Todas elas, com garras afiadas e poderosas.
Veja também a classificação científica das onças:
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mammalia
- Ordem: Carnivora
- Família: Felidae
- Gênero: Panthera
- Espécie: P. onca
Terminamos por aqui! Não deixe de acompanhar novos conteúdos na nossa página!