Você sabe como acontece a reprodução da mosca? Pode parecer estranho, mas elas se reproduzem de maneira sexuada, e nesse post, vamos responder essa e outras questões.
Conheça a seguir tudo a respeito destes pequenos insetos que estão presentes em praticamente todos os lugares da Terra, sobre seus filhotes, o período de gestação e reprodução!
Reprodução Da Mosca: Tudo O Que Você Precisa Saber!
Essa é uma dúvida frequente, tendo em vista o tamanho do inseto e todas suas particularidades, afinal, como é a reprodução da mosca?
Veja abaixo os principais pontos da reprodução da mosca:
- Possui reprodução sexuada.
- Ovípara (uma mosca pode gerar até 2.000 ovos durante sua vida)
- São holometábolos, ou seja, possuem ciclo de metamorfose completo (ovo, larva, pupa, adultos)
- O ciclo de vida de uma mosca gira em torno de 30 dias
- A mosca doméstica desenvolve-se por completo em apenas 2 semanas
- A fase larval é imperceptível aos olhos humanos, mas rapidamente transformam-se em adultas aptas para voar
- Elas se reproduzem próximas ao lixo, em ralos, em locais úmidos, com frutas apodrecidas ou áreas encharcadas.
- Os ovos possuem coloração branca e medem cerca de 1,5mm
- As larvas saem do ovo em apenas 1 dia e possuem coloração amarelada
- Ao sair do ovo, a larva alimenta-se basicamente de detritos e elementos em decomposição
- Em poucos dias, ela transforma-se em pupa castanha ou avermelhada e logo depois, completa o ciclo saindo da pupa e virando uma mosca adulta, que viverá de 1 a 2 meses.
Esses são os principais pontos que merecem destaque a respeito da reprodução da mosca. Um ciclo de vida rápido, de muita reprodução e ovos.
Porém, devemos agradecer à seleção natural, pois não são todos os ovos que geram moscas, muitos morrem antes mesmo delas saírem.
Sendo assim, as que sobrevivem possuem uma aparência e hábitos não muito agradáveis para os humanos. Conheça a seguir as principais características das moscas.
Mosca: Principais Características
A mosca doméstica, provavelmente a mais familiar para nós, é conhecida cientificamente como Musca Domestica e pertence à família Muscidae.
A família conta com nada mais, nada menos do que 4.000 espécie, divididas em cerca de 100 gêneros distintos.
A Musca Domestica é classificada na ordem Diptera (dos dípteros) – que inclui os mosquitos, borrachudos, pernilongos, moscas das frutas, mutucas, etc. –, e na subordem Brachycera, sendo assim, ela é considerada um díptero braquicero.
Estão classificadas nessa ordem e subordem muitas outras espécies de moscas, cada qual com suas devidas características e particularidades.
Elas são muito pequenas e às vezes passam despercebidas pelos nossos olhos, porém, o barulho que ela faz quando voa é muito conhecido pelos nossos ouvidos, o famoso “zumbido”.
Uma mosca mede cerca de 5mm a 10mm, isso varia de acordo com a espécie e com ambiente que ela vive.
A Musca Domestica possui o corpo acinzentado coberto por pelos e com linhas brancas que cruzam de um lado a outro, desde o tórax até a cabeça, seus olhos são avermelhados e a parte inferior do seu corpo é amarela.
A fêmea apresenta tamanho maior que o macho e possui uma separação mais distante entre os dois olhos.
Vale destacar que elas possuem apenas duas asas, porém, para manter o equilíbrio e vôo tranquilo, fazem uso de outro par.
A mosca se alimenta basicamente de restos – sejam eles de animais, alimentos, vegetais –, não é muito “higiênico” para nós, mas ela alimenta-se também de cadáveres, elementos em decomposição, fezes, comida podre e muitas outras coisas.
E por ter uma alimentação vasta e ampla, a espécie conseguiu se adaptar muito bem em qualquer lugar, sendo considerado um dos insetos em maior quantidade no Planeta Terra.
Qual O Período De Gestação Da Mosca?
Como foi dito acima, a mosca fêmea pode gerar inúmeros ovos, de 900 a 2.000 durante o seu ciclo de vida.
Mas vale lembrar que não são todos que sobrevivem – ainda bem, pois já pensou o tanto de moscas que ia existir?
Após a cópula, a mosca fêmea demora apenas alguns dias para gerar os ovos e eles eclodem após 24 horas.
Como São Os Filhotes Da Mosca?
Os filhotes saem do ovo e nascem em forma de larvas com coloração pálida e amarelada, geralmente os ovos são colocados em locais úmidos, ideal para a proliferação da espécie.
Os filhotes alimentam-se basicamente de detritos, de elementos em decomposição e em apenas alguns dias passa para sua próxima fase.
Posteriormente, vão para locais mais secos e transformam-se em pupas mais escuras, castanhas ou avermelhadas, e alguns dias depois, a pupa abre e sai uma mosca adulta acinzentada, como todos nós conhecemos. Esse processo leva apenas 2 semanas.
No Brasil, por se tratar de um clima tropical, quente e fazer muito calor, há uma grande concentração de moscas e um ambiente favorável para sua disseminação.
O que podemos fazer? Nos prevenir e evitá-las, já que elas estão por toda parte e dependendo do local que estiverem, podem ser extremamente prejudiciais para nossa saúde. Veja abaixo o que fazer para evitar as moscas.
Reprodução Das Moscas: Como Evitá-Las Na Sua Casa
Uma mosca pousa e voa diante de vários detritos, sejam fezes, animais em decomposição, restos de comida e depois vêm à nossa mesa e sobrevoam nossa comida, pousam em nossos braços.
Essa ação é muito perigosa e pode trazer aos seres humanos uma série de incômodos e doenças.
Porém, com a urbanização é praticamente impossível controlar as moscas, elas realmente voam por todos os lugares e de fato, são muitas.
Você já viu alguns “pontinhos” pretos deixados pelas moscas? Eles são vômitos ou fezes do inseto.
Após a mosca se alimentar, ela libera seus dejetos no próprio ambiente, independente se está próxima à comida, ou mesmo em cima de uma cama, ela simplesmente libera esses “pontinhos”.
Nojento, né? Por isso é bom evitá-las ao máximo e para isso existe uma série de ações que você pode realizar. Veja a seguir:
- Lavar o cesto lixo da sua casa com água sanitária
- Não deixar lixo acumulado
- Colocar telas ou grades nas janelas
- Evite deixar frutas e legumes sobre a mesa
- Higiene é fundamental! Lave com uma escova todos os lugares que as moscas podem colocar ovos.