Os animais aquáticos possuem todo um mistério ao seu redor, mas alguns deles são ainda mais misteriosos e pouco conhecidos do que outros. Logo, há uma lista de animais que sequer são muito conhecidos pelas pessoas, ainda que tenham diversas características interessantes em seu modo de vida.
Assim acontece com a moreia, um peixe de água salgada, mas que também pode aparecer em rios de água doce ou em faixas de transição. A moreia, portanto, possui alguns detalhes únicos em sua vida, tal como o fato de ser bastante semelhante a uma cobra, por exemplo. Dessa maneira, a moreia possui cerca de 200 espécies em todo o mundo e mais ou menos 15 gêneros, algo que mostra como o animal pode ser variável e como, à primeira vista, pode parecer complicado elencar as características em comum a esses animais.
Contudo, por mas que muitas das espécies de moreia realmente não possuam grandes detalhes em comum, sempre há aspectos semelhantes a destacar. A fase de reprodução desse animal é um bom exemplo, já que, em geral, há semelhanças no momento de a moreia reproduzir e dar vida ao seu filhote. Veja abaixo os detalhes sobre a gestação e a reprodução da moreia.
Reprodução da Moreia
A moreia é um animal que pode viver em água doce ou salgada, e também nas faixas de transição entre ambos os cenários aquáticos. Porém, quando se trata de reprodução, a moreia gosta mesmo é de realizar o processo em água salgada. Dessa maneira, o animal costuma rumar sempre para ambientes de água salgada antes de começar a sua fase reprodutiva.
Após a reprodução, a grande maioria das espécies continua no mar, embora algumas fêmeas de algumas espécies de moreia retornem ao ambiente de água doce logo após colocar os seus ovos no mar. Já quanto ao nascimento, as moreias jovens aparecem para o mundo com cabeças pequenas, ainda em forma de larvas. Porém, todo o desenvolvimento é muito rápido nessa fase da vida das moreias, com os filhotes mudando de fase apenas algumas horas após o nascimento.
Nessa mudança, as moreias ganham transparência, sendo chamadas de “moreias de vidro”. Depois de cerca de um ano vivendo assim, a moreia deixa de ser transparente, ganhando as cores que as pessoas conhecem nas moreias adultas. Dessa maneira, nesse momento as moreias passam a ser consideradas realmente adultas, ainda que nem sempre estejam maduras sexualmente nessa época.
Gestação das Moreias
A fase de gestação das moreias é bastante simples, embora demorada. Logo, os filhotes da moreia podem levar bastante tempo para nascer, além de demorarem ainda mais para chegarem à fase adulta.
Dessa forma, a moreia fêmea recebe o espermatozoide do macho a partir da água, em um movimento de liberação bastante simples por parte dos machos. De qualquer modo, os filhotes da moreia possuem modo de vida também muito simples nos primeiros momentos após o nascimento, já que rapidamente ganham a transparência como característica principal. Quando adultas, as moreias ganham tons de camuflagem muito interessantes, servindo para que o animal seja capaz de se esconder de predadores e passar por muitos locais de todo o ambiente marinho sem ser notada.
Além disso, a ótima camuflagem da moreia ainda permite que esse animal seja capaz de atacar as suas presas com mais facilidade, algo essencial quando se trata do mundo animal. Vale lembrar que a moreia ainda contém toxinas poderosas em sua pele, algo capaz de matar ou afastar diversos animais marinhos. Portanto, a moreia sabe se defender muito bem, mesmo quando em transição para a sua fase adulta.
Habitat da Moreia
A moreia é um animal de água salgada, mas que, em alguns momentos, a depender das espécies, pode viver em ambientes de água doce ou em faixas de transição. Contudo, de forma preferencial, a moreia habita os oceanos.
Esse animal gosta bastante de estar presente em áreas próximas de recife de corais, já que, dessa maneira, o alto número de peixes ali presentes acabam por servir de alimento para a moreia. Além disso, os recifes ajudam o animal a se defender de eventuais predadores que possam aparecer. No Brasil, portanto, as moreias habitam mais a área do Nordeste, onde o clima é favorável ao seu desenvolvimento e os recifes de corais ainda estão presentes em larga escala.
A moreia pode viver na superfície, mas também pode viver centenas de metros abaixo da superfície, pois isso depende da forma como o animal age em relação ao cenário ao seu redor.
Esse animal não costuma viver em grandes grupos, sendo mais solitário e, dessa forma, aproveitando desse fato para buscar por alimentos de maneira mais simples. Ademais, no fim das contas a moreia vive como uma cidadã do mundo, sem estar presa a locais específicos do ambiente marinho, o que é positivo para seu modo de vida.
Características da Moreia
A moreia possui muitas características interessantes, que fazem desse animal um tipo bastante exclusivo. Em todo caso, a moreia pode chegar a atingir os 4 metros de comprimento, ainda que a média mundial seja de 150 centímetros. Assim, por ser pequeno na grande maioria dos casos, a moreia pode penetrar espaços que outros peixes grandes não conseguem.
Contudo, mesmo quando pequena, a moreia se mostra forte e capaz de atacar as suas presas muito facilmente, algo importante quando o ambiente ao redor é hostil. Logo, a moreia se destaca como uma caçadora de qualidade, capaz de buscar por peixes menores em ambientes variados. Muitas vezes, na realidade, a moreia faz uso combinado da sua boa camuflagem, junto á força que possui e ao fato de ser pequena, para atacar as presas rapidamente e agressivamente.
Outro detalhe chave do animal é que a sua mandíbula é grande, algo que facilita o ataque e abertura da boca. Os dentes do animal também são afiados e grandes, preparados para o ataque. Portanto, com essa junção de características ofensivas, é natural enxergar a moreia como perigosa. Contudo, desde que o seu espaço seja respeitado de forma correta, esse animal não possui a característica de atacar as pessoas.