Quando a maioria das pessoas vê uma lagosta, ela não sabe se é macho ou fêmea, a menos que seja especialista em lagostas ou esteja simplesmente familiarizada com a maneira de distinguir entre as duas. Existem algumas diferenças notáveis entre uma lagosta fêmea e uma lagosta macho.
A Lagosta Fêmea
Uma cauda de lagosta fêmea é maior que um macho porque a fêmea tem que carregar todos os ovos, que acredite ou não, às vezes pode chegar a 100.000 ovos se a lagosta fêmea estiver em torno de 8-10 lbs! Em média, uma lagosta fêmea transporta cerca de 7.500 a 10.000 ovos.
Outra maneira de distinguir entre os dois é olhar sob a cauda, onde os alimentadores estão localizados. Os alimentadores de fêmeas são macios e cruzados onde os machos são duros e tocados juntos para frente.
Quando uma fêmea de lagosta nasce, demora cerca de um ano para a lagosta crescer em seu tamanho “adulto”. Uma vez que uma lagosta fêmea atingiu seu tamanho adulto, ela inicia o processo de encontrar um parceiro.
Encontrar uma lagosta macho para acasalar é muito diferente de como sua mãe pode ter conhecido seu pai ou vice-versa. Embora, essa seria uma conexão muito interessante entre humanos e lagostas, se esse fosse o caso.
Período Fértil da Lagosta
Uma lagosta fêmea só pode engravidar durante certos períodos da sua vida. Estes tempos são quando ela derramou sua casca velha e está começando o processo de crescimento em sua nova casca firme.
Quando chega a hora, a sequência de encontrar um macho é bem interessante. Todos nós sabemos que é o macho que persegue as mulheres quando você pensa em como os humanos normalmente se encontram.
Como mencionado acima, este não é o caso das lagostas, embora as lagostas machos lutem pela fêmea, o que, como todos sabemos, tende a acontecer também com humanos. Com isso dito, as fêmeas são os jogadores, as fêmeas são as buscadoras, embora não chamem a tiros a qual macho eles querem/conseguem acasalar.
Uma lagosta fêmea, em seu estado fértil, lançará um feromônio na água que atrairá lagostas machos. Uma vez que os machos tenham percebido o cheiro, eles começarão a se aventurar na fêmea.
À medida que as lagostas se cruzam, elas começarão a lutar, trancando suas garras, basicamente tentando esmagar a outra garra de lagosta até que o macho alfa triunfe sobre as lagostas machos mais fracas.
Reprodução da Lagosta
Isto é o que alguns podem pensar é um grupo de lagostas no fundo do oceano, um pacote de lagostas viajando em uma linha formal 1 após o outro migrando para um novo local ou algo assim, mas o que realmente está acontecendo é que as lagostas machos são todas trancados juntos basicamente tentando matar um ao outro para chegar à localização da fértil fêmea de lagosta.
Esta cadeia de lagostas de combate pode durar vários dias, às vezes, mas, eventualmente, uma lagosta do sexo masculino vai sobrecarregar o resto e é a lagosta que a fêmea irá acasalar juntamente com quaisquer outras fêmeas férteis para vir.
Quando eu digo mais mulheres, eu quero dizer isso. O macho alfa distingue-se como a lagosta mais adequada para se acasalar, deixando todos os outros para simplesmente continuarem a crescer até que, algum dia, eles possam ser o próprio macho alfa, potencialmente em uma área diferente da água. Pode-se dizer que as lagostas machos são muito “marisco” quando se trata de lagostas femininas! algum dia pode ser o alfa macho, potencialmente em uma área diferente da água.
Pode-se dizer que as lagostas machos são muito “marisco” quando se trata de lagostas femininas! algum dia pode ser o alfa macho, potencialmente em uma área diferente da água. Pode-se dizer que as lagostas machos são muito “marisco” quando se trata de lagostas femininas! Uma vez que a fêmea encontrou seu parceiro, eles começam o processo de reprodução.
Uma vez que esta tenha sido completada, a lagosta macho e fêmea procurará um local seguro onde o macho ficará de guarda e protegerá a fêmea por cerca de 10-14 dias, até que a concha da lagosta se torne segura o suficiente para ela sair sozinha. Uma vez que este dia chegue, a lagosta feminina simplesmente sai e continua sua vida enquanto uma nova lagosta fêmea chega para acasalar com o macho alfa.
Ciclo e Filhotes
A fêmea, que em breve será mãe de lagosta, não começará a ver nenhum óvulo sob sua cauda por até 9 a 12 meses. Uma vez que os ovos começam a aparecer, eles parecem um punhado de pequenas bagas sob a cauda das lagostas.
Uma lagosta fêmea pode perder até 50% de seus ovos durante o período de incubação devido a doenças, parasitas, predação ou por pescadores repetidamente pegando, manuseando e liberando-os porque as lagostas grávidas são completamente ilegais para pegar e vender.
Quando uma lagosta grávida com ovos é capturada por um pescador, é uma lei estadual “V” entalhar a (s) lagosta (s) e devolvê-las ao oceano para ajudar a sustentar a sustentabilidade e a sobrevivência das espécies de lagostas. Um apelido para uma lagosta fêmea com ovos é uma lagosta entalhada em “V”.
A lagosta fêmea carregará esses bebês por aproximadamente 15 meses antes de soltá-los. Pode levar até 15 meses, simplesmente porque a lagosta tenta encontrar um lugar seguro para liberar seus filhotes (o que, para ser honesto, não há realmente um lugar seguro para uma lagosta fêmea liberar seus ovos).
Eu digo que realmente não há um lugar seguro para liberar os ovos porque, uma vez que os ovos são liberados, eles são muito leves para ficar no fundo do oceano, naturalmente todos eles flutuam até o topo. Neste ponto, todo dia, toda semana conta.
Este é um momento crucial para as recém-nascidas lagostas. Com eles gradualmente afundando no fundo do oceano à medida que o peso aumenta, qualquer peixe pode simplesmente acabar com a vida que está nadando.
É por isso que a lagosta mãe pode demorar tanto tempo a encontrar o local “mais seguro” para liberar seus ovos. Quanto mais tempo as filhotes de lagostas permanecerem vivas, evitando peixes e quaisquer outros predadores, quanto mais fundo eles afundam, aumentando suas chances de sobrevivência e levando uma vida longa e protegida no fundo do oceano.
Em média, devido ao processo de criação de lagostas, cerca de 10% de cada fêmea de lagosta sai viva e pode crescer com sucesso no fundo do oceano, onde pode encontrar proteção adequada em áreas rochosas oceânicas.