Ratos toupeiras das barragens são roedores escavadores que possuem um conjunto único de características que lhes permitem prosperar em um ambiente subterrâneo severo.
Características E Tamanho Do Rato Toupeira
Os ratos toupeira das barragens (heterocephalus glaber) têm um comprimento de corpo entre 8 e 9 cm, um comprimento de cauda entre 3 e 4,5 cm e pesam entre 30 e 80 g.
Eles têm um corpo cilíndrico e pequenos membros adequados para a vida na toca. Possuem olhos minúsculos que só conseguem detectar luz e escuridão, orelhas muito pequenas e podem se mover o mais rápido possível para trás e para a frente.
Sua pele é quase sem pêlos, rosada e enrugada e carece de um neurotransmissor chamado Substância P, responsável pelos mamíferos que sentem dor; portanto, os ratos-toupeiras das barragens podem se cortar ou raspar e não sentir nada.
Eles têm grandes dentes protuberantes que eles usam para cavar e os lábios se fecham atrás dos dentes para impedir que o solo entre na boca. Por causa do desgaste dos dentes, eles constantemente precisam se regenerar, portanto, crescem ao longo da vida do indivíduo.
Os ratos toupeiras das barragens são únicos entre os mamíferos, pois têm sangue quase frio e são incapazes de regular sua própria temperatura corporal; portanto, exigem um ambiente que tenha uma temperatura constante específica para sobreviver.
Eles também têm pulmões pequenos, baixa frequência respiratória, baixa taxa metabólica e seu sangue tem uma forte afinidade pelo oxigênio, o que lhes permite sobreviver em túneis com disponibilidade limitada de oxigênio.
Habitat Do Rato Toupeira
Ratos-toupeira das barragens do habitat são encontrados nas áreas áridas da África Oriental. Eles vivem em colônias de 75 a 80 indivíduos, embora não seja desconhecido até 300 pessoas morarem em uma colônia.
Eles têm uma estrutura social complexa, onde apenas uma fêmea (a rainha) e 1 a 3 machos se reproduzem, enquanto o resto da colônia funciona como defensores e trabalhadores da colônia.
Eles vivem em um sistema complexo de tocas que cumulativamente podem ter de 3 a 4,5 km de comprimento. Eles formam correntes da cabeça à cauda para cavar túneis e coletar sua comida.
Reprodução e Desenvolvimento
Apenas uma fêmea em uma colônia de ratos toupeira das barragens produz descendentes; essa fêmea é chamada de rainha. Ela acasala com apenas alguns dos machos da colônia, e esses relacionamentos podem permanecer estáveis ??por muitos anos. Todos os outros indivíduos da colônia auxiliam na reprodução da rainha, cuidando dos filhotes, procurando e fornecendo comida e mantendo e defendendo o sistema de toca.
Esses “trabalhadores” são fisiologicamente capazes de se reproduzir, mas não o fazem enquanto permanecerem na colônia (que na maioria dos casos é a vida inteira).
A gestação dura cerca de 70 dias. Uma rainha pode produzir uma nova ninhada a cada 80 dias e pode ter até cinco ninhadas por ano. Os filhotes geralmente pesam menos de 2 gramas ao nascimento. O número de filhotes por ninhada é bastante variável. A média é de cerca de 12, com um máximo de cerca de 30, o maior tamanho de ninhada conhecido de qualquer mamífero.
A rainha amamenta os filhotes por cerca de um mês, embora eles possam começar a comer alimentos sólidos com apenas duas semanas de idade. Os filhotes também comem fezes fornecidas sob demanda pelos trabalhadores. Isso não apenas fornece nutrição, mas também inocula seu sistema digestivo com uma fauna intestinal benéfica.
Os filhotes começam a realizar comportamentos de trabalho (escavação, varredura, transporte, etc.) com 3 a 4 semanas de idade. A taxa de maturação é variável, mas em geral os juvenis são fisiologicamente capazes de se reproduzir aos um ano de idade.
Hábitos Alimentares Do Rato Toupeira
Esses roedores escavadores comem as partes subterrâneas das plantas, particularmente os tubérculos suculentos formados por muitas espécies de plantas que crescem em áreas áridas. Eles obtêm toda a água que precisam através da comida; eles não bebem.
Quando um grupo de ratos-toupeira encontra um tubérculo grande (às vezes com mais de um pé de diâmetro), geralmente o atravessa, comendo principalmente a carne interior enquanto deixa intacta a fina epiderme. Esse comportamento pode permitir que a planta permaneça saudável por algum tempo, até mesmo continue a crescer, fornecendo assim um recurso alimentar a longo prazo para a colônia.
Sua dieta é rica em celulose, difícil de digerir. Os ratos-toupeira nus têm altas densidades de fauna intestinal que ajudam na digestão. Eles também praticam regularmente a coprofagia, a re-ingestão de fezes, o que lhes permite maximizar a absorção de nutrientes de seus alimentos.
Comportamento Do Rato Toupeira
Ratos-toupeiras das barragens são sociais, o que significa que eles vivem em grandes colônias nas quais apenas uma fêmea cria e a maioria dos trabalhadores (machos e fêmeas) passa a vida inteira trabalhando para a colônia. Esta é uma característica incomum para mamíferos. O tamanho da colônia é em média de 70 indivíduos, mas colônias de até 295 foram observadas.
Os animais desses grupos estão intimamente relacionados. As trabalhadoras geralmente criam seus irmãos, porque uma única rainha pode reinar por muitos anos. A dispersão é bastante rara e a consanguinidade é comum, o que resulta em um alto grau de similaridade genética entre os membros da colônia. Se uma rainha morre ou é removida de uma colônia, algumas fêmeas podem lutar até a morte para se tornar a nova rainha.
Ratos-toupeiras das barragens vivem em complexos sistemas de escavação subterrânea. Os túneis têm cerca de 4 cm de diâmetro. Alguns túneis passam logo abaixo da superfície do solo, enquanto outros podem ter até 2 metros de profundidade. Existe uma grande quantidade de ramificação e interconexão de túneis, com o resultado de que o comprimento total do túnel de uma colônia pode totalizar até 4 quilômetros.
Os túneis conectam câmaras de ninho, áreas de banheiros e fontes de alimentos. é a única maneira que esses animais encontram comida, porque não viajam acima do solo.
Os trabalhadores vasculham o solo duro com seus incisivos poderosos e crescentes, auxiliados pelo fato de que um quarto da massa muscular de um indivíduo está envolvido no fechamento da mandíbula. Seus lábios realmente se fecham atrás dos incisivos, permitindo que eles cavem sem sujar a boca.
Eles trabalham no estilo da linha de montagem: os animais da frente rompem a sujeira enquanto uma série de trabalhadores varre o solo através do sistema de túneis para uma abertura na superfície, onde outro trabalhador chuta a sujeira no chão acima de sua cabeça, formando uma toupeira Colina. Ratos-toupeira parecem cavar a maior parte do ano logo após a estação das chuvas, quando o solo normalmente duro é amolecido.
Esses roedores associais também cooperam para termorregulação. Ao contrário da maioria dos outros mamíferos, eles não conseguem manter uma temperatura corporal constante. Suas temperaturas flutuam com a temperatura ambiente, tornando ratos-toupeira nus essencialmente com sangue frio. Ao se amontoarem em grandes massas, eles diminuem a taxa de perda de calor. Eles também termorregulam comportamentalmente se aquecendo conforme necessário em seus túneis superficiais superficiais, que são aquecidos pelo sol.
Os ratos toupeira das barragens usam seus dentes para sentir o mundo ao seu redor. À medida que evoluíram adaptações físicas e comportamentais incomuns para seu habitat subterrâneo, sua organização cerebral evoluiu em paralelo, resultando em uma adaptação cerebral igualmente especializada e incomum.