Sem dúvida, os ratos são animais indesejáveis por muita gente por aí, mas, também é verdade que são bichos bastante curiosos de observar. Como é o caso do rato preto, que vamos falar mais a seguir.
Características Básicas Da Espécie
De nome científico Rattus rattus, o rato preto é uma espécie também é conhecida como guabiru nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em termos de tamanho, um espécime adulto pode medir entre 12 e 18 cm de corpo, e entre 15 e 22 cm de cauda. Com isso, ele acaba sendo menor do que uma ratazana comum.
Esse roedor, no entanto, é originário do sudoeste asiático, e apenas veio para a Europa em meados do século VIII. Aqui na América do Sul, por sua vez, ele desembarcou junto com os colonizadores europeus. Inclusive, o primeiro registro desse espécie na região data de 1544, e foi no Peru.
Trata-se de um rato que é sempre encontrado em grupos formados, geralmente, por 1 macho e 3 fêmeas. Já o seu abrigo ´[e onde ele também guarda o seu alimento, como uma espécie de dispensa. Tal esconderijo é construído por eles com todo e qualquer material que encontrarem pelo meio do caminho, com os seus ninhos ficando, em geral, acima do solo em lugares como forros de casas, arbustos, frestas de muros, etc.
A gestação das fêmeas dura um período de aproximadamente uns 21 dias. Interessante nota que ela fica novamente grávida assim que a sua primeira ninhada nasce, e os filhotes, por sua vez, são desmamados após umas 3 semanas de nascidos. Já a maturidade sexual ocorre com cerca de 3 meses de idade.
Alguns Hábitos Desse Roedor
Vivendo em áreas urbanas, onde a movimentação das pessoas é alta durante o dia, esses ratos possuem hábitos totalmente noturnos. Sua alimentação se restringe a legumes, frutas, cereais, raízes, e mais alguns insetos que encontrar no meio do caminho.
Mesmo sendo um perigo para a saúde público devido à quantidade de doenças que podem causar devido à sua urina e fezes, muitas pessoas criar esses roedores como animais de estimação, da mesma forma que acontece com os camundongos, além de também servirem como cobaias em experimentos científico que se referem a testes medicinais, visto que o seu organismo se assemelha muito ao dos seres humanos.
Porém, na maior parte dos casos, esses roedores realmente são uma dor de cabeça para as pessoas, pois, como dissemos anteriormente, são vetores de muitas doenças (algumas, bem graves), então, o ideal é evitar que eles se proliferem em sua residência.
Mas, como fazer isso? A seguir, daremos algumas dicas úteis para evitar esse tipo de infestação onde você mora.
Prevenções Contra O Rato Preto
Para evitar que esses roedores invadam sua casa, e causem alguma espécie de transtorno, é bom saber primeiramente que esse tipo de animal gosta de se esconder em locais altos, ao contrário dos camundongos, por exemplo, que preferem locais mais baixos.
Necessário também que os alimentos da casa fiquem muito bem armazenados nos armários, e devidamente colocados em potes tampados, até mesmo para evitar a proliferação de insetos que também servem de alimento para esses ratos.
Tampar buracos abertos em ralos e canos, e evitar o acúmulo de materiais e objetos, especialmente se estiverem sujos, também auxilia na prevenção a ratos em sua casa. É preciso igualmente fazer a higienização de certos locais na residência, como sótãos.
Importante salientar que se você tiver algum animal de estimação, rações são especialmente atrativas, não só para essa espécie, mas também para outros tipos de ratos. Portanto, o mais recomendado é não deixar a comida do seu pet espalhada no chão por muito tempo, especialmente, durante a noite.
E, claro, tampe qualquer buraco ou fresta na casa que possa servir de abrigo pra esse animal. Lembre-se: quando a casa já está infestada de ratos, não é tão simples assim se ver livre deles, mesmo que você dedetize o lugar. Portanto, o melhor remédio contra uma infestação de ratos pretos é a prevenção, mesmo, sempre tomando cuidado redobrado com a questão da higiene básica, fundamental para evitar esse tipo de transtorno.
Curiosidades a Respeito Desse Roedor
Em comparação a outras espécies de ratos, o preto pode ser diferenciado por uma coloração na parte do dorso que varia entre o ardósia (uma variante do cinza) e o cinzento-anegrado. Atualmente, há três subespécies conhecidas de rato preto: uma que possui dorso negro lustroso e superfície ventral cinzento-ardósia, outra que tem dorso bruno-acinzentado, ventre branco e codário, e mais uma que tem uma tonalidade avermelhada no dorso e ventre branco puro.
Essa espécie de rato é considerada bastante furtiva, tanto é que podem se locomover facilmente por dentro de canos, conduites e tubulações. Basta que passem a cabeça, e já podem se mexer nesses lugares com relativa tranquilidade. Além disso, eles são capazes de roer materiais considerados bem resistentes, como, por exemplo, madeira, tijolos, chumbo, alumínio, entre outros. Não é à toa que os seus dentes incisivos medem 5.5 na Escala de Moh (que mede a dureza dos objetos). Pra se ter uma ideia, o aço mede 4.0 nessa mesma escala.
Outra curiosidade bem interessante de notar nesses animais é que eles podem prender a respiração por um período de até 3 minutos. Por isso que as tampas das privadas precisam sempre se manter fechadas, pois, através de canos de esgotos, esse rato pode entrar nas casas pelo vaso sanitário. Bom destacar também que eles são exímios nadadores, podendo nadar por uma distância de até 800 metros, sem dar sinais de cansaço.
Por fim, você sabia que essa e outras espécies de ratos podem produzir a incrível quantidade de 50 címbalas de fezes e 14 ml de urina por dia. E, mesmo sendo neofóbicos (ou seja, seres que apresentam aversão à novidades), esses ratos conseguem se adaptar facilmente a todos os tipos de ambientes, além de terem a capacidade de consumirem e contaminarem grandes quantidades de alimentos. Por essas razões, é preciso ficar atento para que esses pequenos roedores não se proliferem em sua casa, e você corra o rico de contrair graves doenças por causa disso.