Ágil, alerta e raramente visto, o rato de pescoço amarelo é encontrado apenas nas florestas antigas e maduras do sul da Grã-Bretanha. Sempre à procura de predadores, ele pode saltar acrobaticamente para a segurança quando ameaçado.
O rato do campo de pescoço amarelo é chamado cientificamente de apodemus flavicollis e foi identificado como uma espécie em 1894. Este animal se parece muito com o camundongo mais comum, mas é maior e com mais coloração laranja na pele.
O rato do campo de pescoço amarelo é chamado assim devido à faixa amarela que se estende entre suas pernas dianteiras e distingue essa espécie do rato comum. Este roedor é um excelente alpinista. Ao procurar nas árvores, o animal faz longas viagens, coletando brotos, sementes ou pequenos insetos.
Os ratos do campo de pescoço amarelo são criaturas vivas, normalmente observados pulando. Quando perturbados, eles podem morder o intruso.
Distribuição e Habitat
Os ratos do campo de pescoço amarelo têm uma gama bastante dispersa na Grã-Bretanha, limitada ao centro e leste do País de Gales, bem como ao sul e oeste da Inglaterra. Sabe-se também que esses roedores ocorrem do sul da Europa à Escandinávia e da Turquia a Israel.
O habitat preferido dos ratos do campo de pescoço amarelo é o bosque de folhas largas, antigo ou maduro. Além disso, eles são freqüentemente encontrados em torno de terras aráveis e em edifícios em áreas rurais. Outros habitats adequados incluem pomares, margens de campo, jardins arborizados, sebes.
Hábitos e Estilo de Vida
Os ratos do campo de pescoço amarelo são geralmente criaturas solitárias, mas às vezes podem ser encontrados aninhados juntos em tocas subterrâneas ou em espaços internos durante os meses frios do inverno, embora não hibernem. Esses animais noturnos têm apenas um período de atividade durante a noite.
Eles montam excepcionalmente bons alpinistas e saltadores, movendo-se entre arbustos e galhos de árvores com incrível agilidade. Devido à construção contínua, as tocas desses roedores se tornam gradualmente mais longas e complexas ao longo de suas vidas.
Suas tocas estão tipicamente localizadas a 50 cm do solo, embora tenham sido registradas tocas em profundidades de até 150 cm. Cada toca possui áreas especiais para armazenar alimentos e dormir. Habitações de ratos do campo de pescoço amarelo podem ser localizadas por montes de solo, encontrados nas entradas. Esses roedores armazenam alimentos em vários buracos de árvores.
Como animais onívoros, os camundongos do campo de pescoço amarelo se alimentam de quase todos os alimentos disponíveis, geralmente preferindo sementes, frutas e insetos como aranhas, complementando essa dieta com larvas ocasionais.
Reprodução do Rato do Campo de Pescoço Amarelo
Pouco se sabe sobre o sistema de acasalamento de ratos do campo de pescoço amarelo, porque eles são muito raros, portanto, é difícil vê-los e estudar seu comportamento. Eles se reproduzem entre fevereiro e outubro, com um período de pico, ocorrendo entre julho e agosto. As fêmeas são capazes de produzir de 2 a 3 litros por estação.
Eles podem procriar novamente enquanto mamaram filhotes da ninhada anterior. O período de gestação dura 23 dias, produzindo uma ninhada de 3 a 10 filhotes. Com 3 semanas de idade, os bebês são totalmente desmamados e ativos. Cerca de duas semanas após abrir os olhos, os ratos jovens exibem a característica coleira amarela no pescoço.
Os ratos do campo de pescoço amarelo estão prontos para produzir seus próprios filhos somente na estação reprodutiva seguinte. No entanto, os nascidos no início da estação reprodutiva podem começar a se reproduzir durante a mesma estação.
Ameaças Populacionais
Classificados como Menos Preocupantes, atualmente, os camundongos de pescoço amarelo não enfrentam sérias ameaças, embora se saiba que esses animais sofrem fragmentação de sua faixa original devido à conversão do antigo habitat da floresta em terras agrícolas.
Segundo a IUCN, o rato de pescoço amarelo é comum e difundido em toda a sua extensão, mas o número total desta espécie é desconhecido até hoje. No entanto, de acordo com certa fonte o número da população dessa espécie na Grã-Bretanha é de cerca de 750.000 indivíduos.
No geral, o número de ratos do campo de pescoço amarelo permanece estável hoje e os animais são classificados como Menos Preocupantes (LC) na Lista Vermelha da IUCN.
Ecologia Geral do Rato do Campo
Devido ao hábito de armazenar alimentos em cache, os camundongos de pescoço amarelo atuam como dispersores de sementes, sustentando o ecossistema local. Por exemplo, durante os meses de verão, eles costumam armazenar nozes de faia em buracos de árvores, deixando-os por um longo período de tempo.
Como resultado, algumas dessas nozes podem germinar e ajudar a sobreviver à árvore-mãe. Além disso, esses roedores servem como uma oração por corujas, raposas, doninhas e outros predadores.
Estes ratos são em grande parte noturnos e são escaladores experientes. Eles fazem pleno uso do chão da floresta e dossel quando se deslocam. Os tamanhos das áreas domésticas são geralmente um pouco maiores do que os dos ratos de madeira e as áreas domésticas se sobrepõem entre e dentro dos sexos.
Geralmente, seus intervalos são inferiores a 0,5 hectares, encolhendo na estação não reprodutiva e aumentando para os machos na primavera. Ratos de pescoço amarelo podem se especializar em comer sementes de árvores, possivelmente selecionando aquelas espécies de sementes com o maior valor energético.
Os alimentos podem ser armazenados em seus complicados sistemas de escavação subterrânea. As tocas são geralmente construídas entre os sistemas radiculares e contêm ninhos fornecidos com material vegetal como fundamento. O sistema de túneis pode ser extenso, cobrindo uma área ampla e tendo várias entradas.
Ninhos também podem ser encontrados acima do solo em buracos de árvores, caixas de arganaz e em casas.
Cinco Fatos Interessantes Sobre o Rato
Primeiro: Ao fugir de um predador, o rato do campo de pescoço amarelo pode fazer um salto muito longo de até um metro, que é cerca de 7 vezes o comprimento do corpo.
Segundo: Sabe-se que os ratos do campo de pescoço amarelo favorecem particularmente os escorpiões crocantes. Ao tentar obter esta refeição saborosa, muitas vezes eles têm que suportar inúmeras picadas de escorpião.
Terceiro: Os bigodes deste roedor permitem detectar mudanças de temperatura e alterações na superfície do solo.
Quarto: Saltos longos ajudam os ratos do campo de pescoço amarelo a escapar de doninhas, corujas e outros predadores de seu alcance. Para fugir de uma ameaça, esses roedores também podem derramar a pele da cauda se capturados em qualquer área da cauda, exceto na base. No entanto, a pele perdida não volta a crescer e toda a área da cauda morre e cai gradualmente.
Quinto: O coração deste roedor bate uma média de 632 batimentos por minuto, enquanto um coração humano bate apenas 60 a 100 batimentos por minuto.