O ratel é um animal selvagem que claramente gera muitas dúvidas e curiosidades nas pessoas, seja pelo modo de vida que ele segue, por seus hábitos, por seu comportamento, por sua aparência ou por sua agilidade e rapidez. O nome científico do ratel é Mellivora capensis e ele é a única espécie de animal registrada no gênero Mellivora. Esse animal também é bastante conhecido como texugo do mel, por ser uma espécie que se alimenta de grandes quantidades de mel, com total certeza o mel é sua comida ou refeição preferida.
Características Gerais Sobre o Ratel
Caso você não saiba muito sobre esse animal e queira conhecer um pouco mais sobre ele, leia esse subtítulo para saber as principais características do ratel, como por exemplo, como é seu corpo, seu tamanho e peso médio, seu habitat e do que eles se alimentam.
Esse é um animal considerado bastante feroz e destemido. Ele também é um animal lutador e que ataca quase todos os animais que ele vê e que o faz se sentir ameaçado. Ele possui um corpo pequeno e baixo, suas pernas são curtas e meio curvadas e seus olhos são pequenos. Ele possui na maioria das vezes uma cor mais acinzentada e alguns podem possuir uma mancha branca que vai do topo da sua cabeça até o meio de suas costas, essa mancha parece um cobertor no pelo do animal. O ratel mede em torno de 60 a 77 cm de comprimento e sua altura é na média de 23 a 30 cm, já sua cauda não passa de 30 cm de comprimento. O peso médio dessa espécie de animal é entre 7 e 14 kg, na maioria das vezes as fêmeas pesam entre 5,5 a 10 kg e os machos pesam em torno de 9 a 14 kg. As garras desse animal são extremamente grandes e afiadas, podendo ser comparadas com uma faca facilmente.
O ratel é um animal muito encontrado em todo o continente africano e em algumas partes do Sul do continente asiático. Ele é um bicho que abriga tocas subterrâneas, que medem no mínimo 1, 80 metros de profundidade. Essas tocas possuem apenas um túnel de entrada e um quarto, quando o ratel vive solitário, mas quando ele começa a criar uma família o número de quartos e de túneis tecnicamente aumentam. Esse é um animal onívoro e como já citamos, ele se alimenta muito de mel. Mas sua dieta alimentar também se constitui de lagartos, pássaros, cobras, insetos, crocodilos, lebres e raposas. O ratel não é considerado um animal seletivo e frescurento quando o assunto é alimentação, ele come praticamente tudo que estiver em seu alcance e em sua mira. Ele é um animal bastante inteligente e possui muito sucesso em suas caças.
Temperamento do Ratel
O ratel é um animal até que considerável calmo quando ele não se senti ameaçado. Mesmo parecendo ser um animal calmo, ele geralmente é agressivo quando se encontra perto de outros animais. Ele é um bicho bastante inteligente e que possui uma grande facilidade para achar os pontos fracos de seus inimigos, essa inteligência e facilidade ajuda ele a ganhar grande parte de suas caças bem sucedidas e na captura de suas presas.
O ratel é um animal selvagem que possui hábitos extremamente noturnos, saindo de suas tocas apenas quando o sol começa a se pôr. Eles caçam seu alimento durante a noite, usando o fato de conseguirem farejar animais que estão debaixo da terra escondidos a seu favor. Com essa função ele consegue encontrar caracóis, ratos, coelhos e lesmas que estavam escondidos. E para conseguirem o seu alimento preferido que é o mel eles precisam de ajuda, e essa ajuda vai vir das abelhas, que levam os ratéis até as colmeias. Quando eles chegam as colmeias destroem tudo e comem todo o mel, deixando apenas um pouco para os pássaros que os ajudaram a achar uma colmeia nova.
O Ratel é Imune Ao Veneno das Cobras?
O ratel é um animal que possui uma pele extremamente grossa, isso o ajuda a evitar que ferrões de abelhas ou de escorpiões ou que os dentes de animais fortes com os dentes dos leões ou das cobras penetrem em sua pele e o machuquem ou o envenenem. Por conta dessa pele grossa dele, ele se tornou consideravelmente imune aos venenos das cobras, pois o veneno delas estão localizados em seus dentes e se elas não conseguem penetrar seus dentes na pele desse animal, elas não vão conseguir o envenenar.
Além de o ratel ser um animal praticamente imune ao veneno que as cobras possuem, ele é um animal bastante ágil e que consegue devorar uma cobra que pode medir até 1, 5 metros em uma média de 15 minutos. Isso faz com que a cobra entre em sua dieta alimentar, pois ela não consegue o envenenar e ele consegue comer ela em cerca de alguns minutos.
Mesmo sendo um animal tão ágil e feroz, o ratel possui alguns predadores naturais, que no caso são apenas dois predadores, sendo eles os leões e os leopardos. Porém o ratel tenta ao máximo encontrar com esses predadores e quando os encontra luta bravamente ou cava um túnel com o auxilio de suas garras e se esconde rapidamente.
Curiosidades do Ratel
Como já citamos nesse texto, o ratel possui uma inteligência grande e uma facilidade para achar os pontos fracos e mais sensíveis de seus rivais. Eles até são capazes de saber que um animal possui deficiência em sua visão e usar isso a seu favor e ele também é capaz de encontrar qual é a parte mais sensível do corpo de seu inimigo e fazer um ataque destinado para essa parte.
Outra curiosidade sobre os ratéis é que eles utilizam ferramentas em seu dia a dia para os auxiliarem em algumas atividades. Eles utilizam pilhas de madeiras como escadas, para que consigam alcançar alguma coisa que está acima deles e também sabem produzir objetos cortantes para se defenderem caso algo os ataquem quando eles não estiverem preparados. Nesse caso, além deles usarem seus dentes e suas garras para atacarem seus rivais, eles também vão usar suas “armas” feitas por eles mesmos.
Quer saber mais sobre os ratéis, características mais detalhadas sobre ele e sobre seu nome científico? Então acesse esse link e leia mais um de nossos textos: Tudo Sobre o Ratel: Características, Nome Científico e Fotos