As ratazanas são pequenos roedores nativos da América do Norte, norte da África, Ásia e Europa. Eles se adaptaram a uma variedade de habitats que incluem pátios e jardins. Eles se reproduzem rapidamente e podem ser destrutivos em ambientes residenciais. Embora sejam semelhantes aos ratos, as ratazanas têm características que as tornam distintas.
Características e Nome Científico da Ratazana
O nome científico da ratazana é rattus norvegicus, também conhecido como “rato marrom” ou “rato castanho”.
Todas as aproximadamente 70 espécies de ratazanas têm características físicas semelhantes. Corpos robustos e arredondados, orelhas e olhos minúsculos, dentes incisivos afiados e narizes cegos são características de identificação. As ratazanas têm pelos grossos que variam de cinza a marrom. Como muitas de suas espécies de roedores primos, as ratazanas têm caudas sem pelos.
A espécie mostra um claro dimorfismo sexual, os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas. Em uma amostra de Görlitz, machos em duas faixas etárias de animais sexualmente maduros pesavam em média 309 e 404 g, fêmeas na mesma faixa etária apenas 255 e 315 g, respectivamente. Os machos eram em média 17,5% e 22% mais pesados que as fêmeas; o comprimento do tronco da cabeça dos machos era de 8,1 e 10,1%, respectivamente.
A pelagem é marrom acinzentada suja, dependendo da idade, cinza acastanhado avermelhado a preto acastanhado escuro, a parte inferior é branca acinzentada. As cores superior e inferior não são nitidamente separadas. Raramente são animais pretos monocromáticos. A cauda é bicolor, é marrom acinzentado acima e mais brilhante na parte inferior.
Há trocas de pelos a seguir, os animais ficam cada vez mais claros e a pigmentação amarela e vermelha dos pelos aumenta cada vez mais.
As ratazanas são roedores resistentes. Seu habitat preferido é um campo gramado ou área arbustiva, mas eles também subsistem em ambientes rochosos e arborizados e em áreas habitadas por seres humanos. Sabe-se que as ratazanas vivem embaixo de pátios e jardins e entre campos onde podem causar danos a paisagens e plantas.
Esses pequenos roedores estão ativos o ano todo, forrageando a superfície de seus habitats ou trabalhando em túneis subterrâneos e tocas entre vegetação densa. Como as ratazanas não hibernam, elas dependem da companhia de outras ratazanas para se aquecer nos meses de inverno.
Alimentação da Ratazana
A alimentação das ratazanas é muito parecida com a dos ratos. Sua dieta é principalmente vegetariana e consiste em plantas, casca de árvore, legumes, frutas, nozes e sementes. As ratazanas ocasionalmente comem insetos.
Como muitos outros roedores, as ratazanas costumam coletar alimentos e ocultá-los para consumo posterior. Eles também preferem comer à noite em locais ocultos, como na cobertura de arbustos ou dentro de tocas subterrâneas.
Reprodução e Tempo de Vida
Como muitos outros tipos de roedores, as ratazanas são reprodutores desenfreados. A fêmea média pode produzir até 10 ninhadas por ano, com cinco a 10 filhotes por ninhada. O período de gestação para as ratazanas é de aproximadamente três semanas, e as ratazanas amamentam seus filhotes por apenas cerca de quatro semanas. Não é incomum uma ratazana de amamentação já estar grávida antes de desmamar uma ninhada atual.
Embora as ratazanas se reproduzam com freqüência, elas não têm vida útil longa. Eles raramente atingem 12 meses de idade, com a ratazana média vivendo apenas de três a seis meses.
A Ameaça que Ratazanas Representam
O dano que as ratazanas podem causar em áreas habitadas por humanos não é agradável. Mastigadores implacáveis, esses roedores destroem as culturas e matam árvores mastigando folhas, caules, cascas e raízes. Eles também podem causar danos ao território, cavando e pegando emprestado. Existem várias maneiras ambientalmente seguras de deter a ratazana. Vários repelentes introduzem aromas ofensivos que fazem os pequenos roedores irem para outro lugar.
Cercas ou barreiras feitas de estacas de pedra ou cascalho impedem que as ratazanas invadam áreas proibidas. Quando tudo mais falha, as armadilhas vivas disponíveis nos departamentos de vida selvagem ou nas empresas de controle de pragas são meios de realocar essas criaturas roedoras em áreas seguras onde a vida selvagem vive.
As ratazanas não costumam aninhar dentro de casa; de fato, é muito raro uma ratazana entrar em contato com uma pessoa. As ratazanas do prado criam túneis intrincados nos gramados e campos logo abaixo da superfície do solo.
As ratazanas ocasionalmente vagam por dentro, mas a principal preocupação é o dano que causam aos gramados e à vegetação. As ratazanas vivem na superfície do solo, criando pequenos túneis redondos na vegetação gramada. Elas podem causar danos graves, especialmente durante o inverno, quando estão ativos sob a cobertura de neve. O dano da ratazana é mais visível no início da primavera, depois que a neve derrete. É difícil perder suas pistas de superfície que deixam uma aparência irregular e mastigada em gramados ou áreas gramadas.
Riscos de Infestações e Precauções
Ratos e ratazanas costumam ser confundidos um com o outro e podem parecer muito semelhantes aos olhos não treinados; Geralmente, se você notar um roedor dentro de sua casa, é mais provável que seja um rato. No entanto, a única maneira de determinar quais espécies invadiram sua casa ou propriedade é entrar em contato com um profissional de controle de pragas. Eles serão capazes de capturar e identificar quais espécies estão presentes e implementar um plano de controle bem-sucedido.
As ratazanas podem ser encontradas em todo o mundo. Eles costumam estar em sua propriedade para se alimentar de plantas e vegetação. Eles têm preferência por gramíneas, plantas herbáceas, bulbos e tubérculos durante o verão e raízes de cascas e árvores no inverno. Em condições favoráveis, suas populações podem aumentar rapidamente e em menos de um ano, uma população de ratazanas pode rapidamente passar de 2 para mais de 100.
As alterações climáticas e ambientais provocadas pelo homem são fatores determinantes pra que mais e mais populações de roedores indesejáveis proliferem em zonas urbanas e acabem por se tornar uma inconveniente ameaça em nossa residências. Informe-se com autoridades ou empresas de controles de pragas em sua localidade para lidar com as espécies que incidem em sua região e os melhores métodos de prevenção que pode aplicar em sua própria casa.