“Branco” um porco gigante, de um ano e seis meses, com 450 kg., se tornou atração em um sítio de Votuporanga, por suas dimensões acima da média.
“Branco” é um porco híbrido, resultado do cruzamento entre a raça Pietran, com um espécime da raça Sorocaba.
“Branco” o porco gigante, ilustra bem, uma realidade relacionada as raças de porcos nacionais.
As raças nacionais foram bastante modificadas em suas características, através dos cruzamentos com variedades de outros países, a mestiçagem.
As raças nacionais são utilizadas ou para produção de banha ou para estudo de genética e nutrição.
As raças nacionais até podem ser criadas para produção de alimentos, mas não são as mais recomendadas.
Os alimentos derivados da carne de porco são os mais consumida no mundo, principalmente porque a carne de porco industrializada abre muitas possibilidades de utilização.
Entre os maiores produtores e exportadores do produto, o Brasil está atrás apenas da China, União Européia e Estados Unidos.
Essa posição no ranking, se deve ao esforço dos produtores em alcançar altos padrões tecnológicos, entretanto a participação brasileira é de apenas 3%.
No intuito de alavancar nossa participação, tem sido necessário aprimorar as principais raças utilizadas pela suinocultura.
A carne suína hoje, provém de animais concebidos por meio de manipulação genética, com o cruzamento de raças puras.
Vamos a elas:
Bazna
É um porco gigante de cor preta, com uma faixa branca que circunda o tronco e os ombros. É importado da Romênia, onde também é denominado Porcul de Banat e Basner.
Landrace
De origem dinamarquesa, esse porco gigante é o mais importado pelo Brasil. Sua carne é magra, resultando em excelentes pernis. São amplamente utilizados como matrizes em cruzamentos com outras raças.
Berkshire
É um porco gigante preto com as extremidades brancas, cabeça media, de orelhas eretas e afastadas, tronco volumoso, pernas curtas, fortes e aprumadas, pelagens rijas e espessas.
Large White
Porco gigante originário da Inglaterra, com grande potencial de reprodução. Apresenta pernis cheios e profundos. São animais grande, gordo e com pelos brancos. Um macho pode pesar mais de 400 quilos. Têm a cabeça media; focinho largo; orelha media, tronco comprido, pernas curtas, esta raça é muito utilizada na manipulação genética, principalmente com as fêmeas do Landrace.
British Lop
O porco gigante British Lop é um dos maiores suínos da Europa. É branco, suas orelhas são tombadas sobre a face , cruzamentos com o Yorkshire (Large White), apresentaram resultados muito satisfatório.
Duroc Jersey
Porco gigante grande e gordo; cabeça pequena; peito largo, profundo e arredondado; patas altas e fortes. A penugem escarlate, com manchas pretas. Oriundo da Américas, este porco é conhecido pela engorda diária. É um suíno muito usado para a produção de banha e toucinho
Pietrain
Porco gigante compridos, musculosos, com o traseiro mais desenvolvido que o dianteiro. Apresentam a menor quantidade de gordura e o maior rendimento de carne entre todas as raças.Originários da Belgica, esses animais são malhados de branco e preto
Hampshire
Porcos gigante muito desejados pela sua rusticidade, força e facilidade de manejo. os suínos dessa raça são vigorosos e apresentam pelos pretos com uma faixa branca nas patas anteriores.
Hereford
Porco gigante avermelhado com focinho e membros brancos. São dóceis e geralmente pesam de 90 a 115 kg em cinco ou seis meses de idade. As fêmeas adultas pesam em média 270 kg e os machos 360 kg
Kele
Esse porco gigante come principalmeste raizes, pois a disponibilidade de outros alimentos é precária.
Esses porcos têm as costas arqueadas, peito estreito, membros traseiras enrugadas, pés fortes, São suínos com grande espessura de toucinho, é a raça preferida dos camponeses das áreas montanhosas que precisam de muita gordura em sua alimentação.
Lacombe
Esse não é gigante, é um porco de porte médio, branco, com grandes orelhas caídas, membros curtas e muita carnudo. Esse suíno tem sido selecionado pela sua precocidade e docilidade, especialmente as fêmeas.
Large Black
A pelagem torna esses porcos gigantes tolerantes ao sol . Por ser um suíno de carne magra e toucinho entremeado foi usado para a produzir bacon, após algumas manipulações, teve mais desenvolvida a sua aptidão para a produção de carne. Têm a cabeça media, larga entre as orelhas que pendem sobre a face. É um suíno comprido e largo, bem musculoso; pelos preto.
Poland China
Esse porco gigante tem a cabeça pequena, côncava, orelhas dirigidas para a frente e pendentes; cara arrendondada, pescoço curto, peito largo, ombros comprida e forte, tronco cilíndrico e patas fortes.
Tamworth
São porcos gigantes de cabeça delgada, focinho fino; orelhas medias, espinha bem dirigida, patas compridos e aprumadas e pelos castanho avermelhados. São excelentes produtores de carne para salsicharia.
Wessex Saddleback
O porco gigante da raça Wessex Saddleback é preto com faixas brancas. É um suíno alto, adaptado as condições de alimentação encontradas nas florestas.
White Chester
Porco gigante híbrido, de pelagem branca surgida nos Estados Unidos, pelo cruzamento de animais Yorkshire e Lincoln.
Raças de Porcos do Brasil
Canastrão (Zabumba, Cabano)
Este porco brasileiro gigante, apresenta pele grossa de pelagem preta ou avermelhada fortes, mas ralos. Suas patas são altas e robustas, esse suíno apresenta baixa taxa de engorda diária, reproduzem bem e sua cultura visa a produção de banha.
Canastra (Meia-perna, Moxom)
É um porco brasileiro mediano, com membros curtos e a pele escura com pelos ralos, Também são criados para produzir banha
Canastrinho
É um porco pequeno , baixinho e gordinho, patas finas e curtas;
Esse suíno apresenta pelagem variáveis, podendo ser preta, vermelha, malhada, de pelos abundantes, ralos ou ausentes (pelado), conforme a variedade. Muito criado para consumo doméstico, produz boa quantidade de banha.
Piau
Esse porco tem pelagem malhada de branco-creme com preto. Tem do gigante, do médio e do pequeno, dependendo do cruzamento realizado em sua geração.
Caruncho
Esses porquinhos também são pequenos e com pelos cor de areia com manchas pretas. São criados em ambientes domésticos para fins de alimentação, produzem bastante banha.
Moura
Este porco brasileiro tem pelagem mesclada escuros com brancos, uma boa capacidade reprodutiva, e sua carne é de alta qualidade.
Nilo Canastra
O cruzamento deste porco brasileiro, com outras raças não foi muito promissor, é um suíno médio, sem pelos, pouco indicado pra regiões frias, bom produtor de banhas.
Tem havido grande progresso, no sentido de se alcançar posições mais estáveis no mercado internacional, a EMBRAPA tem gerado melhoramentos genéticos, instalado estruturas que asseguram o bem-estar dos suínos e à adoção de boas práticas de manejo.