Home / Animais / Raças de Leão: Tipo, Espécies e Cores com Fotos

Raças de Leão: Tipo, Espécies e Cores com Fotos

Pertencendo ao gênero Panthera e à família Felidae, os leões são animais majestosos. A IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) reconhece duas subespécies de leões — os leões africanos e os asiáticos.

Você Sabia?

O rugido de um leão adulto pode ser ouvido até cinco milhas de distância.

O gênero Panthera inclui leões, tigres, onças, leopardos e leopardos da neve. Basicamente, os membros deste gênero são os únicos felinos que têm a capacidade de rugir. Justamente chamado de “o rei da selva”, um leão é certamente incomparável quando se trata de rugir.

Ao contrário do rugido robusto dos machos que podem ser ouvidos quando o macho defende seu território, as fêmeas rugem suavemente enquanto chamam seus filhotes. Principalmente de natureza noturna, os leões caçam à noite e dormem durante o dia.

Eles são os únicos gatos que exibem dimorfismo sexual, o que significa que os machos diferem das fêmeas em termos de aparência. Além disso, eles são os únicos gatos que vivem em grupos sociais.

Enquanto um dos leões africanos guia a sua alcateia, que consiste de 2-3 machos e 10-12 fêmeas, as fêmeas estão relacionadas umas com as outras e nunca deixam a manada.

Por outro lado, os leões asiáticos são solitários. Sua interação com as fêmeas é limitada ao acasalamento. O leão africano é o animal mais alto entre os membros da família Felidae e também o segundo maior da família Felidae.

Leão Asiático

Popularmente conhecido como o leão indiano ou o leão persa, esta espécie é amplamente encontrada no Parque Nacional Gir Forest, no estado de Gujarat, na Índia. É ligeiramente menor que o leão africano e tem uma juba menos desenvolvida.

A espécie masculina pesa entre 160 e 190 kg, enquanto a fêmea pesa entre 110 e 120 kg. Comparado ao leão africano, tem menor variação genética.

Leão da Barbária

Acredita-se que seja nativo da Montanha Atlas do Norte da África, e é por isso que também é chamado de leão do Atlas. Uma vez, foi considerado uma das maiores espécies de leões.

De acordo com registros e espécimes de museu empalhados, seu comprimento (da cabeça à cauda) variava entre 2,1 a 2,7 metros. Ele é tipicamente considerado extinto agora, já que os registros mostram que alguns dos últimos leões dessas espécies foram mortos em algum lugar entre as décadas de 1950 e 1960.

Leão da Barbária
Leão da Barbária

Leão Africano

É também chamado de leão do Senegal, e é nativo da África Ocidental, e é por isso que é chamado de leão da África Ocidental. Seu tamanho é um pouco semelhante aos leões nativos da África Central, mas é menor do que os da África Austral. Acredita-se que a população total desta espécie seja inferior a 1000 no total e é considerada uma das espécies mais ameaçadas.

Leão De Uganda

Leão De Uganda
Leão De Uganda

Esta subespécie é nativa das terras de Uganda e do Congo; também é chamado de “leão de Uganda”. É encontrado no Vale do Kidepo, em Uganda, e também em partes da África Central, nos Parques Nacionais de Murchison Falls.

Foi abundantemente encontrado na Bacia do Rio Congo, mas, após as pesquisas realizadas em 2008, nenhum leão foi encontrado lá. Esta espécie também é classificada como severamente ameaçada.

Leão Masai Mara

Esta espécie da África Oriental é descrita como sendo da ‘Núbia’ e tem pernas mais longas e costas menos curvadas do que outras espécies. Geralmente, eles possuem 2 metros de altura e têm uma variedade de estilos de juba.

Ou seja, eles têm grandes tufos de manes, ou suas crinas parecem ter sido penteadas para trás. Felizmente, esta espécie ainda não foi classificada como ameaçada de extinção e é encontrada em partes de Uganda e Quênia e na região de Tanga.

Leão do Sudoeste Africano ou do Katanga

Leão do Sudoeste Africano
Leão do Sudoeste Africano

Esta espécie é nativa do sudoeste da África. São encontrados no Zimbábue, Botsuana, Zâmbia, Zaire, Angola, etc. Está entre as maiores subespécies de leões. O nome ‘Katanga’ significa um lugar chamado ‘Katanga’, no Zaire, de onde a espécie parece ter se originado. Os leões Katanga têm crinas mais leves que suas contrapartes.

Leão do Transvaal

Leão do Transvaal
Leão do Transvaal

É nativo do sudeste da África, recebeu esse nome peculiar por causa da região em que habita na África. ‘Transvaal’ da África do Sul. Tem uma juba completa e bem desenvolvida e também é preta. Os machos pesam entre 150 e 250 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 110 e 180 kg. Também é encontrado no Parque Nacional Kruger e na região do Kalahari.

Leão do Cabo

Esta subespécie da família dos leões está completamente extinta. Foi considerado o mais pesado de todos os leões — aparentemente, pesava cerca de 230 quilos e tinha cerca de 3 metros de comprimento.

Tinha uma juba preta e grossa, às vezes, uma franja preta e pontas de orelha de cor preta. Pesquisas sugerem que ele atacou as zebras selvagens, burros, búfalos e até mesmo gado. Os que comiam homens eram velhos e fracos.

Leão do Cabo
Leão do Cabo

Leão Branco

Os leões brancos pertencem à mesma espécie que o leão do Sudeste da África ou Transvaal. Eles são de cor branca devido a uma mutação de cor, um traço recessivo. Eles são extremamente raros e são encontrados apenas em zoológicos, santuários e reservas de vida selvagem.

Dizem que eles são nativos da região de Timbavati, na África do Sul. Sua cor pode variar de loiro a branco. Eles são encontrados no Zoológico de Lory Park, na África do Sul, no Zoológico de Belgrado, na Sérvia, no Zoológico de Karachi, no Paquistão, no Reino de Sião, na Nova Zelândia, etc.

Leão Kalahari

Leão Kalahari
Leão Kalahari

Como o nome sugere, esses leões são nativos da região do Kalahari, na África. Eles são negros e se adaptaram às duras condições climáticas do Kalahari. Eles têm um peso corporal menor em comparação com os seus homólogos, e isso os ajuda a caçar mais rápido, tornando seus corpos rápidos e ágeis.

Eles são conhecidos por caçar à noite devido às temperaturas mais baixas e à disponibilidade de presas. Seus corpos são naturalmente adaptáveis ​​a maior resistência.

É realmente lamentável que esses animais fortes e bonitos estejam se tornando uma espécie em extinção, graças às extensas atividades de caça realizadas pela raça humana. Em uma tentativa de proteger essas criaturas majestosas de mais danos e extinção, muitas organizações estão se esforçando para aprovar a legislação e aplicar a proibição da caça ao leão.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *